Fernando Cavenaghi continua fazendo gols

Apresentar o centroavante argentino Cavenaghi é desnecessário. Conhecido por todos os amantes do futebol, “Cavegol” é um ídolo do River Plate da Argentina e já atuou no futebol russo, espanhol, francês, mexicano e brasileiro. Com 399 partidas oficiais na carreira, 207 gols marcados e 16 títulos no currículo, Cavenaghi dispensa comentários.

Sua excelente carreira foi coroada nos últimos dois anos com seu retorno ao River, seu clube de origem, em 2014. Ao voltar para “casa”, contudo, Fernando já não era o mesmo jogador que teve um início arrasador nos anos 2000 e nem aquele da temporada 2011/2012, quando se fez importantíssimo para o regresso do próprio River Plate ao convívio com os grandes na Primeira Divisão.

33vntj9

Foto: turiver.com – Cavenaghi chora com seu filho após retorno para a primeira divisão

Apesar de veterano e com diversos problemas físicos, Cavegol foi peça importante do grupo que conquistou o Campeonato Argentino, a Supercopa Argentina, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e a Copa Libertadores da América. Em dois anos, Fernando Cavenaghi escreveu seu nome entre os maiores jogadores da história do River Plate, atuando em 53 jogos e marcando 21 gols. Titular da equipe na final da Libertadores com o Tigres do México, teve a honra de levantar a taça como capitão juntamente com o goleiro Barovero.

FileAccessHandler

Foto: turiver.com – Cavenaghi e Barovero levantam a taça da Libertadores

Cavenaghi se despediu definitivamente do River Plate, mas continua atuando e fazendo gols. Atualmente, é o centroavante do Apoel Nicosia, do Chipre, e artilheiro da Liga Nacional com 19 gols marcados em 18 jogos. Uma média do nível de Messi e Cristiano Ronaldo, embora em um patamar de competitividade infinitamente menor. De toda forma, é bonito ver um dos maiores goleadores da história do River Plate continuar a fazer o que faz de melhor.

Ao todo, foram 26 jogos e 23 gols marcados pela maior equipe do Chipre. Com quase 33 anos, o atacante é utilizado como referência ofensiva, seja no 4-2-3-1 ou no 4-4-2. Seu estilo de jogo continua o mesmo: muita proximidade com área adversária, objetividade e faro de gol.

1449684209_cavegol-rumor-apoel

Foto: apoelfc.com.cy – Cavenaghi comemorando gol pelo Apoel

Contabilizando o último período no River Plate e a fase atual no Apoel, Cavenaghi faz 1 gol a cada 3,5 tentativas. O nível do futebol do Chipre não pode ser considerado parâmetro para muita coisa, porém um atleta que tem “gol” como apelido não precisa se importar com isso. Cavenaghi ou Cavegol ainda merece sua alcunha.

Dalla Valle é Consultor em Gestão do Futebol e Observador Técnico. É criador do site futebolplanejado.com, especializado em Gestão do Futebol. Interage no twitter: @giovanidvalle e no @futebolplanejad

  • facebook
  • twitter