Ele foi perseguido, criticado e até hoje não é visto com bons olhos, e realmente ele deu e ainda dá motivos para que isso aconteça. Marcado na temporada passada pela suspensão por ter supostamente ofendido de forma racista o lateral Evra do Manchester United, o uruguaio Luis Suárez andava triste, cabisbaixo.
Pois na temporada 2012-13, Luisito veio disposto a calar os críticos, e tem calado da melhor forma possível, com gols e boas atuações. Em ótima fase, Suárez é o artilheiro da Premier League com 10 gols em 12 jogos e ainda tem 3 assistências na Liga, o que significa que o uruguaio tem responsabilidade direta em 13 dos 17 gols marcados pelo Liverpool na competição até aqui. Ou seja, mais de 75%. Nas últimas cinco partidas, foram seis gols, e na temporada, são 13 em 17 partidas. No último final de semana, Suárez marcou os dois primeiros e iniciou a jogada do terceiro gol na boa vitória sobre o Wigan por 3-0. Os números comprovam a nítida dependência de seu futebol para o Liverpool.
No entanto, como não podia deixar de ser, o atacante já se envolveu em uma grande polêmica na atual temporada. Tem sido acusado pela imprensa inglesa de ser um jogador “cai-cai”, que simula faltas para jogar a torcida contra o árbitro. No auge dessa polêmica, o treinador David Moyes, do rival Everton, disse estar preocupado com as simulações de Suárez no clássico de Liverpool, que estava por ocorrer. Na partida, procedida no último dia 28, “El Pistolero” Suárez marcou os dois gols do Liverpool e em um deles comemorou se atirando à frente de Moyes. Aí sim, uma provocação válida em resposta a outra provocação.
Suárez é por natureza um atacante que arrisca muito, e por isso também erra proporcionalmente. Na temporada passada, errou com muita frequência e ainda teve os problemas já mencionados, mas que parecem estar superados. As polêmicas devem seguir presentes em sua carreira e as críticas por seu temperamento certamente continuarão, mas é inegável que o uruguaio nesta temporada está mais à vontade e totalmente adaptado ao futebol inglês. Suárez parece ter se encontrado e tem acertado mais, está mais confiante e consequentemente os gols tem saído. Resta saber se o Liverpool, que conta com um elenco bastante renovado, se aproveitará da pistola novamente afiada de Suárez e trilhará também com mais freqüência o caminho das vitórias.