Stevan Jovetić – de Montenegro para o Mundo

  • por Tiago Lima Domingos
  • 8 Anos atrás

A cara ainda é de moleque, mas o futebol é de gente grande. Stevan Jovetić já é realidade pra quem acompanha a carreira do jogador desde a sua chegada à Itália. Contratado junto ao Partizan, chegou a Florença com 18 anos, quando tinha mais fios de cabelo do que conquistas no currículo e hoje, quatro anos depois, é vice-capitão (capitão por diversas vezes na última temporada) e referência do clube viola.

Habilidoso, incisivo e cheio de personalidade, o jogador que, quando criança, tinha como ídolo Andriy Shevchenko, começa a dar mostras claras de evolução na carreira e de que não deve durar mais que essa temporada na Fiorentina. E o que não faltou foi assédio para ele sair de lá. Inter, Napoli, Juventus, Chelsea e Manchester City tentaram o jogador, mas o presidente Andrea Della Valle tratou de acabar com as especulações e disse que não aceitaria qualquer proposta pelo seu melhor atleta.A carreira na FiorentinaNa 1ª temporada, a de adaptação, foi discreto. Apenas 2 gols, quando ainda alternava a titularidade e o banco de reservas. Mas foi na temporada seguinte que começou a despontar, sobretudo na sua participação na Champions League de 2009/10. Foram 5 gols em 6 partidas, e gols importantes, como o contra o Sporting que classificou a Viola à fase de grupos da competição. Na fase de grupos, anotou os dois gols da vitória sobre o Liverpool, e mais dois gols diante do Bayern de Munique nas oitavas de final. Mas ali, a Fiorentina cairia pelo critério de gols fora de casa (perdeu na Alemanha por 2-1, e ganhou na Itália por 3-2).

O mundo já o conhecia e a temporada 2010/11 seria a da afirmação da sua carreira. Mas infelizmente tudo deu errado. Num treinamento de pré-temporada, num choque com Bolatti (hoje jogador do Internacional), ficou constatada uma lesão gravíssima no joelho que o deixou de fora dos gramados por toda a temporada.

E agora? Depois de curado, uma ponta de dúvida cairia sobre o jogador. Não se sabia como reagiria à cirurgia e a tanto tempo longe dos gramados. Foi aí que se superou. Jovetic foi protagonista aos 22 anos e principal responsável pela permanência da Fiorentina na Série A na temporada 2011/2012. Foram 14 gols em 27 jogos. Fazer o que fez com o péssimo time daquela temporada e liderando uma equipe tão jovem foi a consolidação de que é, de fato, realidade no futebol atual.

Agora, na temporada 2012/2013, com um elenco mais qualificado ao seu lado, tem tudo pra explodir de vez pra quem não o conhece. Nas duas primeiras rodadas do Campeonato Italiano, são 3 gols (todos do clube até aqui) e a certeza de uma grande temporada.

Nome: Stevan Jovetić
Nacionalidade: Montenegro
Altura: 185 cm
Peso: 80 kg
Posição: Meia-armador (o vértice avançado do losango do meio-de-campo) / Segundo Atacante

Títulos:
Campeonato sérvio: 1
Partizan Belgrado: 2007-2008
Copa da Sérvia: 1

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.