DOENTES POR FUTEBOL

Guia Mundial Interclubes: Al-Ahly Cairo

CAF Champions League, Final - Leg 2: Al Ahly v Orlando Pirates

O Al-Ahly Cairo é o maior clube do Egito e também é considerado o maior clube da África. Foi fundado em 25 de fevereiro de 1907 por um grupo de estudantes como parte de um plano para, através do esporte, ganhar representatividade na luta contra a colonização inglesa. Assim os “Diabos Vermelhos do Cairo” são um dos clubes mais populares do mundo.

Como chegou ao Mundial

O Al-Ahly disputa seu quinto Mundial Interclubes, na condição de campeão africano. A equipe conquistou em novembro seu oitavo título continental, um recorde no continente. Foram 14 jogos: 7 vitórias, 6 empates e 1 derrota; 19 gols a favor e 12 contra. 

Confira a campanha:

Tusker (KEN) 1 – 2 Al-Ahly
Al-Ahly 2 – 0 Tusker (KEN)
Bizertin (TUN) 0 – 0 Al-Ahly
Al-Ahly 2 – 1 Bizertin (TUN)
Al-Ahly 1 – 1 Zamalek (EGY)
Al-Ahly 0 – 3 Orlando Pirates (SAR)
Léopards (CGO) 0 – 1 Al-Ahly 
Al-Ahly 2 – 1 Léopards (CGO)
Zamalek (EGY) 2 – 4 Al-Ahly
Orlando Pirates (SAR) 0 – 0 Al-Ahly
Coton Sport (CMR) 1 – 1 Al-Ahly
Al-Ahly 1 (7) – (6) 1 Coton Sport (CMR)
Orlando Pirates (SAR) 1 – 1 Al-Ahly 
Al-Ahly 2 – 0 Orlando Pirates (SAR)

O atual momento do Al-Ahly Cairo

Após a conquista da Liga dos Campeões da África, no dia 10 de novembro, a equipe egípcia não entrou mais em campo. Tudo porque o campeonato egípcio segue suspenso e sem previsão de retorno devido à situação política instável do país, ainda que, hoje o panorama já esteja mais calmo se comparado a meses anteriores.

ODD Shark
Mohamed Abou-Treika, em ação na final da CAF Champions League, é o principal jogador do Al-Ahly - foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

Mohamed Abou-Treika, em ação na final da CAF Champions League, é o principal jogador do Al-Ahly – foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

A ausência de jogos oficiais pode prejudicar o desempenho da equipe contra adversários que venham atuando regularmente. No entanto, a força do Al-Ahly está no seu conjunto extremamente entrosado e que atua junto há muitos anos. A equipe deverá contar com forte apoio do seu fanático torcedor, acostumado a prestigiar o time no continente africano.

A provável formação tática

A equipe do treinador Mohamed Youssef, que fará seu primeiro Mundial no comando do clube, deve atuar num 4-2-3-1, podendo variar taticamente para o 4-5-1. A baixa em relação ao time que venceu a Liga dos Campeões da África é Ahmed Abdul Zaher, preso devido à comemoração do gol do título continental, na qual fez alusão ao governo deposto do país.

Para o lugar de Zaher é provável que Emad Meteb assuma a posição. Experiente, Meteb foi o artilheiro da equipe na Liga dos Campeões 2013. O destaque do clube egípcio já é conhecido: o excelente Mohamed Abou-Treika, de 35 anos.


Al-Ahly_formacao
Opinião Doentes por Futebol

Experiente e jogando dentro da África, o Al-Ahly deve é favorito contra os chineses do Guangzhou Evergrande. No entanto, a lentidão de sua defesa pode causar dificuldades à equipe africana, especialmente contra a velocidade do contra-ataque asiático. Caso passem pelo time chinês, os africanos não deverão oferecer resistência ao poderoso Bayern de Munique.

O conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor. O Doentes por Futebol respeita todas as opiniões discordantes e tem por missão promover o debate saudável entre ideias.

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.