Campeonato Japonês/J-League 2012: duas equipes para um sonho!

  • por Rogério Bibiano
  • 7 Anos atrás

Logotipo oficial da J-League

    O futebol segue intenso pelos quatro cantos do planeta e a Doentes por Futebol, acompanha e deixa você, doente por futebol, informado sobre a reta final do Campeonato Japonês 2012, que tem foco especial em função do campeão japonês ter assegurada uma vaga no Mundial Interclubes FIFA, que será disputado em dezembro, no próprio Japão.

O Campeonato Japonês (J-League) é disputado por 18 equipes na Primeira Divisão, que se enfrentam em turno e returno, sendo campeã a equipe que somar o maior número de pontos ao final das 34 rodadas. O campeão japonês de 2012, além de garantir vaga no Mundial Interclubes da FIFA, garante vaga também na Liga dos Campeões da Ásia de 2013, assim como o vice-campeão e o terceiro colocado. Já as três últimas equipes da tabela, são rebaixadas para a Segunda Divisão da J-League.Faltando duas rodadas para o término da J-League, a disputa pelo título está polarizada entre duas equipes: o líder Sanfrecce Hiroshima, que não tem jogadores brasileiros no elenco, com 58 pontos, e o vice-líder, Vegalta Sendai, dos brasileiros Deyvid Sacconi (ex-Palmeiras) e Wilson (ex-Corinthians e Sport Recife), com 57 pontos, que já estão qualificados para a próxima Liga dos Campeões da Ásia de 2013. Na terceira colocação com 52 pontos, sem chances de título, mas brigando pela terceira vaga à Liga dos Campeões da Ásia, está o Urawa Red Diamonds, que é seguido pelo Nagoya Grampus, com a mesma pontuação.

Na rodada do último final de semana, a 32ª, o líder Sanfrecce Hiroshima perdeu para o Urawa Red Diamonds por 2×0. O vice-líder Vegalta Sendai poderia tê-lo ultrapassado, mas empatou em 3×3 com o Kashima Antlers (décimo terceiro colocado, com 40 pontos, brigando contra o rebaixamento). Os líderes jogaram fora de casa.

Na próxima rodada, a equipe de Hiroshima recebe o Cerezo Osaka, buscando a manutenção da liderança, enquanto seu adversário, em décimo segundo lugar, com 41 pontos, ainda luta contra o rebaixamento – o Gamba Osaka, com 37 pontos, na décima sexta colocação é a equipe que abre a zona de rebaixamento, abaixo estão, Albirex Niigata, com 34 pontos, e o já rebaixado Consadole Sapporo, com apenas 14 pontos. Caso vença, o Sanfrecce Hiroshima torce pela derrota do Vegalta Sendai, para ser campeão da temporada 2012.
Seu rival na luta pelo título, que ainda não perdeu em casa no campeonato, recebe o desesperado Albirex Niigata, que pode ser oficialmente rebaixado nesta rodada. No caso do Vegalta Sendai, somente a vitória interessa.

A rodada do final de semana terá todos os jogos disputados no sábado, 24/11. Confira a rodada completa, que será a penúltima e pode definir o Campeão Japonês de 2012:

24/11/2012 – sábado (horários de Brasília)

03h30

Sagan Tosu x Urawa Red Diamonds
Sanfrecce Hiroshima x Cerezo Osaka
Gamba Osaka x FC Tokyo
Nagoya Grampus x Kashima Antlers
Vegalta Sendai x Albirex Niigata

06h30

Kashiwa Reysol x Vissel Kobe
Kawasaki Frontale x Shimizu S-Pulse
Omiya Ardija x Jubilo Iwata

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.