Resumão do Futebol Nordestino – Parte 1

Confira as novidades do futebol nordestino na última semana.

 

Como em todas as sextas-feiras, aqui vai a primeira parte do Resumão do Futebol Nordestino. Hoje, fique por dentro das principais notícias que rolaram durante a semana sobre os clubes do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Maranhão ainda em ação nas diferentes divisões do Campeonato Brasileiro.

FUTEBOL CEARENSE

O Alvinegro Cearense, que enfrenta hoje, às 21h, o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, tem novidades para a partida. No gol, Dionathan ganhou a vaga de Fernando Henrique. No meio, o volante Juca está de volta à equipe titular, assim como o atacante Mota, que, recuperado de lesão, deve formar pela primeira vez a dupla de ataque titular ao lado de Magno Alves. Além deles, o volante Heleno volta a ser relacionado após seis partidas de fora até do banco de reservas.

A semana do Fortaleza foi de preparação para o Fortaleza visando o confronto com o Cuiabá, amanhã, às 17h, no Presidente Vargas. De acordo com os treinamentos realizados durante a semana, o técnico Vica deverá manter o 3-5-2 utilizado contra o Treze na última rodada e que deu resultado. O treinador, porém, não poderá contar com o zagueiro Micão, suspenso, e deverá promover a volta de Cléber Carioca, que se recuperou de lesão, à zaga do Tricolor do Pici. O técnico também poderá utilizar ao longo da partida o meia Alex Maranhão, que já foi regularizado, e o atacante Waldison, de fora há quatro partidas e que treinou normalmente durante a semana. Ainda sobre o Fortaleza, a diretoria anunciou a renovação de contratos de oito atletas até o dia 10/12/12. São eles: Lopes, Cléo, Cléber Carioca, Geraldo, Kauê, Careca, Mariélson e Ray.

O Icasa, que após oito jogos, voltou a vencer na última rodada e conseguiu sair da zona de rebaixamento do Grupo A da Série C, anunciou, durante a semana, novas contratações. Chegarão o volante Elanardo, ex-Horizonte, e o atacante Niel, ex-Guarani de Juazeiro, que disputaram a final da Taça Fares Lopes e foram indicados pelo técnico do Verdão, Francisco Diá. Ainda durante a última semana, o clube conseguiu um efeito suspensivo junto ao STJD e diminuiu a pena que havia recebido com a perda de quatro mandos de campo para apenas duas partidas. Desta forma, o clube joga as próximas duas partidas contra Santa Cruz e Salgueiro no estádio Agenorzão, em Igatu, e volta a jogar no seu estádio, o Romeirão, frente ao Paysandu, na última rodada da fase de grupos.

Após mais uma derrota na Série C, a diretoria do Guarany, lanterna do Grupo A da competição, resolveu fazer uma faxina no elenco dispensando sete jogadores. O volante Rogério e o atacante Danilo Pitbull foram afastados do grupo por atos de indisciplina. O goleiro Marcelo Silva, o zagueiro Heberth, o lateral esquerdo Jefferson e o meia Marcinho tiveram seus contratos rescindidos. Já o lateral direito Geovany pediu para deixar o clube. O time, que tem poucas chances de escapar do rebaixamento, enfrenta nesta sexta, às 21h30, o Luverdense, líder do grupo e já classificado à próxima fase, em Lucas do Rio Verde.

FUTEBOL POTIGUAR

Diante do CRB, hoje, às 19h30, no Nazarenão, o técnico do América, Roberto Fernandes, não contará com a dupla de zaga titular da equipe: Edson Rocha e Cléber, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Estão fora da partida e deverão dar lugar a Zé Antônio e Rodrigão. Na lateral-esquerda o treinador também não poderá contar com Wanderson (lesionado), Bruno (suspenso) e Gustavo (sem ritmo de jogo), e deverá improvisar o meia Philip na posição. Além disso, o volante Michel Schmöller e o meia Netinho voltaram a sentir lesões e seguem vetados pelo DM. Como boa notícia para Roberto Fernandes apenas a possibilidade de levar ao banco de reservas o atacante Soares, que já cumpriu suspensão.

No sábado, às 16h, é a vez do ABC entrar em campo diante do Vitória, no Barradão. Durante a semana, o treinador da equipe, Ademir Fonseca, fez alterações na formação da equipe, chegando a testar um 4-5-1 com apenas Diego Clementino no ataque, na terça-feira. Mas o treinador voltou atrás na quarta-feira e deve mesmo escalar a equipe em um 4-4-2, ainda assim com mudanças. O técnico deve promover a volta do atacante Éderson, que está recuperado de lesão e marcou dois gols no treino da quarta-feira, além da estreia do zagueiro Gladstone, que entra na vaga de Vinícius, suspenso.

Pela Série D, o Baraúnas se prepara para a partida da volta das semifinais da competição diante do Sampaio Corrêa, que acontecerá no próximo dia 10, em São Luís. Após o empate por 1×1 jogando em Mossoró, o técnico Wassil Mendes poderá contar com força máxima para o próximo duelo, inclusive com o lateral-esquerdo Nininho e o meia Paulinho, que já cumpriram suspensão. O time vem realizando ao longo da semana toda a preparação física e tática para a partida e viajará de Mossoró a Natal, de onde embarcará para São Luís, na próxima terça-feira.
Ainda no Rio Grande do Norte, foi apresentado na última terça-feira o projeto arquitetônico para a reforma total do Nogueirão, em Mossoró, pela governadora do estado Rosalba Ciarlini. De acordo com o projeto, cerca de R$ 39 milhões serão investidos e, quando concluído, o estádio será um dos mais modernos do Rio Grande do Norte.

FUTEBOL ALAGOANO

Após a vitória na última terça feira, frente ao Avaí, por 1×0, com gol do atacante Lúcio Maranhão, o ASA respira na Série B e está a nove pontos da zona de rebaixamento da competição. A equipe, que volta a campo na próxima terça-feira, também no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, diante do desesperado Guaratinguetá, não sofreu nenhum desfalque por suspensão ou lesão no último jogo e ainda poderá contar com a volta do volante Cal, que cumpriu suspensão na última partida.

Enquanto isso, o CRB vive momento complicado na competição e está a apenas três pontos do Guaratinguetá (atualmente o clube que abre o Z4 da Série B). Após a derrota para o Criciúma na última sexta, a diretoria resolveu dispensar três atletas: o volante Gercimar, que pediu para continuar seu tratamento médico em São Paulo, além do atacante Carlinhos Bala e do zagueiro Thiago Gomes, por questões técnicas. Além disso, a diretoria trocou o comando técnico da equipe: saiu Pintado, chegou Roberval Davino. Na sua estreia, o experiente treinador não poderá contar com volante Roberto Lopes, suspenso pelo terceiro amarelo. Já o também volante Marcinho Guerreiro, que seria julgado na última quinta-feira pelo STJD, teve seu julgamento adiado e poderá enfrentar o América-RN. Além dele, o meia Ronaldo, que sentiu dores durante o treino da terça-feira, não deverá ser problema para a partida.

FUTEBOL MARANHENSE

Após o empate por 1×1 na partida de ida das semifinais da Série D, o Sampaio Corrêa se prepara agora para a partida da volta, dia 10/10, em São Luís, ante ao Baraúnas. Após a partida, o técnico da equipe, Flávio Araújo, recebeu a má-notícia que o volante Robson Simplício está fora do restante da temporada. Ao que tudo indica, o jogador sofreu uma ruptura dos ligamentos cruzado anterior e colateral do joelho direito e poderá ficar de fora por até seis meses dos gramados. A boa notícia fica por conta do anúncio da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer do Maranhão de que os laudos necessários para a renovação da liberação do Estádio Castelão até o final do ano já foram enviados à CBF. Com isso, a partida da volta contra o Baraúnas deve ser mesmo no Castelão.

Déric Amaral

Comentários

Jornalista recifense, sócio-diretor do Doentes por Futebol, editor da Revista Febre. Curioso observador de tudo o que cerca o futebol brasileiro e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.