Brasil nos 4 Cantos: Bruno Mezenga

  • por Paulo Santana Neto
  • 3 Anos atrás

Com a chegada da Copa do Mundo 2014, os olhares de todos estão voltados para o maior evento de futebol do mundo e as expectativas causadas por ele. Porém, a coluna Brasil nos 4 Cantos tem o dever de não botar para escanteio o lado alternativo deste esporte.

O texto de hoje é sobre um jogador criado nas categorias de base do Flamengo, que estreou cedo nos profissionais e tem apelido de um famoso personagem de novela dos anos 90. Lembrou? Estamos falando de Bruno Mezenga, ou Bruno Ferreira Mombra Rosa, seu verdadeiro nome.

Bruno Mezenga é um atacante brasileiro de 25 anos, que atualmente joga pelo desconhecido Akhisar, da Turquia.

O jogador foi lançado no time principal do Flamengo ainda em 2005, com somente 16 anos. Depois de dois anos e poucas oportunidades, foi emprestado ao Fortaleza, Macaé e, em 2008, ao Odurspor, equipe que se encontrava na segunda divisão turca. Foi aí que a aventura de Bruno Mezenga pela Europa começou.

Na Turquia, o brasileiro foi o artilheiro de sua equipe no campeonato com 21 gols. No entanto, não conseguiu ajudar o Odurspor a conquistar o acesso à primeira divisão. Após o término do período de empréstimo, Mezenga retornou ao Flamengo e participou de alguns jogos na campanha vitoriosa do clube carioca no Campeonato Brasileiro de 2009.

Já no início de 2010, acabou sendo mais utilizado pelo Flamengo, principalmente no Campeonato Carioca, e foi neste torneio que o jogador marcou seu primeiro gol pela equipe que o revelou. Mesmo participando mais efetivamente das partidas, o clube decidiu emprestá-lo novamente, desta vez para Legia Varsovia, da Polônia, e posteriormente para o tradicional Estrela Vermelha, da Sérvia.

Porém, em ambas as equipes, Mezenga não conseguiu se firmar. E assim acertou o seu retorno para o time em que mais tinha se destacado até então, o Orduspor, que desta vez participava da primeira divisão turca.

Sem conseguir reencontrar as mesmas atuações que o fizeram famoso naquele clube, o atacante se transferiu ao pequeno Akhisar, também da Turquia, para a temporada 2012/2013. E mesmo sem passar por suas fases mais goleadoras, Mezenga foi peça importante para a permanência da equipe na principal divisão.

Na atual temporada, o atleta vem sendo titular do time, já tendo anotado 11 gols no Campeonato Turco. Gols estes que foram importantes para que o modesto Akhisar, mais uma vez, não corra riscos de rebaixamento.

E deste modo, Bruno Mezenga é mais um jogador brasileiro que foi buscar seu reconhecimento fora dos grandes centros do futebol mundial e fez por merecer o destaque na Coluna Brasil nos 4 Cantos.

Comentários

Gaúcho de nascimento, catarinense de criação. Um viciado em rock, séries e, obviamente, futebol. Fã desde o atacante caneludo fazedor de gols ao habilidoso irreverente e imprevisível. Curte os detalhes e estatísticas que cercam o melhor esporte do mundo.