Números, fatos e curiosidades das 8ªs de final da Euro 2016

A Itália anulando recordes espanhóis, os surpreendentes islandeses e galeses e as vitórias francesas e alemãs são o destaque estatístico das oitavas de final da Euro 2016.

Suíça 1 x 1 Polônia

– É a quarta partida jogada em Saint Etienne nesta Euro e o quarto empate.

– A Polônia jogou uma partida eliminatória de grande competição pela primeira vez desde 1986. A última vitória suíça em um mata mata foi na Copa de 1938…

– A Polônia se classificou para as quartas de final de uma Euro pela primeira vez.

– Jakub Blaszczykowski foi o primeiro polonês a marcar em jogos consecutivos de grandes competições desde Zbiginiew Boniek, na Copa de 1982.  Azar dos narradores…

-Seu gol foi também o primeiro polonês em um mata mata desde a decisão de terceiro lugar da Copa de 1982.

– Os 22 chutes a gol da primeira etapa foram a maior marca em uma Euro desde 2004.

– O primeiro gol de Xherdan Shaqiri em grandes competições tinha sido exatamente nesta data, dois anos atrás.

Estatística maluca do Sergio: Na última prorrogação jogada a Polônia conheceu um tal de Leônidas da Silva: 5 x 6 contra o Brasil em 1938.

Estatística engraçadinha do Sergio: Lichtsteiner marcou o primeiro gol suíço em uma disputa por pênaltis, já que na última antes disputada, contra a Ucrânia na Copa de 2006, a equipe tinha ficado sem marcar.

Estatística maluca do Opta: Blaszczykowski marcou nesta Euro o mesmo número de gols que fez na última temporada, pela Fiorentina (2).

Sergio querendo ser engraçado 2: Teria sido Blaszczykowski o goleador de maior nome da história da Euro? A conferir…

Gales 1 x 0 Irlanda do Norte

– Esse foi o primeiro encontro entre dois times britânicos em uma fase eliminatória de grande competição.

– Gales aumenta para 9 jogos sua invencibilidade contra os norte-irlandeses (4 empates e 5 derrotas). Não perde para os rivais desde maio de 1980, quando foi derrotada por 1 x 0 em casa.

-Em seu último grande torneio, Gales também alcançou as quartas de final (Copa de 1958).

Estatística maluca do Opta: O último gol contra norte-irlandês tinha sido marcado também por Gareth McAuley, contra a Itália, em outubro de 2011.

Estatística maluca do Opta 2:Gales foi a primeira equipe a vencer um jogo eliminatório de Euro com apenas 1 chute correto ao gol desde a Grécia na final de 2004.

Estatística maluca do Misterchip: McAuley é o quarto jogador da história a marcar gols contra e a favor em Euros.

Estatística maluca do Misterchip 2: Foi a primeira partida da história da Euro a acabar em 1 x 0 devido a um gol contra.

Croácia 0 x 0 Portugal

– Portugal se classificou às quartas de final pela sexta vez, todas desde 1996 (única seleção a alcançar tal feito). Foi também sua primeira vitória em prorrogações em toda a história.

-Ricardo Quaresma marcou o primeiro gol em prorrogações desde Andrey Arshavin, que marcou para a Russia contra a Holanda em 2008.

– Nani se tornou o quarto português a atingir 100 partidas pela seleção. Antes dele, Cristiano Ronaldo, Figo e Couto o fizeram.

-O primeiro chute correto ao gol veio apenas no minuto 116:08 do jogo. Foi o chute de Cristiano Ronaldo, defendido parcialmente pelo goleiro antes da chegada de Quaresma para marcar.

Estatística do Misterchip: Foi a primeira partida da história da Euro sem um chute correto ao gol no tempo normal. Em Copas, nunca aconteceu, pelo menos desde 1966, já que antes disso não se tem gravações ou estatísticas completas dos jogos.

Estatística maluca do Misterchip: Ricardo Quaresma, com 32 anos e 273 dias, torna-se o segundo jogador mais velho a marcar em prorrogações de grandes competições, atrás de Roger Milla.

Estatística maluca da BBC: Os 17 chutes a gol da Croácia sem acertar o alvo foram a maior marca de uma equipe desde a Euro de 1980.

França 2 x 1 Irlanda

– A última vitória francesa em jogos eliminatórios de Euro tinha sido contra a Itália, na final da edição de 2000. Foi a terceira classificação francesa seguida para as quartas de final de um grande torneio.

-A última vitória francesa de virada em Euros havia sido contra a Inglaterra, em 2004. Foi ainda a primeira vitória de uma equipe após chegar ao intervalo perdendo em uma partida de mata mata em toda a história da competição (no tempo normal).

-Robbie Brady é apenas o segundo jogador irlandês a marcar mais de uma vez em um grande torneio. Robbie Keane o fez na Copa de 2002.

-O gol de Brady foi o mais rápido de pênalti em uma Euro, com 1 minuto e 58 segundos de partida, e o segundo mais rápido de toda a história da competição, perdendo apenas para o de Kirichenko, que marcou a 1 minuto e 7 segundos em 2004, na partida contra a Grécia.

-A expulsão de Shane Duffy foi a segunda de um irlandês em Euros. Keith Andrews tinha sido expulso contra a Itália em 2012.

-Griezman é o primeiro francês a marcar 3 vezes em uma mesma Euro desde Zidane em 2004.

Estatística maluca do Misterchip: O pênalti de Pogba em Long foi também o mais rápido de toda a história da Euro, assinalado a 58 segundos.

Estatística maluca do Misterchip 2: O “doblete” de Griezmaann, em 4 minutos, foi o mais rápido da Euro desde o do turco Nihat, contra a República Tcheca, em 2008, que levou 2 minutos.

Alemanha 3 x 0 Eslováquia

– Foi a maior vitória alemã em Euros, ao lado de outras 2 partidas: 3 x o contra a URSS (1972) e 3 x 0 contra a Rússia (1996).

– A Alemanha ficou sem sofrer gols em quatro partidas de uma mesma  Euro pela primeira vez.

– Mario Gomez se igualou à Jurgen Klinsmann como o maior goleador alemão em Euros, com 5 gols.

-Jerome Boateng marcou seu primeiro gol pela seleção alemã. Foi o gol alemão mais rápido em Euros.

Estatística maluca do Opta com complemento do Misterchip: Julian Draxler foi o primeiro alemão a marcar e dar assistência em uma partida de Euro desde Philipp Lahm contra a Turquia em 2008. É o terceiro alemão a fazê-lo (Schweinsteiger foi o primeiro.

Estatística maluca do Opta 2:Mesut Ozil foi o primeiro alemão a perder um pênalti em Euro desde Uli Hoeneß na edição de 1976.

Hungria 0 x 4 Bélgica

– A Bélgica alcançou sua maior goleada em grandes torneios e foi a primeira equipe a marcar 4 gols em um jogo nesta Euro.

– Mario Gomez se igualou à Jurgen Klinsmann como o maior goleador alemão em Euros, com 5 gols.

-Mesmo sendo goleado, Gabor Kiraly fez 10 defesas na partida, o recorde da Euro 2016 até o momento.

Estatística maluca do Opta: Eden Hazard já igualou nesta Euro o número de assistências dado na Premier League de 2015/16: 3.

Estatística maluca do Opta 2: Kevin de Bruyne foi o primeiro jogador a dar duas assistência em uma partida desta Euro.

Estatística maluca do Opta 3:Michy Batshuayi, do O. Marseille, é, até agora, o único jogador da Ligue 1 a marcar nesta Euro.

Itália 2 x 0 Espanha

– Foi a sexta partida entre espanhóis e italianos em uma Euro, um recorde.

– A última vitória italiana contra a Espanha em um grande torneio havia sido na Copa de 1994 (2×1).

-A Espanha se despediu da Euro usando a mesma escalação inicial nas quatro partidas.

-A Espanha sofreu gols em mata mata de grandes competições pela primeira vez desde o jogo contra a França, na Copa de 2006 (Zidane). Em Euros, não sofria desde o gol de Youri Djorkaeff em 2000.

-A última derrota espanhola por mais de um gol em uma Euro havia sido em 1988 (0 x 2 contra a Alemanha).

-Foi o 19º jogo da Itália sem sofrer gols na história da Euro, um recorde.

-Desde 1949 (3 x 1) a Itália não vencia a Espanha por uma margem de 2 gols.

Estatística maluca do Opta: Graziano Pelle foi o primeiro jogador a marcar dois gols nos acréscimos em uma mesma Euro desde Zinedine Zidane em 2004.

Estatística supersticiosa do Misterchip: São agora seis derrotas nas últimas 6 partidas que a Espanha atuou de branco em grandes competições: Copas de 1994 (Itália), 1998 (Nigéria) e 2014 (Holanda) e Euros de 2004 (Portugal) e 2016 (Croácia e Itália).

Inglaterra 1 x 2 Islândia

– A Inglaterra superou apenas dois dos últimos 10 mata-matas em grandes competições: contra a Dinamarca, na Copa de 2002, e contra o Equador, na Copa de 2006.

-Foi a primeira vez, na história da Euro, que dois times marcaram gols nos primeiros seis minutos de uma partida.

-Wayne Rooney se igualou a David Beckham como o jogador de linha com mais atuações pelo English Team: 115.

Estatística maluca do Opta: Desde novembro de 2007 (2 x 3 contra a Croácia) a Inglaterra não sofria 2 gols nos primeiros 18 minutos de uma partida.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.