Blackburn Rovers Campeão da Premier League

  • por Igor Leal da Fonseca
  • 8 Anos atrás

thenational.ae

Premier League 12/13. Quando olhamos a tabela de classificação, 3 dos 4 primeiros colocados fazem parte do “eixo” Manchester – Londres. E essa tem sido uma situação recorrente na terra da rainha. Desde a fundação da Premier League (20 anos atrás, temporada 92/93), em apenas 5 vezes os 2 primeiros lugares não foram ocupados por tim

es de Londres – Manchester: Liverpool em 2009, Newcastle em 96 e 97, Aston Villa em 93 e o alvo da nossa coluna hoje, o Blackburn Rovers, que foi o único time de fora do “eixo” (odeio usar essa palavra, mas é a que melhor se encaixa) Londres – Manchester a ganhar um título de Premier League.Nossa história começa em outubro de 1991, quando Kenny Dalglish assumiu o Blackburn com a segunda divisão já em andamento. O time conseguiu subir para a primeira divisão da EPL e Dalglish recebeu de presente um jogador que mudaria para sempre a história do clube: Alan Shearer.Shearer foi revelado pelo pequeno Southampton. Foi como jogador do clube que jogou a Euro 92. A Inglaterra fracassou (caiu na fase de grupos), Shearer jogou apenas um jogo, mas todos os maiores times ingleses já conheciam o potencial daquele jovem atacante. Sir Alex Fergusson tentou levá-lo para Manchester, mas o Blackburn fez oferta melhor (recorde de uma transferência na época) e Shearer foi defender o time do nordeste da Inglaterra.Na sua temporada de estreia e da volta do Blackburn à EPL, Shearer se contundiu e ficou um longo período afastado. Mesmo com a lesão, anotou 16 gols em 21 jogos pela EPL e 22 gols em 26 jogos na temporada, levando o time ao quarto lugar na EPL, depois da equipe brigar pela ponta até mais ou menos a metade da competição. A contusão de Shearer foi no fim de dezembro e na época o Blackburn era o segundo colocado no campeonato. O Blackburn contratou jogadores como Ian Pearce, Le Saux e Gallacher, que se tornariam importantíssimos no ano seguinte.No começo da temporada 93/94, o Manchester United de Fergusson e Cantona era o time a ser batido. O Blackburn começou mal a temporada, sem conseguir emplacar 3 vitórias seguidas até o fim do primeiro turno, quando venceu Chelsea, Oldham e Manchester City. Por outro lado, o Manchester United fez um primeiro turno excepcional, com apenas uma derrota (Chelsea na sétima rodada) e chegando a emendar 8 vitórias seguidas. A equipe treinada por Fergusson ficou invicta até a rodada 30. Embora o Blackburn tenha crescido no começo da segunda metade da EPL, a ascensão não foi suficiente para tirar o título do Manchester. Shearer fez 31 gols na EPL e 34 na temporada. O time treinado por Dalglish acabou em segundo na EPL.

Na temporada 94/95, o Manchester era mais favorito que nunca, mas os comandados de Dalglish eram vistos como os únicos capazes de impedir o tri dos Red Devils.

E o começo da temporada já mostrou o que seria a disputa, quando nas 10 primeiras rodadas o Blackburn liderava com 21 pontos, contra 19 do United. A tabela marcava o confronto direto pela décima primeira rodada, na casa do Blackburn. O jogo começou bom para o time de Shearer, que abriu o placar aos 13 minutos de jogo. O jogo continuou favorável para o Blackburn, até que o árbitro Gerald Ashby marcou uma penalidade inexistente para o Manchester United e expulsou o zagueiro Berg no lance. Na cobrança, Cantona empatou o jogo e não houve tempo para mais nada no primeiro tempo. Na etapa complementar, o Blackburn fez o segundo gol logo aos 5 minutos e parecia que conseguiria pelo menos um empate com 10 jogadores, mas o jogador a menos cobrou seu preço e o Manchester United virou com 2 gols do russo Kanchelskis e um de Mark Hughes (aquele mesmo, que foi treinador do City pouco tempo atrás). O jogo acabou 4 a 2 para o United e o time assumiu a ponta.

Mas o Blackburn era um time fortíssimo e muito bem treinado por Dalglish. Após essa derrota, a equipe emendou 12 jogos de invencibilidade, com 11 vitórias e 1 empate, enquanto o Manchester tropeçava aqui e ali e chegou ao segundo jogo (na EPL a tabela não segue a ordem correta de turno e returno) 6 pontos atrás do Blackburn. A partida seria realizada em Old Trafford e vencer era primordial. O resultado veio com um gol de Cantona, faltando pouco mais de 10 minutos para o fim do jogo. 1 a 0.

A vantagem do Blacburn era de 3 pontos ainda. A equipe tropeçou em 2 das 3 rodadas seguintes, mas o United não aproveitou. O Blackburn emendou então 9 jogos sem derrota, com 6 vitórias e 3 empates. Faltando 5 rodadas para o final, já computava 6 pontos de vantagem para o United. A tabela mostrava um confronto contra o Manchester City, que tinha campanha ruim e corria algum risco de rebaixamento, enquanto o United recebia o Chelsea. O City ganhou do Blackburn fora de casa e o United apenas empatou com o Chelsea, tirando um ponto. Na rodada seguinte, o Blackburn bateu o Crystal Palace em casa e o United bateu o Coventry City fora. Faltavam 3 rodadas e a diferença era de 5 pontos.

Na antepenúltima rodada, o United bateu o Sheffield Wednesday e o Blackburn perdeu para o West Ham por 2 a 0, com a diferença caindo para 2 pontos. Na penúltima rodada, Blackburn e United venceram Newcastle e Southampton. E chegamos à última rodada da EPL, com apenas 2 pontos separando Blackburn e Manchester United. Eis uma epopeia que jamais será esquecida pelos torcedores das duas equipes.

A tabela marcava que o Blackburn visitaria o Liverpool e o United jogaria contra o West Ham, também fora de casa, com os 2 jogos começando no mesmo horário. Como na época apenas o campeão ganhava vaga para a Champions League, as únicas pretensões do Liverpool no jogo eram uma vaga na Copa da UEFA e uma maior participação nas cotas de TV na temporada seguinte. O West Ham estava livre do rebaixamento, longe de qualquer chance de disputar copas europeias, só jogava pelas cotas de TV.

Começam os jogos e Alan Shearer abre o placar para o Blackburn, aos 20 minutos de jogo. No outro jogo, aos 30 minutos, o West Ham abria o placar contra o Manchester United. O Blackburn tinha vantagem confortável, mas não tanto, pois caso empatasse e o United vencesse seu jogo, o time de Fergusson seria campeão nos critérios de desempate (saldo de gols). Até que pouco antes dos 10 minutos do segundo tempo, o United empata o jogo contra o West Ham. Aos 20 do segundo tempo, o Liverpool empata em casa. Agora, o United precisaria de apenas um golzinho para levar o tri. O time de Fergusson martela, busca e luta, mas não consegue fazer o segundo gol.

Em Anfield, o Liverpool vira o jogo aos 90 minutos, mas o Blackburn comemora o título mesmo com a derrota, terminando 1 ponto à frente do Manchester United. Alan Shearer termina a temporada com 34 gols em 42 jogos pela EPL, 37 gols em 49 jogos na temporada.

Shearer ainda jogaria mais uma temporada pelo Blackburn antes de se transferir para o Newcastle e faria 31 gols na EPL (sua terceira artilharia seguida na competição), mas o Blackburn nunca mais chegaria ao topo da tabela na EPL.

Mas isso é outra história. Até a próxima!

Comentários

33 anos, morador do Rio de Janeiro. Rubro Negro de coração, apaixonado pelo Maracanã, tem no Barcelona o exemplo de clube para o que entende como futebol perfeito, dentro e fora do campo. Estudioso da memória do futebol, tem nessa sua área de maior atuação no site, para preservar a memória do esporte. Dedica especial atenção aos times mais alternativos, equipes que tiveram grandes feitos, mas que não são tão lembradas quanto as maiores do mundo. Curte também futebol do centro e do leste da Europa, com uma coluna semanal dedicada ao assunto. Um Doente muito antes de fazer parte desse manicômio, sua primeira memória acadêmica é uma redação sobre o Zico, na qual tirou 10 e a mesma foi para o mural da escola. Nunca trabalhou com futebol dessa forma, mas adora o que faz junto com o restante do pessoal e se pergunta o porquê de não ter começado com isso antes. Espera recuperar o ''tempo perdido''. Acha Lionel Messi o melhor que viu jogar e tem em Zico, Petkovic e Ronaldo Angelim como heróis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.