Justiça Tardia » DPF

Justiça Tardia

  • por Gregor Vasconcelos
  • 7 Anos atrás

Foto: PA – Memorial do Liverpool as vitimas da tragédia de Hillsborough

No dia 15 de Abril de 1989, ocorreu uma das maiores tragédias da historia do futebol inglês, o que veio a ser conhecido como o desastre de Hillsborough. Na partida semi-final da FA Cup entre Liverpool e Nottingham Forest, no estádio de Hillsborough, em Sheffield, muitos torcedores dos Reds conseguiram entrar na partida sem ingresso. E com a sobrelotação, a arquibancada supe

rior caiu, matando 94 torcedores na hora (mais 2 morreram no hospital depois) e machucando gravemente mais 766, todos torcedores do Liverpool. Essa tragédia foi responsavel pela proibição de arquibancadas nos estádios do Reino Unido.Apesar do Taylor Report (documento que investigava as causas da tragédia) ter dado como causa oficial do desastre a falha da polícia de South Yorkshire em controlar a multidão, as partes culpadas nunca foram punidas, já que a polícia oficialmente culpava os torcedores do Liverpool pela tragédia. Essa acusação resultou em revolta de torcedores da equipe, que começaram a campanha “JFT96” (Justice For The 96, se referindo ao número de mortos no desastre), que buscava descobrir toda a verdade por trás do occorido. A manchete “THE TRUTH” do tablóide “The Sun” prometia trazer a verdade sobre a situação, mas ela insensivelmente acusava os torcedores sobreviventes de roubarem os mortos e de atacarem os policiais que tentavam resgatar as vítimas, humilhando ainda mais os torcedores presentes.

Hoje, mais de 23 anos depois, o movimento pode finalmente ter conseguido sua grande vitória. Em discurso ao Parlamento, o Primeiro Ministro, David Cameron, pediu desculpas à cidade de Liverpool pela dupla-injustiça da tragédia, se referindo à injustiça das vidas perdidas e da culpa que havia sido desviada dos verdadeiros responsáveis. Relatórios, que nunca tinham sido vistos, confirmavam que os torcedores não tiveram culpa do ocorrido. Cameron também disse que a polícia fez um grande esforço para esconder as suas falhas naquele dia, já que 41 torcedores que perderam suas vidas poderiam ter sido salvos, mas morreram devido a ineficiência do trabalho de resgate.

Os familiares das vítimas foram informados sobre os detalhes dos relatórios, que deverão ficar disponíveis ao público em breve. Finalmente, depois de 20 anos de protestos pela verdade, os familiares verão os culpados punidos e seus queridos inocentados. Isso não vai trazê-los de volta, mas hoje, Liverpool dorme com um gostinho de vitória e a sensação de que a justiça finalmente será cumprida.

Comentários

Torcedor fanatico do Arsenal e do Flamengo, Gregor é fã de longa data da Premier League, acompanhando a liga avidamente há 10 temporadas. Formado em linguística inglesa pela universidade King's College em Londres, agora faz mestrado em linguistica e literatura na universidade de Zurich. Colunista da extinta revista "Doentes por Futebol", hoje é o editor de futebol inglês no site.