O primeiro jogo oficial de futebol no Brasil

  • por Helena Cristina de Oliveira
  • 6 Anos atrás
Mackenzie e Germânia fizeram a primeira partida de futebol oficial no Brasil.

Mackenzie e Germânia fizeram a primeira partida de futebol oficial no Brasil.

03 de maio de 1902: há exatos 111 anos acontecia a primeira partida oficial do futebol paulista e brasileiro, em dia também de inauguração do Parque da Antarctica Paulista, que anos mais tarde passaria a pertencer ao Palmeiras. O duelo era entre a Associação Athlética Mackenzie College e o Sport Club Germânia, abrindo a Liga Paulista de Futebol. A vitória foi mackenzista (2×1) e o jogador Mário Eppinghaus, da equipe vencedora, fez o primeiro gol oficial no Brasil. Em um cenário muito diferente dos dias de hoje, as equipes utilizavam uniformes com camisas de manga comprida, sem números estampados, e com calções largos. Já os árbitros esbanjavam classe: paletó e gravata. Ah, e bermuda! Os sapatos não eram apropriados para o esporte: pesados e nada flexíveis. É, quem disse que era fácil jogar naquela época?

Conheça agora um pouco dos dois clubes que fizeram a partida inaugural:

Associação Athlética Mackenzie College

Fundada em 18 de agosto de 1898, a Associação Athlética Mackenzie College era formada por alunos da Universidade Mackenzie e foi o primeiro clube no Brasil formado somente por brasileiros. Participou 13 vezes do Campeonato Paulista, mas não chegou a vencer nenhum. Em 1920 se juntou à Portuguesa, formando o Mack-Port. Porém, a equipe durou somente três anos, pendurando as chuteiras em 1923. Hoje, a Universidade Mackenzie apoia mais de 200 atletas em diferentes modalidades.

Sport Club Germânia

Com o objetivo de fundar uma agremiação que remetesse à colônia alemã, foi fundado em 07 de setembro de 1899 o Sport Club Germânia, inspirado no clube Germânia, de Hamburgo. Campeão paulista de 1906 e 1915, o clube foi obrigado a mudar de nome durante a 2ª Guerra Mundial, quando o governo brasileiro proibiu que as equipes tivessem nomes de outros países. Assim, surgiu o Esporte Clube Pinheiros. Em 1933 o time desligou-se do campeonato paulista por não conseguir acompanhar o profissionalismo do futebol. O Esporte Clube Pinheiros mantém até hoje suas atividades no futebol e esporte amador.

Ficha técnica da partida:
Local: Parque da Antarctica Paulista
Mackenzie: Rehder, Belfort Duarte e Warner; Sampaio, Alício de Carvalho e Lourenço; Yelrd, Eppinghaus, Pedro Bicudo, Armando Paixão e Lopes.
Germânia: Brasche, Riether e Nobiling; Kawwal, Baumann e Muss; Linz, Russo, Kirschner, Nicolau Gordo e Hinghehardt.
Gols: Eppinghaus (M), Kirschner (G) e Alício de Carvalho (M).
Árbitro: Antônio Casimiro da Costa

Comentários

Jornalista. Interessou-se pela área graças ao seu time do coração, o Palmeiras. Foi finalista do 5º Prêmio Santander Jovem Jornalista em 2010, quando ainda era estudante. Com 25 anos, atualmente trabalha na Comunicação & Marketing do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), em São Paulo. Viu na Doentes por Futebol uma oportunidade de fazer parte do jornalismo esportivo, que é um sonho e um segmento em que acredita que pode ter mais valor para a sociedade.