Especial Liga dos Campeões da Oceania

Especial ofc

O momento mais esperado do ano está chegando. Dia 30 de março tem início a Liga dos Campeões, o que significa que as TVs e jornais do mundo todo dedicarão matérias e espaços a divulgar os clubes que fazem parte desse multimilionário torneio, correto?

Não, errado! O que começa agora em março não é a fase principal da Liga dos Campeões da Europa, mas sim da Liga dos Campeões da Oceania, com “craques” como Leo Berlim, artilheiro da fase preliminar da competição, que joga no Tupapa Maraerenga, atual tricampeão das Ilhas Cook.

OFC CL

A OFC Champions League é realizada, com esse nome, desde a temporada 2007, e os clubes neozelandeses venceram todos os torneios realizados, com exceção da temporada 2009-2010, quando o Hekari United, de Papua Nova Guiné, surpreendeu os favoritos do Waitakare United, após vitória por 3×0 em casa e derrota por 2×1 fora.

Em um especial em cinco partes, faremos um resumo de cada edição do torneio, culminando na prévia da fase principal da edição 2012-2013.

Na primeira parte, falaremos dos campeonatos pré-2007, que basicamente eram realizados como seletivas para os mundiais de clube, e dessa forma conhecidos em boa parte da mídia que cobria os torneios. Assim, nos anos em que não houve mundial (no formato atual, com clubes da Oceania tendo direito à vaga), também não houve o campeonato de clubes da oceania.

Na segunda e terceira parte, trataremos dos mundiais de 2007 a 2012, disputados sob o nome de Liga dos Campeões da Oceania, e já sem a presença dos australianos, que dominaram a competição enquanto filiados à OFC.

Na quarta parte, traremos os números históricos da competição. Na quinta e última parte, faremos a prévia da fase de grupos da edição 2012/13 do torneio,  que terá cobertura aqui no Doentes.

Os capítulos do nosso especial podem ser acessados nos links abaixo:

Parte 1: 1987 a 2006

Parte 2: 2007 a 2009

Parte 3: 2010 a 2012

Parte 4: Os números do torneio

Parte 5: Prévia da fase principal da edição 2012/2013 

 

Facebook Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.

  • facebook
  • twitter