Abre o Olho, Lusa

  • por Bráulio Silva
  • 8 Anos atrás

A Portuguesa, que já alcançou o vice-campeonato Brasileiro em 1996, coleciona nos últimos 10 anos rebaixamentos pra lá de inesperados.

Clube com 92 anos de tradição, a Portuguesa nos últimos 10 anos foi rebaixada em quatro oportunidades, fora outros sustos. E como em 2012, em nenhuma delas o clube era favorito à queda.

O primeiro rebaixamento veio no ano de 2002. Com o Brasileirão ainda no formato antigo, a Lusa ficou boa parte do campeonato longe da zona de descenso. Mas nos últimos seis jogos colecionou cinco derrotas e um empate, despencando na competição. No auge da crise, derrota para o Bahia em casa na última rodada e o time que ainda não havia figurado na ZR, terminou o campeonato rebaixado.

Na Série B, o time do Canindé fez campanhas medianas. Em 2005 terminou na quarta colocação, quando só subiam duas equipes.

Mas o bom momento parou por aí, pois no Paulistão do ano seguinte veio nova queda. Num campeonato de 19 rodadas e em pontos corridos a Lusa perdeu 11 jogos. E no fim do ano quase caiu para a Série C. Salvou-se na última rodada ao vencer o Sport em Recife.

2007 foi o ano da virada. A Lusa conseguiu dois acessos. Com sobras, o time foi campeão da A-2 do Paulista. Na Série B do Brasileiro, o terceiro lugar garantiu o retorno à elite depois de seis anos.

A permanência na Série A durou pouco tempo. Na primeira vez que disputava o Brasileirão em pontos corridos, a Lusa caiu de novo. Com uma defesa que tomou 70 gols, a Portuguesa conquistou apenas 38 pontos na competição. E apesar de alguns bons jogos retornou para a Série B.

No ano passado o time treinado por Jorginho chegou a encantar. Com o título da Série B, ganhou o apelido de BarceLusa. Quando muitos pensavam que o time daria trabalho em 2012…

Eis que retornam para a A-2 do paulista. E, repetindo o ano de 2002, uma sequência desastrosa levou o time para o final da tabela. A última vitória surgiu apenas na 15ª rodada. Depois vieram um empate (Linense em casa) e três derrotas, para Ponte Preta, Santos e Mirassol. A sequência ruim decretou o rebaixamento.

Agora, no Brasileirão, o drama se repete. Depois de realizar bons jogos e de se afastar das últimas posições, a Lusa vem demonstrando uma queda de rendimento absurda. Depois de golear o Sport, são seis jogos sem vitória. Com quatro empates e duas derrotas. E nesses jogos, a equipe anotou apenas um gol, no empate diante do Corinthians.

A derrota na última rodada para o Bahia, em casa, somada com a recuperação do Sport, ligou o sinal de alerta no Canindé. E em teoria os jogos que o time tem pela frente são mais complicados que os de seus rivais, colocando assim a Lusa como forte candidata ao rebaixamento.

Será que Bruno Mineiro e Dida conseguirão evitar esse novo vexame? Ou a Portuguesa alcançará a triste marca de cinco rebaixamentos em dez anos?

Comentários

Paulistano, casado e com 33 anos. Apaixonado por futebol e pelo São Paulo FC. De memória privilegiada, adora relatar e debater fatos futebolísticos de outrora. Ex-estudante de jornalismo, hoje gerencia uma drogaria no município de Barueri, além de escrever para a Doentes por Futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.