DOENTES POR FUTEBOL

Arkadiusz Milik, o novo matador polonês

Arte: Doentes por Futebol

Arte: Doentes por Futebol

Acompanhada pela crescente de bons jogadores em suas terras, a Polônia vê em Arkadiusz Milik a continuação de uma boa geração de jogadores e também da boa safra do país que veste uniforme alvirrubro está proporcionando para o futebol (saiba mais sobre eles no link abaixo).

ODD Shark

>> Leia mais: A Renovação Polonesa <<

Hoje jogando na capital holandesa, pelo Ajax (emprestado pelo Bayer Leverkusen), o jovem de apenas 20 anos dá seus primeiros e importantes passos rumo a uma carreira vitoriosa.

Ainda em seu país de origem, Arkadiusz, então com 15 anos de idade, jogou no time reserva do Rozwój Katowice na temporada 2009-10. Em 23 de outubro de 2010, fez sua estreia marcando dois gols na vitória de 4×0 sobre o KS Krasiejów, na quarta divisão polonesa (também conhecida como III Liga). Após figurar na seleção de jovens que a liga promove, o atacante terminou sua temporada com 4 gols em 10 jogos.

Em 2011, com 17 anos de idade, Milik se transferiu para o Górnik Zabrze e lá ficou por quase um ano e meio, tendo pisado em campo 40 vezes e balançado as redes em 12 oportunidades. A ascensão e oportunismo de Milik atraíram a atenção de um gigante alemão, que resolveu pagar €2.6 milhões de euros pelo jovem polonês, que arrumou suas malas rumo a Leverkusen e ao time rubro-negro.

Sem aproveitamento em suas 6 aparições em campo, Arkadiusz foi emprestado ao FC Augsburg. Lá, sua estrela, infelizmente, não brilhou e Milik partiu com 20 partidas no currículo e 2 gols feitos.

A vida trataria de dar mais uma chance ao garoto que, ano passado, em maio, rumou a outro empréstimo, desta vez para o gigante Ajax, da Holanda. Vestindo a camisa número 19 do clube, que, assim como sua seleção, joga de alvirrubro, Milik já marcou incríveis 17 gols em 19 jogos, 6 deles no Derby de Amsterdam contra o JOS Watergraafsmeer pela KNVB Cup (e também concedeu duas assistências e foi, com méritos, The Man of The Match). Pelos holandeses, no campeonato nacional, foram 11 jogos, 8 gols anotados e 3 assistências, e na UCL foram ao todo 5 jogos e 1 gol feito.

https://www.youtube.com/watch?v=-AddrUaj7Mo

Aliando versatilidade, agilidade e força, Milik se engrandece frente aos defensores adversários e com sua perna canhota anota belos e precisos gols. Por conta de sua boa altura (1,86m), é por vezes imperial no jogo aéreo e foi deste modo que colocou sua seleção à frente da atual campeã mundial, em jogo válido pelas eliminatórias da Eurocopa 2016 (jogo este que marcou a primeira vitória da Polônia sobre a Alemanha na história do confronto).

https://www.youtube.com/watch?v=Yr7qsv_mk_Q

;

Por sua seleção principal, já pisou em campo 13 vezes e marcou 5 gols.

O atual dono da camisa 7 polonesa, companheiro de ataque de Lewandowski e estrela em ascensão do Ajax mostra suas armas com sua resistência física, ótimo arremate de longa distância, qualidades em cobrança de faltas e num ótimo aproveitamento de bolas aéreas. Precisando, em média, de 93 minutos para anotar um gol na Eredivisie, Milik cravou seu lugar junto de Paul Pogba, Raheem Sterling e Hakan Çalhanoglu como concorrentes ao prêmio Golden Boy 2014 e começa a escrever as primeiras páginas de um futuro que promete ser brilhante. Olho Nele!

O conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor. O Doentes por Futebol respeita todas as opiniões discordantes e tem por missão promover o debate saudável entre ideias.

Estudante, catarinense e apaixonado por futebol. Torcedor por hobby do Tottenham e grande apreciador da garra e classe do futebol europeu.