Aniversário do Careca

  • por Bráulio Silva
  • 9 Anos atrás

Principal atacante brasileiro nos anos 80, Careca completa hoje 52 anos. Nascido em Araraquara, apesar da vasta cabeleira, ganhou esse apelido por ser fã do palhaço Carequinha

O atacante chegou ao Guarani com 15 anos e profissionalizou-se aos 17. Em seu primeiro campeonato disputado, conquistou o Brasileirão (1978) pelo time campineiro, inclusive fazendo o gol do título. Até hoje, o único título nacional de um clube do interior.

Depois de ser cortado as vésperas da Copa de 1982, com uma lesão na coxa, Careca foi contratado pelo São Paulo. No tricolor, após um começo vacilante, se firmou como um dos grandes ídolos e foi campeão Paulista (1985) e Brasileiro (1986). Anotou 115 gols pelo São Paulo.

Em 1987, Careca chegou ao Napoli e formou com Maradona a maior dupla da história do clube. Pelo time do sul da bota, Careca conquistou a Copa da Uefa de 1989 e o Calcio em 1990. Além de balançar por 73 vezes as redes adversárias.

Pela seleção após a frustração do corte em 1982, Careca disputou os Mundiais de 1986 e de 1990. Em nove jogos, marcou sete gols, mas não conseguiu levar a seleção ao topo. Em 1993 após uma partida contra o Equador, pediu dispensa ao técnico Carlos Alberto Parreira e nunca mais foi convocado.

Atuou ainda no Kashiwa Reysol-JAP e, prestes a encerrar a carreira, retornou ao Brasil em 1997 onde atuou no Santos, seu time de coração na infância.

Comentários

Paulistano, casado e com 33 anos. Apaixonado por futebol e pelo São Paulo FC. De memória privilegiada, adora relatar e debater fatos futebolísticos de outrora. Ex-estudante de jornalismo, hoje gerencia uma drogaria no município de Barueri, além de escrever para a Doentes por Futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.