Seleção dos melhores comentaristas da televisão

  • por Mauricio Fernando
  • 8 Anos atrás

 

Muitos pensam que comentarista de futebol é uma profissão fácil. Parece, mas não é. Milhões de brasileiros dão seus pitacos diariamente, seja no trabalho, na escola, no bar. Todos acreditam entender do esporte. Pois é ai que está o perigo e a dificuldade em analisar profissionalmente o que acontece dentro (e também fora) das quatro linhas. Dentro de um universo tão rico de especialistas (ou não),alguns tem se destacado.

A ESPN se consolidou como o celeiro de grandes profissionais da área, e dentre vários bons nomes, alguns se destacam. A começar pela enciclopédia humana, o homem da prancheta e suas precisas análises táticas, dentre outras qualidades. Paulo Vinícius Coelho, o PVC, tem fãs espalhados por todo o país, devido ao seu vasto repertório. Paulo Calçade é outro grande talento da casa, que comenta com propriedade há muito tempo, mas tem um estilo mais discreto. Discrição que contrasta com as opiniões fortes de Mauro Cezar Pereira, o contestador, capaz de despertar diferentes sentimentos a cada comentário. Léo Bertozzi, Gian Oddi e Alexandre Oliveira, “o comentarista moleque”, também merecem menção, apesar de menos cartaz na emissora.

O Sportv por sua vez, possui uma grande quantidade de profissionais, o que nem sempre se traduz em qualidade, mas a emissora também possui grandes comentaristas à serviço. Exemplo disso é o surgimento de Raphael Rezende, uma das grandes revelações dos comentários, que vem evoluindo e mostrando seu valor no que tem lhe sido proposto, desde os campeonatos nacionais até as categorias de base, área em que o promissor analista tem impressionado, mostrando muito conhecimento. Mauricio Noriega e Lédio Carmona, comentaristas com posição de destaque na emissora,apesar de contestados por seguirem o “Padrão Globo”, também mostram-se qualificados.

O recém chegado Fox Sports, mescla comentaristas advindos de emissoras concorrentes, com “jovens talentos”. Os (bons) comentaristas principais Rodrigo Bueno e Paulo Julio Clement dão o cartão de visitas da nova emissora.

O Esporte Interativo, via alternativa para os aficcionados por futebol, possui outro jovem talento dos comentários. Rafael Oliveira, apesar de ter o futebol inglês como especialidade, vem fazendo bonito nos diversos campeonatos que o canal vem mostrando. Os irreverentes Vitor Sergio Rodrigues e Henrique Marques, na maioria das vezes acompanhados pelo cômico André Henning, dão uma tônica divertida às transmissões, sem se perder nas análises.

Já os canais abertos mais conhecidos, em regra, não demonstram, com seus comentaristas, nível nem próximo do que é apresentado nos canais especializados de esporte. Mauro Betting, que comenta futebol europeu na Band, é uma exceção que comprova esta regra, pois também desfila seus pertinentes comentários ao Band Sports. Bruno Prado, outra boa revelação, é um talento perdido na televisão com a crise que assola a Rede TV, e também merece ser lembrado.

Ocorre que a busca pela audiência, ou pela manutenção da mesma, não permite um aprofundamento nas análises. Em alguns casos, a linha seguida por algumas emissoras fazem com que os comentaristas mais pareçam comentar em um boteco, do que na televisão, possivelmente com o intuito de aproximação do telespectador.

É inegável a popularidade de comentaristas como Neto, Edmundo, Caio Ribeiro ou Casagrande, até pelo alcance que estes possuem, mas com todo o respeito, será mesmo que eles podem ser considerados especialistas?

A Doentes por Futebol apresenta a enquete e convida à todos a votarem e debaterem.

Pra você, qual o melhor comentarista de futebol do país?

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.