Banner Guia de Jogos
DOENTES POR FUTEBOL

Ranking Nacional de Sócio Torcedor

Veja como os principais clubes do Brasil têm se empenhado para fidelizar seus torcedores. A lista inclui os clubes que não aderiram ao programa “Por um futebol melhor”.

Imagem original: Gabriel Uchida

Imagem original: Gabriel Uchida

Por Rodrigo Muller, Fernando Carreteiro e Felippe Garcia.

Historicamente, os times profissionais do Brasil têm se mantido através de patrocínios, do lucro obtido da venda de jogadores e das bilheterias dos jogos. Não extraem, portanto, todo o potencial que as apaixonadas torcidas têm. Porém, a exemplo dos grandes clubes europeus, os times brasileiros começaram com seus programas de associação dos torcedores e os valores cobrados a quem deseja se associar têm sido atrativos. Um dos primeiros programas que deram certo foi o do Inter, que mantém, ainda hoje, o maior número de sócios adimplentes.

O Flamengo aderiu recentemente a esses programas e, embora com um plano que dividiu a opinião da crítica e da torcida, conseguiu um aumento expressivo nos seus quadros: em menos de duas semanas, obteve mais de 10 mil associados.

O projeto “Por um futebol melhor” ainda não contempla todos os clubes do Brasil. Então buscamos informações dos clubes ainda não participantes para montarmos um ranking brasileiro.

Confira no gráfico o Ranking Nacional de Sócio Torcedor, no qual apenas adimplentes são considerados.

RANKING-ST