A pré-temporada do Borussia Dortmund

  • por Rogério Júnior
  • 1 year atrás

A etapa de preparação do Borussia Dortmund para a temporada 16/17 começou oficialmente no dia 04 de julho. Os jogadores que não estiveram envolvidos em Eurocopa e Copa América se apresentaram e deram início a uma série de exames antes de irem a campo para os primeiros trabalhos com bola sob as ordens de Thomas Tuchel.

Abaixo, confira uma série de informações sobre tudo o que rodeia esse período preparatório que antecede a temporada de retorno do time à UEFA Champions League.

Reforços

Foto: BVB - Sebastian Rode, de 25 anos, é o mais experiente entre as novas contratações.

Foto: BVB – Sebastian Rode, de 25 anos, é o mais experiente entre as novas contratações.

O Dortmund realizou seis contratações até o presente o momento. O que chama a atenção é a baixa média de idade dos recém chegados (21,5), o que demonstra claramente que a filosofia do clube, calcada principalmente na detecção de promessas em potencial ao redor do mundo, permanece intacta.

O total gasto nas seis aquisições gira em torno de 55 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt.

  1. Sebastian Rode (Volante) – Bayern
  2. Marc Bartra (Zagueiro) – Barcelona
  3. Raphaël Guerreiro (Lateral Esquerdo) – Lorient
  4. Mikel Merino (Volante/Meia) – Osasuna
  5. Ousmane Dembélé (Extremo) – Rennes
  6. Emre Mor (Extremo) – Nordsjaelland

Quem volta de empréstimo?

Dois jogadores retornam de empréstimo. No entanto, o clube ainda não se manifestou oficialmente se os atletas serão integrados ao elenco ou se serão emprestados novamente.

Um deles é muito querido pela torcida. Jakub Błaszczykowski, o Kuba, retorna após uma temporada sem muito brilho pela Fiorentina. Por outro lado, seu bom desempenho pela Polônia na Eurocopa pode ter despertado interesse da comissão técnica, que deve tomar alguma decisão de cunho oficial nos próximos dias.

Foto: Bundesliga - Kuba retorna após uma temporada na Itália. Tuchel, no entanto, ainda não definiu se fica com o jogador.

Foto: Bundesliga – Kuba retorna após uma temporada na Itália. Tuchel, no entanto, ainda não definiu se fica com o jogador.

O lateral esquerdo Jannik Bandowski, de 22 anos, é outro que retorna, depois de passagem repleta de lesões pelo 1860 München. É muito improvável que seja utilizado na equipe principal durante a temporada.

Quem pode chegar?

Em meio a inúmeros boatos que tradicionalmente agitam o mercado europeu em qualquer janela de transferência, três deles, em especial, têm mais chance de se concretizarem no Borussia Dortmund.

André Schürrle (Wolfsburg) e Toprak (Bayer Leverkusen) são dois que podem ser anunciados a qualquer momento, de acordo com a imprensa alemã. Mas, sem dúvidas, a possível chegada que gera mais expectativa é a de Mario Götze, que pode retornar ao clube depois de três temporadas jogando pelo Bayern. A recepção da torcida, que o trata como “Judas”, é outro aspecto muito interessante de ser acompanhado de perto.

Foto: UEFA - Mario Götze deve retornar à sua casa depois de três temporadas em München.

Foto: UEFA – Mario Götze deve retornar à sua casa depois de três temporadas em München.

Quem saiu?

“Os pilares que sustentavam a equipe se foram”.

A impactante frase é de Thomas Tuchel, notavelmente contrariado quanto as saídas de três peças tidas como cruciais para o desenvolvimento do time. Hummels, Gündogan e Mkhitaryan partiram para Bayern, Manchester City e Manchester United, respectivamente.

Foto: Bayern - Hummels trocou o Dortmund pelo Bayern, clube onde iniciou a carreira.

Foto: Bayern – Hummels trocou o Dortmund pelo Bayern, clube onde iniciou a carreira.

Em meio a turbulência, Tuchel declarou que precisará ser criativo e que sua missão é encontrar soluções o mais rápido possível. Para compensar, o comandante afirmou que espera formar um grupo comprometido de corpo e alma com os objetivos do clube na temporada que bate à porta.

Quem pode sair?

O sérvio Neven Subotic, após oito temporadas no clube, deve se transferir para o futebol inglês, ao que tudo indica. Embora a saída ainda não tenha sido oficializada, a própria direção do Dortmund já fala num possível jogo de despedida para o zagueiro. O Middlesbrough surge como principal interessado e a sacramentação do negócio parece ser apenas questão de tempo.

Foto: BVB - Sem espaço no time de Tuchel, o servio Subotic deve deixar o clube após oito temporadas.

Foto: BVB – Sem espaço no time de Tuchel, o servio Subotic deve deixar o clube após oito temporadas.

Férias e Lesões

Cinco jogadores se juntam ao grupo na próxima segunda-feira (18). São eles: Bürki, Bartra, Sahin e Mor, todos envolvidos na disputa da EURO 2016, e Pulisic, depois de participação na Copa América Centenário. Outros três jogadores se apresentam apenas no início do mês de agosto. São eles: Raphaël Guerreiro, campeão europeu e eleito o melhor lateral esquerdo da Euro por Portugal, Weigl, parte do grupo semifinalista da Alemanha, e Piszczek, que alcançou às quartas de final do torneio com a Polônia.

Marco Reus, Durm e Park seguem entregues ao departamento médico. A expectativa principal fica por conta do primeiro, grande estrela do time e escolhido para ser o novo capitão do time, após a saída de Hummels.

Foto: Divulgação - Reus será o novo capitão do Borussia Dortmund.

Foto: Divulgação – Reus será o novo capitão do Borussia Dortmund.

Jogos Olímpicos

Foto: BVB - Bender e Ginter são dois dos 18 convocados alemães para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Foto: BVB – Bender e Ginter são dois dos 18 convocados alemães para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Sven Bender e Ginter foram convocados pelo treinador Horst Hrubesch para a disputa das Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro. Isto significa que, num primeiro instante da temporada, Tuchel ficará apenas com os zagueiros Sokratis e Bartra no elenco, o que reforça a necessidade de novas contratações para o setor.

Amistosos

Dez amistosos estão agendados na pré-temporada aurinegra, sendo que quatro deles já foram disputados. Até aqui, 27 jogadores já foram utilizados por Tuchel, que segue promovendo uma série de testes, dando oportunidades a inúmeros jovens formados nas categorias de base do clube.

Foto: BVB - O francês Dembélé tem roubado as atenções nos primeiros amistosos do BVB.

Foto: BVB – O francês Dembélé tem roubado as atenções nos primeiros amistosos do BVB.

  • Disputados:
  1. Erkenschwick 2-5 Dortmund – (Alemanha)

Gols: Dembélé, Contra, Passlack, Zimmermann, Gonzalo Castro.

  1. Wuppertaler 0-2 Dortmund – (Alemanha)

Gols: Adrian Ramos, Pieper.

  1. Dortmund 3-2 St. Pauli – (Áustria)

Gols: Aubameyang (2x), Mangala.

  1. 1860 München 1-0 Dortmund – (Alemanha)
  • Agendados:
  1. 22/07 – Manchester United x Dortmund – (China)
  2. 28/07 – Manchester City x Dortmund – (China)
  3. 05/08 – Sunderland x Dortmund – (Áustria)
  4. 09/08 – Athletic Bilbao x Dortmund – (Suíça)
  5. 15/08 – Sandhausen x Dortmund – (Alemanha)
  6. 23/08 – Hallescher x Dortmund – (Alemanha)

Jogos Oficiais

Supercopa da Alemanha – 14/08

Dortmund x Bayern – Signal Iduna Park

DFB Pokal (1ª Fase) – 22/08

Eintracht Trier x Dortmund – Moselstadion

Bundesliga (1ª Rodada) – 27/08

Dortmund x Mainz – Signal Iduna Park

Site em espanhol

O site oficial do Dortmund ganhou uma nova versão em espanhol, o que facilita ainda mais a vida dos simpatizantes brasileiros. Para conferir, basta acessar http://www.bvb.de/es.

Cm1AjIKXgAAJ5SH

Novas Camisas

Confira quais serão as duas camisas utilizadas pelo clube na temporada. Clique aqui para conferir todas as novas camisas dos 18 clubes que disputarão a Bundesliga. 

02. BORUSSIA DORTMUND 01

02. BORUSSIA DORTMUND 02

Comentários

Curitibano, jornalista, 24 anos. Apaixonado pela bola, apegado pelas canchas e admirador do povão que as frequentam. Apreciador do futebol, seja ele jogado na final da Copa do Mundo ou numa singela rodada da terceirona gaúcha.