Gianluigi Donnarumma, o jovem gigante da meta milanista

A análise de hoje é sobre Gianluigi Donnarumma, italiano, nascido em 1999, jogador do Milan da Itália.

Trata-se do goleiro mais jovem que já vestiu profissionalmente a camiseta do poderoso clube italiano e iniciou um dérbi da cidade contra a Inter.

OLHO NELE DONNARUMMA

Gianluigi é um napolitano de Castellamare di Stabia, cidade de aproximadamente 66 mil habitantes no Sul da Itália, distante do norte onde fica Milão, na qual chegou aos 13 anos em 2013 para atuar nas categorias de base do clube rossonero. Analisar um jogador tão jovem e que atuou apenas 16 vezes pelo profissional é simples. Pode até parecer superficial. Porém, mensurar o que esse goleiro pode representar para o Milan e para o futebol Italiano é o que faz nossa cabeça ir longe.

Gianluigi-Donnarumma-Milan-2015-16

Donnarumma é um goleiro de 1,98 m de altura que demonstra bastante ímpeto. Sua estatura avantajada não o impede te ter muita agilidade e facilidade em saltar para os ambos extremos da baliza para realizar defesas rasteiras, como demonstrou no jogo contra Internazionale e contra o Empoli.

Foto: Wyscout - Defesa Rasteira

Foto: Wyscout – Defesa rasteira

O jovem jogador do Milan é um goleiro que emprega muita velocidade em movimentos verticais e diagonais para disputar bolas com os atacantes ou impossibilita-los de fazer um remate. Trata-se de um goleiro definidor de jogadas. Por algumas vezes, demonstra certa afobação nesse quesito, porém apresentando efetividade. Quando demora em decidir a ação, Donnarumma comete algumas falhas, como na partida contra o Empoli e contra o Frosinone.

Foto: Wyscout - Velocidade e arrojo

Foto: Wyscout – Velocidade e arrojo

Trata-se de um goleiro arrojado, mas que tem muita facilidade para defender bolas sem a necessidade de saltar ou realizar movimentos espalhafatosos. Gianluigi ainda não falhou em nenhuma ocasião em que o remate de média distância veio sem grande potência ou curva. É um goleiro com bom reflexo e capacidade de ler a jogada, tendo algumas defesas muito difíceis realizadas nesse campeonato. Demonstrando que é um arqueiro que cresce na frente do atacante e que tem facilidade em situações de pouco espaço.

ANEXO 4

Foto: Wyscout – Reflexo

Em bolas alçadas, Donnarumma apresenta boa saída em situações em que o portador da bola realiza o movimento em direção horizontal. Em situações diagonais, o jovem goleiro apresenta certa dificuldade, demonstrando que a capacidade de dimensionar a trajetória da bola e o tempo correto para a saída pode ser melhor apurado.

https://www.youtube.com/watch?v=f-QdsDDR6kU

Com a bola nos pés, Gianluigi demonstra que tem um bom domínio. Porém, apresenta dificuldades no 2º toque, ocasionando alguns erros perigosos ou passes sem direção, como no último dérbi.

Estamos falando de um goleiro de 16 anos que atua em um dos maiores clubes do mundo, que já passou por testes fortes. Diante disso, não podemos tratar Gianluigi Donnarumma como um goleiro comum, já que tão cedo entrou para a história do clube e do futebol italiano.

Não que o jovem seja um fenômeno da baliza. Ele entrou na equipe por uma necessidade de momento. Mostrou algumas qualidades importantes, mas também alguns pontos fracos. Caberá ao próprio demonstrar que com um pouco mais de rodagem poderá se tornar realidade indiscutível na meta rossonera.

Olho Nele!

Comentários

Dalla Valle é Consultor em Gestão do Futebol e Observador Técnico. É criador do site futebolplanejado.com, especializado em Gestão do Futebol. Interage no twitter: @giovanidvalle e no @futebolplanejad