Recheada de brasileiros, Liga Chinesa começa com prestígio

  • por Saimon
  • 116 Visualizações
Foto: Sports163.com - Guangzhou e sua legião brasileira: Renê Júnior, Elkeson, Alan e Ricardo Goulart.

Foto: Sports163.com – Guangzhou e sua legião brasileira: Renê Júnior, Elkeson, Alan e Ricardo Goulart.

Começa na madrugada deste sábado, dia 7, a 22ª edição da Super Liga Chinesa. O campeonato, que vem ganhando destaque nas últimas temporadas devido ao grande número de contratações milionárias, conta com a presença de muitos brasileiros: 22 jogadores e mais o técnico Cuca.

Apesar do baixo nível técnico, principalmente pelo sistema defensivo das equipes, a Liga deve ganhar mais espaço no cenário brasileiro, já que Diego Tardelli e Ricardo Goulart, jogadores da seleção, aceitaram o desafio de atuar por lá. Segundo Dunga, ambos seguem no radar de convocações, ao menos por enquanto.

Foto: Reprodução - Ricardo Goulart e Diego Tardelli anunciados por rivais chineses.

Foto: Reprodução – Ricardo Goulart (esq) e Diego Tardelli anunciados por rivais chineses.

O país recentemente também ganhou destaque no Brasil pela chegada de Chen Zhizhao ao Corinthians em 2013. Após uma temporada sem muitas chances e sem sucesso, o chinês voltou para casa em 2014 e hoje atua pelo Beijing Guoan, atual vice-campeão.

Formato
O campeonato é disputado por dezesseis times que jogam em turno e returno. Quem somar mais pontos ao final disso é o campeão chinês de 2015. Os três melhores também se garantem na Liga dos Campeões da Ásia. Equipe mais brasileira do país, o Guangzhou Evergrande é o atual campeão.

A montagem dos elencos passa por uma regra importante. Cada time pode ter no máximo quatro jogadores estrangeiros no plantel. Além disso, um quinto estrangeiro, este asiático, pode ser inscrito em uma vaga extra. Dos cinco, apenas quatro podem estar em campo ao mesmo tempo, desde que um deles seja o asiático. A federação também determina que o goleiro necessariamente tem que ser chinês, na tentativa de igualar um pouco os elencos.

>> Veja como os clubes dos Emirados Árabes burlam esta regra de estrangeiros <<

Estrangeiros
Esta edição contará com 22 brasileiros. Entre as caras novas, estão Diego Tardelli, Ricardo Goulart, Zé Love e Alan, obtido junto ao Red Bull Salzburg por R$ 33 milhões de reais. Entre os que já estavam no país, aparecem nomes como Aloísio, Anselmo Ramon e Elkeson, artilheiro e melhor jogador da Super Liga de 2014.

Além dos brasileiros, outros gringos conhecidos do público nacional participarão da temporada, como os argentinos Conca, Montillo e Barcos. O boliviano Marcelo Moreno também chegou agora, assim como o australiano Tim Cahill e o brasileiro naturalizado croata Sammir.

Clique na tabela para ampliá-la

Tabela de estrangeiros tem 64 nomes e mais de 30% brasileiros.

Tabela de estrangeiros tem 64 nomes e mais de 30% brasileiros.

Técnicos
A formação de novos técnicos é um dos principais objetivos da China, porém apenas 7 dos 16 times contam com treinador local. Entre os gringos, estão Cuca, que trouxe o Shandong Luneng para pré-temporada no Brasil, Fabio Cannavaro, que treina o Guangzhou Evergrande, e o sueco Sven-Göran Eriksson, técnico do Shanghai SIPG.

Foto: ChinaFotoPress - Fabio Cannavaro comanda treino no Guangzhou.

Foto: ChinaFotoPress – Fabio Cannavaro comanda treino no Guangzhou.

Público
Apesar da grande população chinesa, é raro acompanhar uma partida com estádio 100% lotado. Na temporada de 2014, cerca de 4,5 milhões de pessoas compareceram aos 240 jogos, o que dá uma média de quase 19 mil pessoas por jogo. O Guangzhou foi o líder de público, levando em média 42 mil pessoas por jogo e ocupando 71% do estádio. Logo atrás vem o Beijing Guoan, time da capital e que teve média de 39 mil, ocupando 59% do estádio.

1ª Rodada
A primeira rodada está programada com jogos em três dias. Apesar do horário incomum para outras ligas, nenhuma TV do Brasil adquiriu os direitos de transmissão do Chinesão.

Sábado (7)
4h35 Hangzhou Greentown x Guangzhou R&F
4h35 Shanghai SIPG x Jiangsu Sainty
8h35 Guizhou Renhe x Liaoning Whowin

Domingo (8)
4h35 Chongqing Lifan x Beijing Guoan
8h35 Shandong Luneng x Changchun Yatai
8h45 Henan Jianye x Tianjin Teda
8h45 Shanghai Shenhua x Shanghai Shenxin

Segunda (9)
9h Guangzhou Evergrande x Shijiazhuang Ever Bright

Facebook Comentários

Palmeirense, 23 anos. Acompanha futebol em qualquer canto. Fã da ótima geração belga.

  • facebook