O Zico do Flamengo

  • por Doentes por Futebol
  • 5 Anos atrás

zico

 

Escreveu para a Doentes por Futebol, André Rocha, do blog Olho Tático, da ESPN

 

Foi tão impactante que não lembro onde li ou ouvi. Mas de tudo que já se falou e escreveu sobre Zico, inclusive em todas as homenagens pelos 60 anos do maior ídolo da história do Flamengo, o que mais me atingiu no coração veio de um homem contando sua história de menino.

Rubro-negro, ele dizia cheio de orgulho para os coleguinhas da escola: “O meu Zico é Flamengo. E o seu?”

Na cabecinha sonhadora do garoto, todo mundo tinha um time. E todo time tinha o direito de ter um herói  aquele que aparece nos momentos mais difíceis para descortinar uma solução para todos os problemas. Um gol, um passe, um gesto que leva à vitória. Todos tinham um Zico. O dele era Flamengo.

Eu diria que todos os clubes podem até ter um grande ídolo. Mas um Arthur Antunes Coimbra é raro. Pela história de vida, conduta dentro e fora de campo, carisma inabalável, respeito que desperta até nos rivais e humildade mesmo nas grandes vitórias e diante de tamanha idolatria que persiste mesmo 23 anos depois do jogo de despedida no Maracanã lotado.

Até a capacidade de comover nos grandes reveses: as Copas que não ganhou, a lesão séria após entrada criminosa, o pênalti perdido depois de tanto sacrifício para disputar seu último Mundial. Não raro encontrar um vascaíno, tricolor ou botafoguense que conta ter chorado junto com ele em um destes momentos.

Por tudo isso, até pelo que não se explica, é que Zico tem história única que já foi contada tantas e tantas vezes. Para os flamenguistas ele é mais que um Messias. E continuaria sendo mesmo que o time mais popular do país tivesse outras Libertadores , Mundiais e outros grandes ídolos. Porque o Galinho é o único mito vivo que é quase do tamanho de um clube de história gigantesca.

60 anos. Um “Natal” marcante para a maior torcida do país, uma nação. Mas todo dia três de março merece ser celebrado com a mesma intensidade. Porque o Zico de todo rubro-negro é Flamengo.”

Comentários