Barcelona x Real Madrid – Pré-jogo

  • por Victor Mendes Xavier
  • 7 Anos atrás

Superclássico. Assim é conhecido o duelo entre Barcelona e Real Madrid. E hoje, às 14h50 (horário de Brasília), a rivalidade ganha mais um capítulo. No Camp Nou, as duas equipes se enfrentam pela terceira vez na temporada 2012/2013, a primeira pelo Campeonato Espanhol. Em agosto, dois confrontos pela Supercopa deram o título do torneio no critério de desempate (Barcelona 3×2 Real Madrid na ida e Real Madrid 2×1 Barcelona na volta) à equipe treinada por José Mourinho.

Como não poderia deixar de ser, o português tem dúvidas na escalação. A principal delas no meio-campo. Após a boa partida do brasileiro Kaká no meio de semana contra o Ajax, pela Liga dos Campeões da UEFA, o meio-campista recuperou sua moral com a torcida merengue. Em enquete promovida pelo jornal Marca, mais de 74% dos votantes querem o ex-Milan de titular em dentrimento de Mesut Özil e Luka Modric. O alemão não vive boa fase e, segundo especula a imprensa espanhola, estaria em atrito com o gajo. Hoje, surgiu a especulação de que o camisa 10 deseja ir embora e o Manchester United pode ser seu destino.

Messi e Cristiano Ronaldo são as estrelas de Barcelona e Real Madrid, que se enfrentam logo mais no Camp Nou. Quem levará a melhor?

No Barcelona, as dúvidas também existem. Tito Vilanova recuperou Andrés Iniesta, mas vive um dilema: escolher um entre Cesc Fàbregas, Alexis Sánchez e o meio-campista autor do gol do título da Espanha na Copa do Mundo de 2010. Fàbregas, nos últimos dois jogos, anotou três gols e, assim como Kaká na capital, recuperou sua moral com a torcida culé. Sánchez, que também estava em fase negra, voltou a balançar as redes no confronto contra o Benfica, pela segunda rodada da Liga dos Campeões. Não só de gol viveu o chileno, que foi um dos melhores em campo atuando aberto à esquerda do 4-3-3 do treinador catalão. Na zaga, Vilanova irá esperar até a última hora por Gerard Piqué, que treinou com o grupo ontem e poderá estar apto. Caso o zagueiro não jogue, o treinador irá continuar utilizando Alex Song e Javier Mascherano como defensores.

Capítulo à parte do duelo está a disputa particular entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, os melhores jogadores do mundo. O português, ao marcar no último duelo entre as duas equipes, tornou-se o primeiro jogador da história a marcar cinco vezes consecutivas no superclássico. O argentino, por sua vez, é o segundo maior artilheiro do confronto, com 15 gols, a três do compatriota Di Stéfano. A torcida catalã espera que o camisa 10 possa igualar o ex-atacante madridista mais tarde. Vale lembrar que Messi já anotou um hat-trick no Real Madrid, há cinco anos, num empate por 3×3 no Camp Nou.

Fora de campo, o clássico ganhou contornos quentes, envolvendo também a questão política entre Catalunha e Madrid. Enquanto Piqué e Tito Vilanova resolveram fugir do assunto, Xavi não teve papas na língua: “somos os principais representantes da Catalunha no esporte e uma vitória diante do Real Madrid aumenta a auto-estima do povo”, disse. O envolvimento político no clássico é tão grande que até a Assembleia Nacional Catalã (ACN) convocou para o minuto 17 e 14 segundos um grito pela independência da Catalunha nas arquibancadas. O instante se dá em alusão ao ano 1714, quando as tropas catalãs se renderam para o rei da França Felipe V. Assim começou a submissão da região perante o Reino da Espanha. Antes da bola rolar, ainda haverá um mosaico da torcida culé com as cores da bandeira da Catalunha, a Senyera.

E aí, Doentes, qual o palpites de você? Ganha o Barcelona de Lionel Messi, 100% na temporada e líder da Liga? Ou o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e José Mourinho irá emplacar a segunda vitória consecutiva por La Liga no Camp Nou? A ESPN Brasil irá transmitir o jogão ao vivo direto de Barcelona.

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.