Nem Messi, nem Ronaldo: Meier é o maior matador da Europa

  • por Lucas Sousa
  • 2 Anos atrás
Foto: Bundesliga - Alexander Meier, o matador do Eintracht Frankfurt e da temporada europeia

Foto: Bundesliga – Alexander Meier, o matador do Eintracht Frankfurt e da temporada europeia

O artilheiro é a figura central do futebol. Ele é o mais assediado pela torcida, recebe os melhores contratos e sua camisa é a mais vendida. Tudo porque é ele o responsável pela ação mais importante do jogo de futebol: colocar a bola na rede. Obviamente o futebol é um esporte coletivo e um time depende do desempenho de todos os 11 jogadores para alcançar o sucesso. Mas não dá para negar que o atacante goleador se destaca em meio aos seus companheiros. Como diz o ditado, “quem faz gol beija na night”, e é isso que importa no final das contas.

É sempre bom quando seu time conta com aquele matador no comando de ataque. O cara que pode até estar sumido durante a partida, mas que recebe uma bola, faz o gol e decide o jogo. E quem é esse jogador no atual futebol europeu? Logo pensamos em Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Lewandowski, Messi, Suárez ou outros goleadores. No entanto, nenhuma dessas estrelas globais é mais eficiente do que Alexander Meier, do Eintracht Frankfurt. O alemão não marcou mais gols que nenhum desses citados, é verdade, mas foi quem precisou de menos finalizações para colocar a bola na casinha.

A conta é simples. Selecionamos todos os jogadores que fizeram ao menos 10 gols de bola rolando (excluindo lances de bola parada) nas cinco grandes ligas europeias (Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e França) e seus respectivos números de chutes a gol, também com a bola rolando. Ao dividir as finalizações pelos gols, chegamos ao número de arremates que o artilheiro precisa para anotar um gol. Nesta proporção, ninguém foi melhor que Meier, que precisou, em média, de 3,2 finalizações para fazer a torcida do Frankfurt comemorar. É fato que ele também foi quem menos finalizou e fez gols dentro desta lista, mas sua precisão foi impressionante.

O time do artilheiro ainda jogará os playoffs para permanecer na Bundesliga, no entanto, sua vida poderia ter sido mais fácil se tivesse criado mais oportunidades para seu centroavante.

O ranking dos matadores do futebol europeu na temporada 2015/2016

O ranking dos matadores do futebol europeu na temporada 2015/2016

Logo atrás de Meier aparece Luis Suárez, nome que não causa nenhuma estranheza. Luisito teve que arrematar, em média, 3,3 vezes para marcar um gol em La Liga.

O uruguaio é também o autor do maior número de gols com a bola rolando (33) e o sexto que mais chutou ao gol (110), números que corroboram com a temporada espetacular do camisa 9 blaugrana. Fechando o pódio está Mauro Icardi, com 3,5 finalizações por gol. O argentino da Internazionale tem, junto com Anthony Martial, a maior folga na liderança dentro de sua liga.

E onde estão Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, os dois maiores nomes do futebol nos últimos anos? Por incrível que pareça, o português é o 49º. Ele precisa de 7,2 arremates para colocar uma bola na rede. Como era de se esperar, o camisa 7 é quem mais chuta a gol nas grandes ligas europeias. Já o melhor do mundo está um pouco acima do seu concorrente, mas ainda muito distante do topo: Messi é o 33º, com 5,5 finalizações por gol.

No Z-4 do ranking, dois jovens que brilharam na temporada: o artilheiro da Premier League Harry Kane (53º) e o vice-artilheiro da Série A Paulo Dybala (54º). Outros grandes craques do futebol mundial estão abaixo da média de 5,3 finalizações/gol. São os casos de Neymar (31º), Thomas Muller (37º), Diego Costa (39º) e Alexis Sánchez (51º), por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=nyCHb2oAYh4

Pensando nas ligas, chama a atenção a posição da Premier League e da Bundesliga. Martial é o matador da Inglaterra, mas no cenário europeu é apenas o 20º. No top 20, Alemanha e Espanha têm seis representantes, a Itália tem quatro, a França três e a Inglaterra somente o jovem atacante do Manchester United. Por outro lado, dentre os cinco melhores, três atuam em terras alemãs.

A posição dos goleadores em suas devidas ligas nacionais

A posição dos goleadores em suas devidas ligas nacionais

Obviamente esse ranking não classifica os jogadores pela sua qualidade. É uma maneira de avaliar a eficiência do atleta de acordo com as oportunidades que tem. Meier não tem companheiros do nível de Messi e Neymar para ajudá-lo no ataque, mas conseguiu fazer mais que Suárez nas poucas chances que teve e carregou sua equipe na Bundesliga com esse desempenho.

No meio da quantidade de estatísticas que temos disponível, é uma forma diferente e curiosa de enxergar os jogadores do Velho Continente.

Comentários

Mineiro e estudante de jornalismo. Admira (quase) tudo que cerca o futebol inglês, não esconde seu apreço por times que jogam no contra-ataque (sim, sou fã do Mourinho) e acha que futebol se discute sim. Também considera que a melhor invenção do homem já ultrapassou os limites do esporte.