O último título do Brasil

  • por Caio Araújo
  • 4 Anos atrás

Há exatos 4 anos, o Brasil ganhava seu último título. O time comandado por Dunga chegou à África do Sul sob um pouco de desconfiança da torcida, já que a equipe, mesmo em evolução, ainda não convencia a todos. Mas o otimismo foi tomando conta dos torcedores a cada vitória no torneio.

Com um estilo de jogo bem definido, baseado nos contra-ataques e toques incisivos, a Seleção conseguiu o primeiro lugar do Grupo B, que tinha ainda Egito, Estados Unidos e Itália. Foram três vitórias em três jogos, dez gols marcados e três sofridos.

O adversário da semifinal foi a seleção sul-africana, segundo lugar do Grupo A. A África do Sul se classificou com uma vitória, um empate e uma derrota, totalizando 4 pontos, na chave que também tinha Espanha, Iraque e Nova Zelândia.

A semifinal prometia ser a partida mais fácil, já que seria contra um adversário de menor tradição, mas a classificação para a final só foi obtida com um gol aos 43 minutos do segundo tempo, em uma falta cobrada por Daniel Alves.

Todos esperavam por um Brasil e Espanha na final, mas os americanos trataram de impedir esse duelo. Com uma vitória tranquila por 2×0, os Estados Unidos garantiram a vaga na final contra o Brasil.

Foto: Estadão - Lúcio foi o autor do gol do título

Foto: Estadão – Lúcio foi o autor do gol do título

As duas equipes já tinham se encontrado na primeira fase, e o Brasil venceu facilmente por 3×0. Apesar da vitória diante dos espanhóis, poucos acreditavam nos americanos. Assim como foi contra a África do Sul, o Brasil teve muitas dificuldades. Teve que virar um placar adverso de 0x2 . Com uma atuação decisiva de Luis Fabiano, que marcou dois gols, o Brasil conseguiu virar a partida para 3×2 e garantiu o terceiro título da Copa das Confederações em sua história.

Comentários