Jogadores em fim de contrato

Fim de temporada no futebol brasileiro se aproximando: sinal que os clubes já estão, ou pelo menos deveriam estar, planejando o elenco para 2017. Dentro deste planejamento, é crucial decidir quais jogadores, com vínculos contratuais se encerrando, permanecerão para o ano seguinte. O Doentes por Futebol listou todos os atletas, dos 20 clubes da Série A 2016 e do já promovido Atlético-GO, cujos prazos dos contratos se encerrarão até o dia 31 de dezembro deste ano, sejam estes contratos por empréstimo ou não.

OBS:
➺ No caso dos jogadores com contrato de empréstimo se encerrando, aparecerá escrito o nome do time detentor dos direitos federativos, para o qual, em condições normais, o atleta deverá retornar caso não haja renovação ou novo contrato.
➺ Levantamento de acordo com o BID oficial da CBF e páginas oficiais dos clubes.
➺ Só serão consideradas válidas as renovações que sejam publicadas no BID ou que tenham sido anunciadas em veículos oficiais dos clubes.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

AMÉRICA-MG

Virtualmente rebaixado, o América deve chamar alguns de seus poucos destaques para renovação. Entre os titulares, estão o goleiro Fernando Leal, o lateral Jonas, o meia Osman e o atacante Michael, que pertence ao Fluminense. O zagueiro Sueliton solicitou rescisão contratual para voltar ao ABC. O pedido foi negado pelo Coelho, que mantém o jogador encostado até o fim do contrato em dezembro.

contamerica

ATLÉTICO-MG

Três nomes encabeçam a lista de prioridades do Galo: o zagueiro Leonardo Silva e os volantes Júnior Urso e Leandro Donizete. Os casos de Leonardo e Donizete são mais simples. A dupla veterana é peça fundamental de Marcelo Oliveira e deve garantir mais um ano de contrato. Urso, que encaixou bem no esquema titular, tem contrato com o Shandong Luneng. O time chinês descarta um novo empréstimo e já analisa propostas de outros clubes brasileiros, como o São Paulo. O goleiro reserva Giovanni também deve renovar. Em má fase, Dátolo dificilmente continuará no Galo devido a alta concorrência. Criticado, Edcarlos também tem chances remotas de ficar.

contatleticomg

ATLÉTICO-PR

A prioridade é renovar com o sistema defensivo. Léo, Thiago Heleno e Paulo André são titulares absolutos de Paulo Autuori. A situação mais complicada é a de Thiago, que pertence ao Deportivo Maldonado-URU e só fica no Furacão se for adquirido em definitivo. Além deles, André Lima também deve ser chamado para discutir a renovação. Últimos reforços contratados, Luan e Lucas Fernandes mostraram pouco até agora.

contatleticopr

BOTAFOGO

O primeiro jogador com renovação praticamente acertada é o zagueiro Emerson Silva. Sidão, titular enquanto Jefferson se recupera de lesão, também tem agradado e deve permanecer. As atuações de Victor Luís e Neilton fizeram com que Palmeiras e Cruzeiro observem melhor seus jogadores emprestados. Outro destaque, Diogo Barbosa pertence ao Coimbra e negocia uma possível ida para o Cruzeiro em 2017. Os gringos Lizio, Núñez e Salgueiro pouco fizeram até então.

contbotaf

CHAPECOENSE

#ForçaChape

cyba19cxeaeqw8

CORINTHIANS

Apesar de ganhar espaço com Oswaldo de Oliveira, a tendência é que Willians seja devolvido ao Cruzeiro. Rildo e o jovem Isaac também devem ser liberados, muito por conta das chegadas de Luidy e Jô.

contcorint

CORITIBA

Principal jogador do Coxa, Kléber renovou de forma oficial. O novo contrato, até 2018, foi registrado no BID do último dia 10. Entre as possíveis renovações, a diretoria trabalha com cinco prioridades: Juan, Leandro, César González, Nery Bareiro e César Benítez. Há seis anos no Coritiba, o zagueiro Luccas Claro deve deixar o clube sem custo algum. Durante esse período foram rejeitadas algumas propostas de venda pelo jogador.

contcorit

CRUZEIRO

A diretoria do Cruzeiro já fez ofertas para renovar com Bruno Rodrigo e Léo. A dupla pode perder espaço em 2017, muito por conta da volta de Dedé e da possível chegada do equatoriano Luis Caicedo. Último reforço, Denilson dependerá de um acordo com o Al Wahda para prosseguir. Emprestado pelo Palmeiras, Lucas certamente será devolvido. Contratado pra ser o titular da posição, o lateral convive sempre com expulsões e falhas, perdendo espaço para o novato Ezequiel.

contcruz

FIGUEIRENSE

Com o iminente rebaixamento, o Figueirense pode ter problemas com os poucos jogadores que a renovação possa ser interessante. Principal destaque na Série A, Gatito já recebeu sondagens de Flamengo e São Paulo. Dodô e Rafael Moura pertencem ao Atlético-MG, que pode emprestar a dupla para outro time da elite. Oito jogadores já foram afastados, o que significa que não começam 2017 no clube: os laterais Leandro Silva, Bruno Santos, Rodrigo Biro e Morassi, o volante Jocinei, os meias Ortega e Diego Torres e o atacante Maurides. Meses antes, foi o meia Carlos Alberto quem acabou demitido pelo Figueira.

contfigue

FLAMENGO

Até agora o Flamengo demonstrou interesse na renovação de Márcio Araújo e na compra dos direitos de Fernandinho junto ao Grêmio. Para Alan Patrick ficar, é preciso que o Shakhtar Donetsk baixe a pedida. Já os veteranos vivem caminhos distintos: enquanto Juan pensa na aposentadoria, Émerson Sheik continuará jogando, seja no Flamengo ou não. Contestado pela torcida, Chiquinho é peça descartável no plantel de Zé Ricardo.

contfla

FLUMINENSE

Quem já acertou renovação foi o lateral-esquerdo Ayrton. Cria do Madureira, o jovem encerrou seu contrato de empréstimo no fim de outubro e assinou uma extensão definitiva até 2020. A situação de Magno Alves será reavaliada pelo futuro treinador. Já Jonathan convive com lesões e sequer conseguiu se firmar como titular.

contflu

GRÊMIO

Maestro do meio-campo, Douglas provavelmente será um pedido de Renato Gaúcho para 2017. Com poucas chances e algumas lesões, Negueba é uma incógnita. O lateral-esquerdo Marcelo Hermes é carta fora do baralho. Titular no primeiro semestre, pediu aumento salarial, prontamente negado pela direção gremista. O resultado foi um pré-contrato assinado com um clube alemão. Os jovens Wesley e Guilherme dependerão de avaliação.

contgre

INTERNACIONAL

Vitinho é prioridade no Internacional. Independente de permanecer na primeira divisão o Colorado quer manter o atacante. Resta saber se Vitinho quer o Inter em caso de queda para a Série B. Contratado para substituir Réver, Leandro Almeida pouco fez e dificilmente será aproveitado em 2017.

contint

PALMEIRAS

Novo ídolo palmeirense e substituto de Fernando Prass, Jailson tem renovação encaminhada pelos próximos dois anos. Quem também está apalavrado é o volante Gabriel. Titular da lateral, Zé Roberto aguarda o fim do campeonato para decidir se pendura as chuteiras ou continua. Na rotação de Cuca, Fabiano e Alecsandro tem chances remotas de permanecer, enquanto que Roger Carvalho será liberado.

contpalm

PONTE PRETA

Pensando em 2017, a Ponte já encaminhou a renovação de Aranha. Algumas permanências serão difíceis: Roger tem pré-contrato com o Botafogo, enquanto Maycon e Reinaldo devem voltar para Corinthians e São Paulo. Entre os titulares com contrato encerrando estão o zagueiro Douglas Grolli, o volante João Vitor e o atacante Rhayner. A Macaca já iniciou conversas com o trio.

contpont

SANTA CRUZ

Grande nome do Santa na elite, Keno já tem contrato acertado com o Palmeiras. A dupla de zaga titular, Danny Morais e Neris, pode conseguir uma renovação pensando na Série B de 2017. Outro que vem agradando nos últimos jogos é Léo Moura, jogando no meio de campo. Nomes como Matías Pisano, Jadson e Wallyson se despedem do Santa com rendimento bem abaixo do que se esperava.

contsantacruz

SANTOS

Discutindo a renovação, o mais provável é que Elano pendure as chuteiras e faça parte da comissão técnica do Peixe. Após dez anos no Brasil, Valencia deve voltar ao futebol colombiano. Contratações do início do ano, Paulinho e Joel não agradaram. Enquanto o primeiro tem cinco gols no ano, o camaronês fez sete até agora.

contsantos

SÃO PAULO

A permanência de Mena dependerá de uma negociação com o Cruzeiro, que pode envolver até a troca de outros jogadores. Com a chegada de Wellington Nem, a permanência de Kelvin fica em dúvida. Ytalo renovará depois de grave lesão no joelho. Sem nunca ter jogado pelo time profissional, caberá a Léo continuar ou deixar o Tricolor em 2017.

contsaopa

SPORT

Poucos jogadores da lista vêm sendo utilizados. Paulo Roberto vem sendo escalado pelo técnico Daniel Paulista. Jogadores como Apodi e Vinícius Araújo foram contratados com status de titular, mas são apenas opções no banco. Gabriel Xavier teve um início promissor mas caiu de produção. A tendência é ser devolvido ao Cruzeiro.

contsport

VITÓRIA

A primeira dispensa ocorreu durante a semana, quando o zagueiro Henrique rescindiu contrato sem sequer estrear. As renovações de Diego Renan e Willian Farias estão em andamento, bem como a do goleiro Fernando Miguel, que tem um pré contrato pro ano que vem. Já Victor Ramos e Leandro Domingues, repatriados pela diretoria no início do ano, não agradaram a torcida e devem encabeçar a lista de dispensas ao fim do campeonato.

contvit

ATLÉTICO-GO

O Dragão sobe pra Série A com apenas três jogadores com contrato vigente pra 2017. E o desmanche já se desenha: o lateral-direito e ambidestro Matheus Ribeiro está perto de reforçar o Santos. Já Michel, lateral-esquerdo e volante, tem conversas avançadas com o Grêmio. Outros destaques da campanha do acesso foram o goleiro Kléver, o zagueiro Marllon, o volante Pedro Bambu, o meia Magno Cruz e o atacante Alison. Nenhum deles tem permanência garantida.

contatleticogo

Comentários