O segredo do sucesso dos amigões do Sportscenter

  • por Mauricio Fernando
  • 6 Anos atrás
Foto: Portal Imprensa. Os jornalistas comandam o Sportscenter há 13 anos.

Foto: Portal Imprensa.     Os jornalistas comandam o Sportscenter há 13 anos.

Um não é o melhor narrador. O outro também não é o melhor comentarista. Juntos, como jornalistas, são praticamente imbatíveis. O âncora Paulo Soares, o “Amigão”, 49, e o comentarista Antero Greco, de 57 anos, alegram as noites dos fãs de esporte. Muita gente espera ansiosamente pelo início do Sportscenter Brasil, programa de notícias oriundo da ESPN norte americana e que se tornou uma marca da emissora. A versão brasileira foi ao ar pela primeira vez em 2000, e desde o começo Antero e Amigão estão no comando. Novas edições foram criadas posteriormente, mas a original é a da dupla, que vai ao ar diariamente às 23 horas, na ESPN Brasil. Apesar de ser exibido em horário avançado, a audiência é ótima.

Com bom humor, gafes, piadas, trocadilhos, crise de risos e até gargalhadas, ambos informam os telespectadores com o que de melhor aconteceu no dia no mundo esportivo. Um jeito diferente – não necessariamente original – de se fazer jornalismo.

Segundo Amigão, as primeiras brincadeiras surgiram após os próprios erros. Antero declarou que nada é de caso pensado. Tudo surge na hora, naturalmente, pois ele e seu parceiro Amigão não são humoristas, mas jornalistas bem humorados. O limite e o segredo do sucesso estão no bom senso, no respeito com a notícia e com os telespectadores.

Os momentos de descontração vão desde imitações de atletas, como a tenista Maria Sharapova até um recado para os padeiros de plantão não “queimarem a rosca”, passando pelas mensagens de figuras, como Thomás Turbando, Paula Tejano e do Mario (aquele), entre outros momentos engraçados. O jeito da dupla rendeu aparições em programas humorísticos, como CQC e Pânico, além de inúmeros vídeos que fizeram e ainda fazem muito sucesso no Youtube. Alguns deles você vê aqui:





Foto: ESPN.  Recentemente, em homenagem ao Dia do Rock, a dupla dinâmica se maquiou como os integrantes do KISS.

Foto: ESPN.    Recentemente, em homenagem ao Dia do Rock, a dupla dinâmica se maquiou como os integrantes do KISS.

O entrosamento é nítido, fruto de uma amizade de quase 25 anos. O Sportscenter, indiscutivelmente, tem a cara e a marca da dupla, e se tornou um programa diferenciado quando ela está no ar. Programa que curiosamente tem um toque do mal humorado José Trajano, que por muito tempo foi diretor de jornalismo da ESPN e com quem Amigão teve um entrevero no “Linha de Passe”, em 2006. Na oportunidade, chegou a abandonar a apresentação da mesa redonda.

O sucesso de Antero e Amigão foi tanto que um novo programa foi criado para os dois, o Duetto, que vai ao ar todas as segundas feiras, às 20h30, na ESPN. Como não poderia deixar de ser, mistura jornalismo esportivo, opinião e bom humor.

Foto: Twitter Paulo Soares.  A dupla gravando o Duetto.

Foto: Twitter Paulo Soares.      A dupla gravando o Duetto.

No último dia 23, a dupla foi entrevistada pelo Programa do Jô. A repercussão foi grande e bem vista no meio esportivo. Mais uma prova do sucesso de Amigão e Antero. Sim, dos dois, pois já tem sido quase impossível falar de um sem citar o outro. Uma dupla que há tanto tempo informa e diverte.

Antero e Amigão no programa do Jô.

Antero e Amigão no programa do Jô.

Esperamos ainda que a dupla mais carismática e divertida do jornalismo esportivo brasileiro continue no ar por muitos e muitos anos.

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".