Jonas, o melhor atacante brasileiro na Europa

  • por Paulo Santana Neto
  • 35 Visualizações

A escassez de atacantes brasileiros brilhando na Europa é evidente. Está cada vez mais difícil encontrar, nos principais campeonatos europeus, um atleta do nosso país que esteja se destacando pelos gols marcados. Porém, numa época em que nossos maiores nomes no velho continente são defensores e jogadores ainda jovens, Jonas, do Valencia, vem tentando honrar a tradição de sempre contarmos com bons atacantes nos campos europeus.

Jonas deixou o Grêmio rumo à Espanha no início de 2011, logo após se sagrar artilheiro do Brasileirão de 2010, com 23 gols. Pelo Valencia, ao contrário de quando atuava no Brasil, Jonas não é o atacante de referência, já que esta função cabe a Soldado, centroavante da seleção espanhola. Mas isso não impede que o brasileiro também se destaque quando o quesito é o de gols marcados, especialmente se considerarmos os últimos 10 jogos. Neste período, Jonas anotou nove gols, com destaque para o tento marcado contra o Valladolid, aos 48 do segundo tempo, garantindo a vitória de sua equipe.

Foto: Reprodução - Jonas chegou ao Valencia no começo de 2011.

Foto: Reprodução – Jonas chegou ao Valencia no começo de 2011.

Conforme já dito, Jonas vem atuando de forma diferente na Europa. Geralmente, o brasileiro é posicionado uma linha atrás do centroavante Soldado, tendo assim mais liberdade para sair da área e construir as jogadas para o espanhol. Contudo, o faro de gol do jogador ainda está apurado e o brasileiro vem marcando quando entra na área, vindo de trás.

Na atual temporada da La Liga, são 12 tentos em 31 jogos. Não são números expressivos, mas suficientes para fazer de Jonas o brasileiro que mais marcou gols considerando os quatro maiores campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Italiano, Alemão e Espanhol). Deve-se destacar, também, a atuação do atacante pela Liga dos Campeões. Na competição, Jonas marcou cinco gols em oito partidas, sendo que um deles foi no jogo de volta contra o PSG, nas oitavas de final, fase em que seu time foi eliminado pelos franceses. Com isso, o brasileiro é o atual sexto colocado na tabela de artilharia do torneio.

Há três temporadas no Valencia, Jonas adquiriu o carinho da torcida e dos diretores com seu futebol de muita vontade, movimentação e gols importantes. Porém, a situação financeira do clube espanhol não é boa, e especulações acerca da venda do atacante estão surgindo. Dias atrás, o brasileiro declarou que só sai de lá se ocorrer uma boa oferta financeira para o clube.

Foto: Reprodução - Jonas comemorando um de seus 18 gols na temporada.

Foto: Reprodução – Jonas comemorando um de seus 18 gols na temporada.

E se o futuro do jogador no Valencia é incerto, podemos dizer que na Seleção ele também é. Convocado para alguns amistosos quando Mano Menezes ainda era o técnico, Jonas não é chamado desde setembro do ano passado, o que pode causar estranheza, já que o atleta é um dos brasileiros de linha ofensiva que mais vêm se destacando nos principais campeonatos da Europa.

Mas o fato é que o Brasil, acostumado a contar com jogadores do nível de Ronaldo, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Rivaldo, entre tantos, brilhando e marcando muitos gols em gramados europeus, vê que, no atual panorama do futebol brasileiro, Jonas é quem mais vem se destacando por balançar as redes nos principais torneios da Europa. E se isto é o bastante para ele fazer parte do elenco da seleção, agora só Felipão pode decidir.

Facebook Comentários

Gaúcho de nascimento, catarinense de criação. Um viciado em rock, séries e, obviamente, futebol. Fã desde o atacante caneludo fazedor de gols ao habilidoso irreverente e imprevisível. Curte os detalhes e estatísticas que cercam o melhor esporte do mundo.

  • facebook