Fox confirma Espanhol e consolida parceria com a ESPN Brasil

  • por Victor Hoffmann
  • 87 Visualizações

 

(uefa.com)

(uefa.com)

Quem assistiu ao Troféu Joan Gamper, entre Barcelona e Roma, viu pela primeira vez o Fox Sports anunciando a transmissão da La Liga nos próximos cinco anos. A informação já havia sido antecipada pelo colunista Flávio Ricco no mesmo dia em que a ESPN Brasil confirmou a compra dos direitos junto a LFP, porém somente nesta quarta-feira a exibição foi oficializada.

O que aconteceu, em resumo, foi uma emissora comprar os direitos e repassar para a “concorrente” metade das transmissões. Este sublicenciamento entre ESPN Brasil e Fox Sports está longe de ser algo novo. Logo quando o canal do grupo FOX iniciou suas atividades no Brasil, em 2012, um acordo previsto para toda a América Latina fez com que a Premier League passasse a ser exibida pelos dois canais. Esta divisão é simples e funciona da seguinte forma: enquanto uma emissora exibe os jogos 1, 4, 5, 7 e 9, a outra pode transmitir os jogos 2, 3, 6, 8 e 10. A preferência varia a cada rodada.

No ano passado, a FOX acabou sublicenciando a Serie A Italiana para os canais ESPN, e neste ano, a Bundesliga, que havia sido anunciada com exclusividade pelo grupo de Rupert Murdoch. A “recompensa” veio com a La Liga, cujas exibições foram adquiridas pela ESPN.

Com isso, as quatro principais ligas europeias serão exibidas neste próximo ano por FOX Sports e canais ESPN. No ano que vem este cenário pode mudar, devido à negociação pelos direitos da Premier League. Já na Bundesliga e no Calcio, o acordo está firmado até 2018 (a FOX tem os direitos até 2020), e na La Liga, o sublicenciamento irá até 2020, mesmo ano em que termina o contrato entre ESPN e LFP.

Quem agradece esta divisão é, sem dúvidas, o telespectador, que terá mais jogos à disposição na sua TV. Outro fato que gera comemoração por parte dos amantes do futebol espanhol é que o canal Sports+, exclusivo da operadora SKY e que deixou muita gente sem poder assistir diversos jogos de Barcelona e Real Madrid, deixará de exibir a “Liga das Estrelas” após oito anos.

Agora a única pendência que resta a respeito das transmissões dos campeonatos europeus nesta temporada é a entrada do Esporte Interativo, que tem exclusividade sobre a UEFA Champions League até 2018, nas principais operadoras do país. O canal, atualmente disponível na OI TV e GVT TV, promete a exibição de todas as partidas da competição. Porém do jeito que andam as coisas, poucos serão os privilegiados capazes de ter acesso a essa cobertura. Ficamos no aguardo por notícias melhores.

Veja abaixo a situação dos direitos de transmissão dos principais campeonatos europeus:

 Liga dos Campeões – Globo e Band continuarão transmitindo em tv aberta, enquanto o Esporte Interativo adquiriu a exclusividade na tv fechada.
 Liga Europa – Esporte Interativo continuará transmitindo em tv aberta, enquanto a ESPN recuperou a exclusividade na tv fechada.

 Campeonato Inglês – ESPN e Fox Sports dividem os direitos de transmissão até 2016.
(transmissões da 1ª rodada em 2015/16: Man Utd x Tottenham, Everton x Watford e Arsenal x West Ham na ESPN Brasil; Leicester x Sunderland, Chelsea x Swansea, Newcastle x Southampton, Stoke x Liverpool e West Brom x Man City no Fox Sports)
 Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, 2ª divisão do Campeonato Inglês (Championship) – ESPN possui os direitos até 2018.

 Campeonato Espanhol – ESPN e Fox Sports dividirão as transmissões até 2020.
 Copa do Rei – ESPN transmitirá com exclusividade até 2020.

 Campeonato Alemão – Fox Sports e ESPN dividirão as transmissões até 2018. Fox ainda tem contrato até 2020.
 Copa da Alemanha – ESPN transmitirá com exclusividade.

 Campeonato Italiano – Fox Sports e ESPN dividirão as transmissões até 2018. Fox ainda tem contrato até 2020.
 Copa da Itália – ESPN transmitirá com exclusividade.

 Campeonato Francês – Sportv e ESPN dividirão as transmissões mais uma vez.
 Copa da França – Esporte Interativo, na tv aberta, e Sportv, na tv fechada, possuem os direitos de transmissão.

 Campeonato Português – Sportv e ESPN possuem os direitos de transmissão.
 Taça de Portugal – Sportv possui os direitos de transmissões.

 Campeonato Holandês – ESPN possui os direitos de transmissão.
 Campeonato Russo – ESPN possui os direitos de transmissão.
 Campeonato Ucraniano – ESPN possui os direitos de transmissão.
 Campeonato Turco – ESPN possui os direitos de transmissão.
 Campeonato Belga – FOX Sports adquiriu os direitos de transmissão.
 Campeonato Escocês – FOX Sports adquiriu os direitos de transmissão.

Facebook Comentários

Doente por futebol, torcedor do Figueirense e fã do futebol alemão.

  • facebook
  • twitter