07 craques mundiais que foram revelados no Flamengo

Conheça alguns jogadores de grande expressão a nível mundial que foram revelados na Gávea.

Discutir sobre qual é o maior clube do Brasil é bastante polêmico, já que deixar o clubismo de lado nem sempre é fácil. Porém, é inegável que o Clube de Regatas do Flamengo está entre os maiores, com títulos de expressão e uma linda história.

Além dos resultados expressivos conquistados dentro de campo, o clube carioca é um dos maiores formadores de talentos do Brasil, com jogadores que marcaram seus nomes na história do esporte, não apenas a nível nacional, mas também internacional.

Nos acompanhe na leitura para conhecer alguns desses craques. Se você é um apaixonado por futebol, deve saber que alguns desses jogadores vieram do Mengão, mas é provável que tenha algumas surpresas!

Craques do futebol que começaram suas carreiras no Flamengo

Separamos apenas 7 jogadores aqui, mas que já formam uma base e tanto para um timaço, hein?

#01 – Zico, o Galinho de Quintino

O primeiro nome da lista não poderia ser outro. Arthur Antunes Coimbra é considerado como o maior jogador da história do Flamengo, com 15 títulos conquistados pelo clube, entre eles quatro Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1987), uma Copa Libertadores (1981) e uma Copa Intercontinental (Mundial, em 1981).

O grande destaque de Zico realmente foi pelo rubro-negro carioca, mas ele também jogou pela Udinese, da Itália (1983 a 1985), e pelo Kashima Antlers, do Japão (de 1991 a 1994).

Ao todo, foram 789 jogos como profissional (excluindo os disputados pela Seleção Sub-23), sendo 701 jogos por clubes e mais 88 pela Seleção Brasileira, totalizando 789 jogos, com 661 gols marcados e uma invejável média de 0,84 gol/jogo.

#02 – Júnior, o Maestro

Para um jogador ter “Maestro” em seu apelido, já dá para imaginar sua qualidade. Júnior ostenta este apelido, e por mais que possa parecer que seja destinado a um camisa 10 clássico, criador de jogadas, ele era lateral-esquerdo de origem, embora tenha atuado também como lateral-direito, volante e meio-campista.

Foram 1.173 jogos na carreira, sendo 875 deles no Flamengo, de 1974 a 1984 e de 1989 a 1993, além de 88 partidas defendendo as cores da Seleção Brasileira. O Maestro também atuou por dois times italianos: Torino (de 1984 a 1987) e Pescara (de 1987 a 1989).

Na galeria de títulos, Júnior tem Libertadores (1981), Copa Intercontinental (1981), Copa do Brasil (1990) e 4 Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1992), entre outros.

#03 – Adriano, o Imperador

Lembra daquele gol contra a Argentina, na final da Copa América de 2004, um canhão que venceu Abbondanzieri, levou a decisão para os pênaltis e resultou no título do Brasil? Pois é, este é apenas um dos momentos marcantes da carreira de Adriano Leite Ribeiro, o Imperador.

Adriano teve uma carreira mais curta do que seu talento lhe permitia. Foram 416 partidas, sendo 368 jogos por clubes e 48 pela Seleção Brasileira, com 203 gols, uma média de 0,49 gols/partida. O clube pelo qual mais atuou foi a Internazionale (Itália), mas ele também passou por clubes como Fiorentina e Parma (também da Itália), Corinthians e Athletico-PR.

A carreira de Didico, como também era conhecido, teve seu final mais cedo por conta da morte de seu pai, que abalou muito o jogador. Isso, porém, não tira seu merecido lugar como um dos grandes atletas revelados pelo Flamengo, que recebeu o apelido de L’Imperatore, inclusive, quando jogava na Itália.

Entre os títulos, Adriano tem, pela Internazionale, 4 Série A (2005-06, 2006-07, 2007-08 e 2008-09), duas Copas da Itália (2004-05 e 2005-06) e duas Supercopas da Itália (2005 e 2006).

Além disso, ele também tem dois Campeonatos Brasileiros, um pelo Flamengo (2009) e um pelo Corinthians (2011), e uma Copa América (2004) e uma Copa das Confederações da FIFA (2005) pelo Brasil.

#04 – Djalminha, o Mago

Djalma Feitosa Dias, mais conhecido como Djalminha, carrega as alcunhas de “Mago” e também de “Maestro”. Seus lampejos o tornaram um dos grandes jogadores do futebol brasileiro, mais um revelado pelo Mais Querido.

Tendo começado sua carreira no Flamengo, Djalminha também é bastante identificado com o Palmeiras, onde jogou por 2 anos. No total, foram 494 jogos disputados em sua carreira, sendo 480 por clubes e 14 pela Seleção Brasileira.

O melhor momento de sua carreira, porém, ocorreu no Deportivo La Coruña, da Espanha, onde disputou 186 partidas e marcou 50 gols. Entre os principais títulos, ele tem uma Copa do Brasil (1990) e um Campeonato Brasileiro (1992) pelo Flamengo; uma La Liga (1999-00), duas Supercopas da Espanha (2000 e 2002) e uma Copa do Rei (2002) pelo La Coruña.

#05 – Renato Augusto

Embora nunca tenha tido um apelido que pegou tanto, isso não torna Renato Soares de Oliveira Augusto, ou simplesmente Renato Augusto, menos craque. O jogador, que ainda está em atividade, também é uma das crias do Mengão.

Até hoje, o jogador disputou mais de 620 partidas, sendo mais de 590 delas por clubes e 33 pela Seleção Brasileira. O atleta, que já defendeu as cores do Flamengo, do Bayer Leverkusen (Alemanha), Beijing Guoan (China) e Corinthians, também defendeu a Seleção Brasileira em 33 oportunidades. Ao todo, são mais de 90 gols na carreira.

Muito habilidoso, Renato Augusto é um dos grandes jogadores brasileiros que atuam no Brasil na atualidade. Ele ficou marcado por quase fazer seu segundo gol na partida contra a Bélgica, na Copa do Mundo de 2018, que empataria o placar e poderia dar outros rumos ao jogo, que infelizmente culminou na eliminação da Seleção Brasileira.

#06 – Rafinha, o multicampeão

Márcio Rafael Ferreira de Souza. É provável que você não o conheça por este nome, mas sim por Rafinha, o lateral-direito que tem uma carreira recheada de títulos (por isso decidimos dar a ele este apelido).

Por ser lateral, seu destaque não são os gols. Porém, a trajetória de Rafinha é gigantesca, tendo defendido o Bayern de Munique, maior time da Alemanha, por 266 partidas. Além disso, ele também passou por Schalke 04 (Alemanha), Genoa (Itália) e Olympiacos (Grécia).

O jogador, que começou sua carreira nas categorias de base do Flamengo em parceria com o CFZ, do Rio de Janeiro, também tem uma forte identificação com outros clubes brasileiros, especialmente com o São Paulo, onde foi campeão da Copa do Brasil de 2023 há alguns dias, tendo levantado o troféu como capitão da equipe.

O jogador tem 7 Campeonatos Alemães, 1 Liga dos Campeões da UEFA, 4 Copas da Alemanha, 1 Supercopa da UEFA e 1 Mundial de Clubes da FIFA, todos pelo Bayern de Munique. Além disso, ele também já foi campeão carioca pelo Flamengo e da Copa do Brasil pelo São Paulo, entre outros títulos.

#07 – Vinícius Júnior, o Malvadeza

Por último, trazemos aquele que, atualmente, é o maior destaque brasileiro nos gramados europeus: Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, ou simplesmente Vini Jr. ou Vini Malvadeza.

O atleta, que jogou por 12 anos nas categorias de base do Flamengo, ficou por apenas 2 anos no time profissional do Mengão e, depois, foi transferido para o Real Madrid. Até hoje, já são 228 jogos em 5 anos de clube, além de 61 gols pelo time merengue.

Embora não tenha sido campeão pelo time profissional do Flamengo, Vini já coleciona vários títulos pelo Real Madrid, como 2 La Liga, 2 Mundiais de Clubes e 1 Liga dos Campeões da UEFA, tudo isso com apenas 23 anos. É muito provável que o atleta ainda conquiste muitos títulos de grande expressão em sua carreira.

Flamengo, uma grande fonte de craques

Esses nomes são apenas alguns dos craques que começaram suas carreiras no Flamengo, todos com grande relevância nacional e internacional. É bem provável que essa lista siga aumentando com o passar do tempo, dado o tamanho do Clube de Regatas do Flamengo e sua representatividade a nível nacional e internacional.

Quando estiver procurando por suas dicas para apostas esportivas, vale dar uma olhada em Vini Jr., Rafinha e Renato Augusto, que ainda estão em atividade. Aliando o talento deles com a sua capacidade de pesquisar e elaborar os melhores palpites, você pode sentir um pedacinho da conquista que esses atletas vivenciam em suas carreiras!

Sair da versão mobile