No final de setembro, a Doentes por Futebol apresentou uma matéria que explicava a situação de grandes clubes argentinos ameaçados de rebaixamento. De lá pra cá, quase dois meses se passaram e o panorama mudou em relação ao River Plate, que se recuperou, faz uma campanha média, mas não corre riscos. O San Lorenzo segue ameaçado, no limite de fora da zona do rebaixamento, e ainda precisará se esforçar para escapar. Porém, a situação do Independiente, que já era crítica, segue piorando, e se agravou ainda mais na noite desta última quarta feira.
Como consequência, o Independiente deve sofrer sanções financeiras. O clube, que já está em péssima situação no campeonato argentino, em que, restando quatro rodadas para o fim da temporada, segue na zona de rebaixamento conforme o ranking dos promédios (média dos campeonatos dos últimos três anos), ainda aguarda outras punições determinadas pela AFA, entidade máxima do futebol argentino, e também da justiça do país, que estuda outras punições.
Javier Cantero, presidente do Independiente, declarou guerra às organizadas do clube e disse que identificaria os torcedores envolvidos através de câmeras. E alguns deles já foram identificados e detidos pela polícia local, inclusive Ricardo Pavón, o Richard, considerado o comandante da revolta dos “hinchada roja”.
A continuação da partida foi remarcada para o próximo dia 28 e poderá acontecer sob portões fechados para os torcedores.
Veja algumas imagens do ocorrido na transmissão da Fox Sports brasileira: http://