Premier League 12/13. Quando olhamos a tabela de classificação, 3 dos 4 primeiros colocados fazem parte do “eixo” Manchester – Londres. E essa tem sido uma situação recorrente na terra da rainha. Desde a fundação da Premier League (20 anos atrás, temporada 92/93), em apenas 5 vezes os 2 primeiros lugares não foram ocupados por tim
Na temporada 94/95, o Manchester era mais favorito que nunca, mas os comandados de Dalglish eram vistos como os únicos capazes de impedir o tri dos Red Devils.
E o começo da temporada já mostrou o que seria a disputa, quando nas 10 primeiras rodadas o Blackburn liderava com 21 pontos, contra 19 do United. A tabela marcava o confronto direto pela décima primeira rodada, na casa do Blackburn. O jogo começou bom para o time de Shearer, que abriu o placar aos 13 minutos de jogo. O jogo continuou favorável para o Blackburn, até que o árbitro Gerald Ashby marcou uma penalidade inexistente para o Manchester United e expulsou o zagueiro Berg no lance. Na cobrança, Cantona empatou o jogo e não houve tempo para mais nada no primeiro tempo. Na etapa complementar, o Blackburn fez o segundo gol logo aos 5 minutos e parecia que conseguiria pelo menos um empate com 10 jogadores, mas o jogador a menos cobrou seu preço e o Manchester United virou com 2 gols do russo Kanchelskis e um de Mark Hughes (aquele mesmo, que foi treinador do City pouco tempo atrás). O jogo acabou 4 a 2 para o United e o time assumiu a ponta.
Mas o Blackburn era um time fortíssimo e muito bem treinado por Dalglish. Após essa derrota, a equipe emendou 12 jogos de invencibilidade, com 11 vitórias e 1 empate, enquanto o Manchester tropeçava aqui e ali e chegou ao segundo jogo (na EPL a tabela não segue a ordem correta de turno e returno) 6 pontos atrás do Blackburn. A partida seria realizada em Old Trafford e vencer era primordial. O resultado veio com um gol de Cantona, faltando pouco mais de 10 minutos para o fim do jogo. 1 a 0.
A vantagem do Blacburn era de 3 pontos ainda. A equipe tropeçou em 2 das 3 rodadas seguintes, mas o United não aproveitou. O Blackburn emendou então 9 jogos sem derrota, com 6 vitórias e 3 empates. Faltando 5 rodadas para o final, já computava 6 pontos de vantagem para o United. A tabela mostrava um confronto contra o Manchester City, que tinha campanha ruim e corria algum risco de rebaixamento, enquanto o United recebia o Chelsea. O City ganhou do Blackburn fora de casa e o United apenas empatou com o Chelsea, tirando um ponto. Na rodada seguinte, o Blackburn bateu o Crystal Palace em casa e o United bateu o Coventry City fora. Faltavam 3 rodadas e a diferença era de 5 pontos.
Na antepenúltima rodada, o United bateu o Sheffield Wednesday e o Blackburn perdeu para o West Ham por 2 a 0, com a diferença caindo para 2 pontos. Na penúltima rodada, Blackburn e United venceram Newcastle e Southampton. E chegamos à última rodada da EPL, com apenas 2 pontos separando Blackburn e Manchester United. Eis uma epopeia que jamais será esquecida pelos torcedores das duas equipes.
A tabela marcava que o Blackburn visitaria o Liverpool e o United jogaria contra o West Ham, também fora de casa, com os 2 jogos começando no mesmo horário. Como na época apenas o campeão ganhava vaga para a Champions League, as únicas pretensões do Liverpool no jogo eram uma vaga na Copa da UEFA e uma maior participação nas cotas de TV na temporada seguinte. O West Ham estava livre do rebaixamento, longe de qualquer chance de disputar copas europeias, só jogava pelas cotas de TV.
Começam os jogos e Alan Shearer abre o placar para o Blackburn, aos 20 minutos de jogo. No outro jogo, aos 30 minutos, o West Ham abria o placar contra o Manchester United. O Blackburn tinha vantagem confortável, mas não tanto, pois caso empatasse e o United vencesse seu jogo, o time de Fergusson seria campeão nos critérios de desempate (saldo de gols). Até que pouco antes dos 10 minutos do segundo tempo, o United empata o jogo contra o West Ham. Aos 20 do segundo tempo, o Liverpool empata em casa. Agora, o United precisaria de apenas um golzinho para levar o tri. O time de Fergusson martela, busca e luta, mas não consegue fazer o segundo gol.
Em Anfield, o Liverpool vira o jogo aos 90 minutos, mas o Blackburn comemora o título mesmo com a derrota, terminando 1 ponto à frente do Manchester United. Alan Shearer termina a temporada com 34 gols em 42 jogos pela EPL, 37 gols em 49 jogos na temporada.
Shearer ainda jogaria mais uma temporada pelo Blackburn antes de se transferir para o Newcastle e faria 31 gols na EPL (sua terceira artilharia seguida na competição), mas o Blackburn nunca mais chegaria ao topo da tabela na EPL.
Mas isso é outra história. Até a próxima!