Equilíbrio nas eliminatórias sulamericanas

  • por Mauricio Fernando
  • 8 Anos atrás

A 8ª rodada das Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo de 2014 foi realizada nesta terça feira, com um detalhe interessante: nenhum mandante venceu (foram duas vitórias do visitantes e dois empates). Com os resultados, a tabela de classificação ficou toda embolada na parte de cima. A Argentina é líder com 14 pontos, em seguida, com 13, aparecem Colômbia e Equador, com 12 estão Uruguai e Chile, que perde no critério desempate e estaria na disputa de repescagem, caso as eliminatórias terminassem hoje. Um ponto abaixo da zona de classificação está a Venezuela, com 11 pontos. Na parte de baixo da tabela estão Peru com 7 pontos, e os lanternas Bolívia e o surpreendente Paraguai, que fazem péssima campanha, com apenas 4 pontos. O uruguaio Suárez e o argentino Higuaín lideram a artilharia com 6 gols.

Pois bem, a rodada começou com um belo jogo. A Colômbia, que não vencia o Chile há 11 anos em Eliminatórias, surpreendeu os Rojos, e de virada, conseguiu uma bela vitória de virada por 3×1. Matías Fernández abriu o placar no 1º tempo, com a contribuição do goleiro Ospina, mas no 2º tempo, a Colômbia voltou melhor e fez três, com James Rodríguez, em bela cobrança de falta, Falcao Garcia, novamente ele, recebendo belo passe de Guarín, e Téo Gutierrez. Com o resultado a Seleção Colombiana ratificou a boa fase e esta geração segue demonstrando que tem tudo para levar o país de volta à Copa do Mundo, após três edições ausentes. Já o Chile, na zona de repescagem, liga o sinal de alerta e não pode bobear se quiser participar do próximo mundial.

Em seguida, foi a vez de Uruguai e Equador fazerem um jogo polêmico em solo uruguaio. Os visitantes abriram o placar logo no início, aos sete, com Caicedo, em pênalti que ele mesmo sofreu, cometido por Lugano. O Equador dominou a primeira etapa, mas não chegou ao segundo gol. Na etapa final, com as substituições realizadas, especialmente após a entrada de Christian Rodríguez, a Celeste passou a ter o domínio, e acabou chegando ao empate com Cavani, após uma jogada confusa em que bola bateu em Forlán antes de chegar no matador do Napoli. No fim da partida surgiu a polêmica: Chucho Benítez deu uma arrancada espetacular e caiu na área após driblar Muslera, o árbitro Carlos Amarilla entendeu como simulação e deu amarelo ao atacante, revoltando os equatorianos, que partiram pra cima do árbitro paraguaio. Antonio Valencia ofendeu Amarilla e acabou sendo expulso. Ao fim da partida, o meia do Manchester United disse ter sido uma vergonha o que aconteceu. O resultado acabou ficando mesmo no 1×1. Melhor para os visitantes.

No Paraguai, a Venezuela surpreendeu os donos da casa e conseguiu uma bela vitória por 2×0, com dois gols do atacante Rondón e boa atuação do goleiro Dani Hernández. A Vinotinto segue firme na briga para disputar sua primeira Copa do Mundo, enquanto que a Seleção Guarani fica em situação delicada e vai precisar se superar, caso queira vir ao mundial do Brasil. Os fãs de Larissa Riquelme lamentam, mas esperam que ele venha, pois pelo andar dos acontecimentos, a seleção de seu país não irá se classificar.

Fechando a rodada, Peru e Argentina realizaram uma partida eletrizante, em que a equipe da casa ditou um ritmo acelerado. Prova disso, foi o pênalti sofrido pelos peruanos no primeiro minuto de jogo, porém o centroavante Claudio Pizarro acabou por desperdiçar a chance. Ainda sim, Los Incas se jogaram ao ataque, e chegaram ao gol com Zambrano. Porém, ainda no fim da primeira etapa, Higuaín completou o passe de Lavezzi e empatou para a Argentina. Os peruanos, com atuações destacadas de Farfán e do corintiano Ramirez, pressionaram a equipe argentina durante todo o segundo tempo, mas acabaram não chegando a vitória. Mereciam melhor sorte na partida. Messi ficou apagado e pouco apareceu no jogo, justificando um pouco a má atuação da albiceleste, que segue na liderança.

A próxima rodada, a nona, que fecha o 1º turno, terá as seguintes partidas: o clássico Argentina x Uruguai, Colômbia x Paraguai, Equador x Chile e Bolívia x Peru. A Venezuela terá folga. As datas ainda não foram divulgadas.

Confira os resultados e autores dos gols das partidas desta 8ª rodada:

Chile 1×3 Colômbia
Matias Fernandez x James Rodríguez, Falcao Garcia e Téo Gutierrez

Uruguai 1×1 Equador
Cavani x Caicedo

Paraguai 0x2 Venezuela
Rondón (2)

Peru 1×1 Argentina
Zambrano x Higuaín

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.