Pensando no futuro, Dortmund aposta em Mikel Merino

  • por Raniery Medeiros
  • 58 Visualizações

Fevereiro de 2016: o Borussia Dortmund anunciava a contratação do espanhol Mikel Merino. Estipula-se que o valor desembolsado pelos aurinegros encontra-se na faixa dos 4 milhões de euros, com premiações através de bônus, e seu contrato vai até 2021. Mas afinal de contas, quem é este jogador?

OLHO NELE - MERINO

O menino é filho do ex-jogador Miguel Ángel Merino, que atuou pelo Osasuna nos anos 90. Apesar da pouca idade, Mikel foi destaque nas categorias de base dos “Rojillos” desde seus primeiros toques na bola. Pular etapas jamais será algo agradável às jovens promessas, já que a pressão é gigantesca. Contudo, mediante tamanha personalidade e, com os conselhos de seu pai, não tardou a figurar no elenco principal da equipe de Pamplona. Prata da casa, destacou-se rapidamente em seu clube, fazendo com que Thomas Tuchel desse o aval para a contratação do garoto. Seja como líbero ou volante, tem futebol para desempenhar diversas funções com qualidade.

Defendiendo unos colores desde siempre. ???⚽️

Uma foto publicada por Mikel Merino (@mikelmerino) em

Formado no Osasuna, é querido e admirado por torcedores e jogadores do time B. Possui carisma, mas também mostra-se reservado. Analisando suas entrevistas pós-jogo, percebe-se que tem boa leitura do que acontece dentro de campo.

É preciso ressaltar que fazer comparações entre o ritmo de jogo na segunda divisão espanhola e Bundesliga são bem diferentes. Poucas são as similaridades nas ligas supracitadas. Porém, a maneira que devemos enxergar o futebol parte da premissa de que cada atleta possui seu aspecto individual e, sendo assim, através da pouca idade, Mikel tem muito a evoluir. Como foi a temporada no Osasuna? Onde atuar? Quais as características do garoto? O que esperar dele no Borussia?

Muitas perguntas surgirão, e tentaremos respondê-las da melhor maneira.

Temporadas no Osasuna

⚽️

Uma foto publicada por Mikel Merino (@mikelmerino) em

A jovem promessa cresceu coletivamente. Seu grande momento veio entre 2014 e 2015, ao assumir o posto de titular da equipe, atuando como volante de saída. É bem clichê falar que possui personalidade, mas é o que realmente acontece. Independentemente do clube, atuar no grande centro do futebol, com apenas 18 anos, não é fácil para ninguém, logo, tal virtuosidade pode ser constatada dentro das quatro linhas.

Ainda em adaptação ao futebol profissional, atuou regularmente, mas sofreu com a equipe, que por pouco não caiu para a 3ª divisão em 2014/2015. Eis os primeiros aprendizados do garoto de boa marcação, bom passe, sempre atuando de cabeça erguida. Sabemos que mesmo em uma equipe sem tanta visibilidade é possível destacar-se, atraindo os olhares de treinadores visionários – sim, Tuchel é um deles. Jan Urban, à época treinador da equipe, não soube aproveitá-lo.

Para a temporada 15/16, quem assumiu o comando da equipe foi Enrique Monreal, que privilegia o controle do jogo, mas sendo objetivo e vertical. Para esse controle, é preciso ter meio-campistas que conduzam a equipe com qualidade, e tenham certeza que Mikel executou esta função com maestria.

Alguns números na última temporada na Espanha:

– 232 recuperações de bola;
– 1211 passes;
– Passes longos: 154 (49% de acertos);
– Passes curtos 1057 (74% de acertos).

Onde atuar?

O jovem atleta era o guardião da zaga de Enrique Monreal. Contudo, após o que foi falado anteriormente, é bastante versátil para atuar em diversas funções. No futebol tão exigente de hoje, é fundamental ser um jogador com qualidade em vários fundamentos. Vejamos, através de imagens, onde Merino atuou no campo.

Contra o Llagostera, no 4-3-3, jogou pela direita e esquerda, com Oier sendo o homem de proteção da zaga. Sua qualidade de passe é espantosa.

Llagostera 433

Jogo contra o Llagostera.

No jogo frente ao Numancia, foi o armador da equipe. Enrique Monreal utilizou o 5-3-2, dando total liberdade, do meio para frente, para o camisa 8 atuar, encostando em Nino e Pucko.

vs numancia centro

Merino frente ao Numancia.

Já na partida diante do Leganés, no esquema 4-2-3-1, foi o primeiro homem à frente da zaga, mas perceba como o atleta também se apresentou para o jogo, sem ficar restrito a simplesmente marcar. Essa qualidade, parecendo um box-to-box, vem desde as categorias de base.

vs leagnés volante

Contra o Leganés.

Características

Mikel é alto (1,88m) e tem bom posicionamento. A perna esquerda dita o ritmo do cotejo Nas bolas paradas, particularmente com Torres, foi um perigo à zaga adversária, principalmente pela boa impulsão. Outro fator determinante em seu futebol são os chutes de fora da área e a facilidade que tem para distribuir o jogo. Seus passes ganharam maior visibilidade pela facilidade que o mesmo possui para lançar no espaço vazio, especialmente à procura de Antonio Otegui. O passe longo é o cartão de visitas do moleque.

Não se trata de um marcador implacável. Seu bom posicionamento por vezes encurta alguns caminhos e, mediante seu poder de antecipação, obteve várias interceptações na atual temporada. Entretanto, existem fatores que devem ser aperfeiçoados. Merino é autoconfiante (até demais), e isso o prejudicou algumas vezes ao reter demais a bola, prejudicando a aceleração e o ritmo de jogo de sua equipe. Outro agravante é o número de cartões: 10 amarelos e 1 vermelho. Nada que não possa ser trabalhado.

O que esperar dele no Borussia?

Tuchel lapidou e transformou Julian Weigl em seu homem de confiança. Na teoria, mas apenas nela, Merino viria para ser reserva de Julian. Porém, através de sua perspicácia em campo, tem condições de jogar em qualquer posição , pelo meio, no 4-3-3 (com variações) do treinador. Em tese, caso muitas mudanças não sejam feitas, serão 9 atletas disputando 3 vagas. Aliás, a saída de İlkay Gündoğan apenas corrobora a tese de que Mikel Merino irá a Dortmund para ser moldado por Thomas Tuchel.

Nosso homenageado também atuou pela seleção espanhola sub-19. No campeonato europeu realizado em 2015, não só foi titular nas cinco partidas, como fez gol e ajudou o time a ser campeão. Atuou como meio-campista e líbero.

Toda promessa gera expectativas. Ficaremos ligados no talentoso meio-campista espanhol em sua próxima jornada, dessa vez na Bundesliga, contando com o apoio da muralha amarela.

Olho nele!

???

Uma foto publicada por Mikel Merino (@mikelmerino) em

Facebook Comentários