Resumão – Futebol Nordestino

Confira a movimentação nos clubes da região durante a semana.

 

Boa noite, doentes!

Para quem é fã do futebol nordestino e gosta de informações objetivas e dinâmicas, sem lenga-lenga, segue abaixo o resumo de tudo o que aconteceu de mais relevante no nosso querido Nordeste Beleza.

FUTEBOL BAIANO

O futebol baiano, sobretudo o lado tricolor do estado, permanece balançando com o escândalo protagonizado pelo atacante Souza. O atacante reagiu com indiferença às acusações de ter agredido uma mulher, e segue treinando normalmente para o jogo contra o Internacional. Para o final de semana, algumas boas novidades para o torcedor do Tricolor de Aço: o menino Gabriel, revelação do time no campeonato, volta de lesão. Além dele, o lateral esquerdo Jussandro também retorna ao time. Já o Leão da Barra contará com a volta do meia Tartá para a partida contra o Goiás. Léo, Uellinton e Nino seguirão desfalcando o time. Quem apita Bahia x Inter é Ronan Marques Rosa, enquanto Ricardo Marques Ribeiro apitará Vitória x Goiás.

FUTEBOL ALAGOANO

Em Alagoas, os clubes seguem se reforçando para a disputa da Série B. Ameaçados pelo fantasma do rebaixamento, ASA e CRB adotam estratégias diferentes para escapar: o Galo da Pajuçara anunciou, ao longo da semana, o meia Ronaldo – destaque do CSA na Série D com nove gols – e o experiente atacante Denilson, que estava no Pohang Steelers e foi artilheiro do Mundial de Clubes de 2009. Já o clube de Arapiraca não agiu na última semana do mercado e preferiu apostar no elenco, que conta com as voltas do meia Didira e do lateral Gabriel para o jogo contra o América de Natal, no qual se celebrará o aniversário de 60 anos do clube.

FUTEBOL PARAIBANO

Em Campina Grande, semana cheia de rumores e polêmicas: Marcelo Vilar, treinador do Treze, teria recebido uma sondagem da diretoria do Santa Cruz, segundo a imprensa paraibana. No entanto, o técnico diz ter recebido seis ligações e negado todas. Já o Campinense corre sério risco: pode ser eliminado da Série D por ter escalado, de forma irregular, o zagueiro Breno, ex-Náutico e filho do ex-jogador Zé do Carmo. Ele levou três cartões amarelos e deveria ter cumprido suspensão automática, mas o clube garante ter uma Certidão Negativa expedida pela CBF na qual um árbitro assume ter errado ao punir o atleta. Na capital paraibana, o Botafogo anunciou a contratação do zagueiro Kelvin, emprestado pelo Sport, para a disputa da Copa Paraíba.

FUTEBOL POTIGUAR

Confusão também no lado alvirrubro de Natal: o atacante Max, ex-Palmeiras, foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaína. O clube prepara a contra-prova para contestar o resultado do exame. O ABC, por sua vez, reforçou seu elenco com o lateral direito Raulen, o lateral Esquerdinha e o atacante Baiano. A notícia ruim ficou por conta da lesão do atacante Eliomar Bombinha, que machucou os ligamentos do joelho e ficará de fora até o final da temporada.

FUTEBOL CEARENSE

No estado cearense, o Ceará, sétimo colocado na série B, vem de seis jogos sem derrota e enfrenta o Atlético-PR, em Curitiba. A equipe não contará com Eusébio, lesionado, mas poderá ter a reestreia do atacante Magno Alves, contratado junto ao Sport na última semana. Já o Tricolor do Pici, enfrenta o Salgueiro, fora de casa, em busca da manutenção da invencibilidade na Série C que já dura dez jogos. A equipe não contará com o atacante Ray, novamente lesionado, e terá Cléo e Assisinho formando a dupla de ataque. Enquanto isso, o Icasa jogará sua última partida em casa nesta Série C: a equipe perdeu quatro mandos de campo devido a incidentes na partida contra o Fortaleza, em 19/08, e começará a cumprir a pena após o próximo domingo. Por fim, o Guarany de Sobral contratou o atacante Wanderley junto ao CRB. Ele já havia passado no Cacique do Vale na campanha do título da Série D, em 2010, e vem como esperança de gols para salvar a equipe do rebaixamento.

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Em Pernambuco, o Sport anunciou a contratação do meia-atacante Diogo Barcelos junto ao Bonsucesso. O jogador, irmão gêmeo do atacante Diego, surgiu com muita pompa no Internacional, rodou por vários clubes e jamais provou seu potencial. Para a próxima partida, diante do Coritiba, dia 23/09, a equipe contará com a volta do zagueiro Diego Ivo, porém continuará sem o goleiro Magrão (lesionado), além de Edcarlos (suspenso) e, possivelmente, Rithelly (não treinou nesta sexta-feira). O Náutico, por sua vez, contratou o atacante Reis, ex-Ponte Preta e Cruzeiro. A equipe também contará com um reforço inesperado para pelo menos uma partida do Brasileirão: o ex-atacante Kuki, ídolo da torcida alvirrubra, foi inscrito no torneio com o intuito de jogar uma partida de despedida pelo clube recifense. Para o próximo jogo, o Timbu seguirá sem o artilheiro Kieza (lesionado), mas terá a volta do lateral Patric que cumpriu suspensão. Na Série C, o Santa Cruz, que finalmente quitou a folha salarial de julho, segue indefinido para a partida ante ao Paysandu, no próximo sábado. O técnico Zé Teodoro realizou treinos fechados ao longo da semana e afirmou que tem duas opções de escalação em mente para a partida. O treinador, porém, confirmou a volta de Memo à equipe principal após cumprir suspensão. Já o Salgueiro, animado após a boa vitória sobre o Guarany por 3×0 na última rodada, enfrenta o vice-líder Fortaleza, no Cornélio de Barros e busca fazer valer o calor de sua torcida para permanecer no G4 do Grupo A da Série C.

FUTEBOL MARANHENSE

O futebol Maranhense conta apenas com um clube em atividade no Campeonato Brasileiro: o Sampaio Corrêa, que está a um empate por 0x0, ou uma vitória simples, da volta à Série C. A diretoria da equipe, reduziu em 50% os preços dos ingressos para a partida do próximo domingo, no estádio do Castelão, em São Luís, e espera contar com a força de 40 mil torcedores na arquibancada para conseguir o tão sonhado acesso. O técnico Flávio Araújo terá à sua disposição todo o elenco para a partida diante do Mixto, inclusive os volantes Robson Simplício e Eloir, poupados com desconfortos musculares dos treinos no meio de semana.

Por Déric Amaral e Pedro Galindo

(Se você torce para algum clube nordestino ou apenas curte acompanhar o futebol da região e tem interesse em colaborar com a Doentes por Futebol, entre em contato. Precisamos da sua ajuda para continuar fazendo a cobertura esportiva mais democrática do país!)

Comentários

Jornalista recifense, sócio-diretor do Doentes por Futebol, editor da Revista Febre. Curioso observador de tudo o que cerca o futebol brasileiro e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.