Campeonato do Nordeste está de volta

Está de volta o campeonato que, há uma década, mostrou um caminho possível aos clubes da região.

 

Grupos já foram sorteados e vale frisar que a competição valerá vaga na Copa Sul-Americana a partir da edição de 2014.

O mais rentável e charmoso campeonato de clubes do Nordeste está de volta. O Campeonato do Nordeste voltará ao calendário oficial da CBF em 2013, com 16 clubes. Pernambuco, assim como a Bahia, terá direito a três representantes. O Campeonato do Nordeste de 2013 será disputado no período de 19 de janeiro a 17 de março.

Os participantes da edição 2013 foram definidos via campeonatos estaduais e deixaram equipes tradicionais de fora do certame, como por exemplo o Náutico, CSA, Treze e Sergipe.

Para 2013 estão confirmados América (RN), ABC, Souza (PB), Campinense, Sport, Santa Cruz, Salgueiro (PE), ASA, CRB, Ceará, Fortaleza, Itabaiana (SE), Confiança, Bahia, Feirense (BA) e Vitória, que no ano que vem ainda não premiará o campeão com uma vaga na Copa Sul-Americana, mas esse ”prêmio” estará já na edição de 2014, conforme oficializado por Virgilio Elísio (Diretor de competições da CBF) na noite de hoje após o sorteio dos grupos.

O formato do campeonato terá 16 equipes divididas em 4 grupos, avançando os melhores para as quartas de final. O Campeonato ocorrerá em paralelo aos estaduais para evitar que as equipes utilizem time reserva ou sub 20 por causa do campeonato Brasileiro.

Na noite desta quinta-feira em Fortaleza foram sorteados os grupos da competição, que configurou o grupo A como o ”Grupo da Morte” da competição. Por outro lado Santa Cruz e CRB pegaram adversários teoricamente fracos e não devem ter problemas para avançar de fase.

Assim ficaram definidos os grupos do campeonato:

A: Bahia, Ceará, ABC, Itabaiana
B: Sport, Fortaleza, Confiança, Sousa
C: Vitória, América RN, ASA, Salgueiro
D: Santa Cruz, CRB, Campinense, Feirense

Transmissões:

O presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha confirmou a participação da TV no Campeonato Regional de 2013. A Globo Nordeste vai transmitir os jogos das quartas-feiras, às 21h50, para toda a região. De acordo com o dirigente, o Sportv vai transmitir uma partida nas quintas-feira, às 19h30, e o Esporte Interativo vai mostrar os jogos de quinta às 21h30, e de sábado à noite. Com a participação confirmada da TV, Eduardo Rocha tenta buscar agora um patrocinador máster para a competição.

Campeões:

Vale lembrar que o Vitória foi o ultimo campeão do campeonato realizado em 2010. O clube da Bahia ganhou a competição outras 3 vezes e é o maior vencedor do torneio com 4 títulos.

Bahia e Sport com 2 conquistas e América (RN) e Ceará com 1 cada são os outros vencedores.

Comentários

Jornalista recifense, sócio-diretor do Doentes por Futebol, editor da Revista Febre. Curioso observador de tudo o que cerca o futebol brasileiro e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.