Números, fatos e curiosidades das quartas de final da Euro 2016

O surpreendente Gales e os grandes duelos que classificaram Portugal e Alemanha foram os grandes destaques das quartas de final da Euro 2016. Seguem as estatísticas mais interessantes e curiosidades dos confrontos.

Polônia 1 x 1 Portugal

– Cinco jogos e cinco empates no tempo normal. Esse é Portugal, em um feito sem precedentes em qualquer outra competição do futebol mundial.

– Portugal está agora invicto em seus 12 jogos sob o comando de Fernando Santos. Chega à quinta semifinal nas últimas 7 Euros.

– A última vez que duas equipes tinham ido à prorrogação em dois jogos de uma mesma edição da competição havia sido em 2000, quando França e Itália foram.

– Robert Lewandowski marcou o segundo gol mais rápido da história da Euro, a 1 minuto e 40 segundos de jogo. Foi também o mais rápido de sua carreira.

Jakub

 

– Com 18 anos e 316 dias, Renato Sanches tornou-se o jogador mais novo a ser titular nessa Euro e o segundo em fases de mata mata. Tornou-se ainda o mais novo a marcar em um mata mata de Euro, superando Cristiano Ronaldo (terceiro em todas as partidas de Euro).

– Cristiano Ronaldo chegou aos 19 jogos em Euros, garantindo-se como o jogador com mais partidas na história da competição até 2020, já que o segundo colocado, Schweinsteiger (agora com 17, ao lado de Buffon), poderia apenas igualá-lo, nesta edição do torneio.

Estatística maluca do Misterchip: Renato Sanches quebrou o recorde de Cristiano Ronaldo exatamente 12 anos depois. Em 30 de junho de 2004, CR7 havia marcado com 19 anos e 146 dias.

Estatística maluca do Misterchip 2: A Polônia foi eliminada da Euro sem ficar atrás do placar em nenhum minuto de toda a competição, igualando o feito de outras 3 equipes: França (1996), Inglaterra (1996) e Croácia (2008).

Bélgica 1 x 3 Gales

– Gales é o primeiro britânico a chegar nas semifinais de um grande torneio desde a Inglaterra na Euro de 1996.

gales

– Gales se tornou o primeiro estreante a atingir uma semifinal de Euro desde a Suécia, em 1992.

– Agora, são 10 jogos de Gales em grandes torneios e apenas 2 derrotas: para o Brasil em 1958 e para a Inglaterra em 2016.

– Tanto Aaron Ramsey como Eden Hazard igualaram a marca de Drulovic, estabelecida em 2000, de 4 assistências em uma Euro.

Estatística maluca do Misterchip: O time titular da Bélgica, com 24 anos e 242 dias, foi o mais novo em uma Euro desde junho de 1968.

Estatística geográfica maluca do Misterchip: Gales, com 3,16 milhões de habitantes, é o segundo país com menor população em uma semifinal de grande torneio. O Uruguai, que ganhou a Copa de 1930 com 1,87 milhão de habitantes, é o recordista.

Alemanha 1 x 1 Itália

– Foi a primeira vez que a Alemanha passou pela Itália em uma partida de grandes torneios. Antes, eram 4 empates e 4 derrotas e a equipe tinha sido eliminada em todos os confrontos eliminatórios de grandes torneios (4) contra a rival. Continua sem vencer, mas pelo menos já conseguiu eliminar a rival.

Alemanha 2

– Os 18 penais cobrados na disputa entre Alemanha e Itália igualou a maior marca em Euros, que era de Itália e Tchecoslováquia, em 1980.

– A última disputa de pênaltis perdida pela Alemanha foi em 1976, para a Tchecoslováquia.

-A Alemanha sofreu seu primeiro gol na competição. Neuer ficou 438 minutos sem sofrer gol e Buffon 440 minutos.

– Bastian Schweinsteiger chegou a 37 partidas de grandes competições, igualando-se a Miroslav Klose. Ninguém atuou mais que eles, no somatório de Euros e Copas do Mundo.

– A última prorrogação alemã em Euros havia sido na final de 1996. Em penaltis, os alemães chegaram à sexta vitória seguida em grandes torneios.

Estatística maluca do Misterchip: Mesut Ozil se tornou o primeiro jogador a marcar 2 vezes contra a Itália em Euros, com um gol em 2012 e outro em 2016.

Estatística maluca do Misterchip 2: A Alemanha se igualou à França como a equipe com mais penaltis marcados contra si em Euros: 10.

Estatística maluca do Misterchip 3: A Itália se isolou como a equipe com mais disputas de pênaltis perdidas em torneios oficiais na história do futebol, com 7. Argentina, Inglaterra, Irã e México perderam 6 vezes, enquanto Brasil, Holanda e Uruguai foram derrotados 5 vezes.

França 5 x 2 Islândia

– A França continua imbatível contra a Islândia. Agora, são 9 vitórias e 3 empates em 12 partidas.

– O gol de Olivier Giroud foi apenas o primeiro da França no primeiro tempo nessa Euro. Ainda viriam mais 4 nessa primeira etapa.

– Os franceses se tornaram apenas a primeira equipe a marcar 4 gols no primeiro tempo de um jogo de Euro.

– Foi a primeira partida de Euro com 7 gols desde Holanda 6 x 1 Iugoslávia em 2000.

– A Islândia foi a primeira equipe a ter os mesmos titulares em cinco partidas seguidas de uma Euro.

– Antoine Griezmann se tornou o segundo francês a marcar 4 vezes em uma Euro. Apenas Platini o tinha feito, marcando 9 gols em 1984.

– Griezmann marcou também o 100º gol do torneio. Foi a primeira edição de Euro com mais de 100 gols.

Estatística maluca do Misterchip: Os franceses marcaram 2 gols nos primeiros 20 minutos de uma partida de Euro pela primeira vez.

Estatística maluca do Misterchip 2: Sigthorsson, do Nantes, tornou-se o primeiro jogador a marcar contra o país anfritrião de uma Euro jogando em um clube do mesmo país.

Estatística maluca do Misterchip 3:A França se tornou a primeira equipe a marcar 5 gols de cabeça em uma mesma Euro.

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.

  • facebook
  • twitter