DOENTES POR FUTEBOL

Brasil nos 4 Cantos: Alan

Dezembro está chegando ao fim, trazendo as festas de Natal e Ano Novo. Época que utilizamos para avaliar o período que se passou e para traçar metas para a nova fase que se aproxima. Para nós, Doentes por Futebol, é tempo também de examinarmos os destaques desta primeira metade de temporada europeia.

A coluna Brasil nos 4 Cantos de hoje fala sobre um brasileiro que vem brilhando nos gramados da Áustria: Alan. O atacante defende o RB Salzburg, líder do campeonato local, e está conquistando os torcedores com seu talento e faro de goleador.

ODD Shark
Foto: Reprodução - Site Oficial RB Salzburg - Alan chegou ao clube austríaco em 2010.

Foto: Site Oficial RB Salzburg – Alan chegou ao clube austríaco em 2010.

Alan Douglas Borges de Carvalho nasceu em Barbosa/SP e passou na juventude por clubes como o Guarani e Londrina, mas acabou aparecendo no cenário nacional quando chegou ao Fluminense, em 2008. Logo nas primeiras partidas, o garoto demonstrou que poderia vir a se tornar um ótimo atacante. Dono de uma boa técnica e de uma finalização apurada, o atacante anotava uma boa quantidade de gols, mesmo não sendo titular. Tal fato chamou a atenção da Seleção Brasileira Sub-20, para a qual foi convocado em 2009.

Já em 2010, após um bom início de Campeonato Brasileiro fazendo dupla com Fred, Alan foi vendido para o RB Salzburg, por 3,5 milhões de euros. Em terras austríacas, o atacante demorou a engrenar. Foi somente nas últimas partidas da liga nacional naquela época que Alan começou a mostrar seu verdadeiro futebol.

Na temporada seguinte, que poderia ser a de sua afirmação, Alan sofreu um duro golpe na carreira: uma séria lesão nos ligamentos do joelho, em agosto de 2011, que o tirou dos gramados por quase um ano e meio. No seu retorno aos campos, em fevereiro deste ano, o jovem mostrou não ter perdido o instinto artilheiro que o acompanha desde o seu início no futebol. Em 2013, são 29 gols em 40 jogos, marca expressiva que colaborou para colocá-lo no radar de equipes das principais ligas da Europa.

O assédio dos grandes mercados é natural, já que, com apenas 24 anos, Alan vem consolidando o seu nome na Europa, ainda que atuando em uma liga de menor expressão. E a certeza é de que, caso o atacante continue nesse ritmo goleador, ele se tornará uma boa aposta para os principais clubes do mundo nas próximas janelas de transferências, e enfim poderá provar o seu valor.

Alan é mais um talentoso brasileiro que saiu daqui ainda jovem para um país de menor tradição no futebol, buscando mostrar a sua qualidade e fortalecendo a máxima de que onde houver futebol, haverá um brasileiro jogando.

O conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor. O Doentes por Futebol respeita todas as opiniões discordantes e tem por missão promover o debate saudável entre ideias.

Gaúcho de nascimento, catarinense de criação. Um viciado em rock, séries e, obviamente, futebol. Fã desde o atacante caneludo fazedor de gols ao habilidoso irreverente e imprevisível. Curte os detalhes e estatísticas que cercam o melhor esporte do mundo.