Nessa semana, foram disputadas 16 partidas pela Champions, com 56 gols marcados, algumas surpresas, golaços e atuações memoráveis. Vamos aos autores dos gols de cada jogo por grupo e um breve comentário.
Dínamo de Kiev 0x0 Porto
PSG 4×0 Dínamo Zagreb – Alex, Matuidi, Ménez, Hoarau
O Porto garantiu matematicamente sua classificação para as oitavas, com 10 pontos. O time português ainda pode ver o Dínamo de Kiev chegar aos 10 pontos, mas o Porto leva vantagem contra os ucranianos no confronto direto, primeiro critério de desempate. Já o milionário PSG chegou aos nove pontos, precisando de apenas um empate contra o D. de Kiev na próxima rodada para garantir a vaga. O destaque individual do grupo fica com Ibrahimovic, que deu quatro assistências no jogo do PSG.
Grupo B
Schalke 04 2×2 Arsenal – Huntelaar, Fárfan x Walcott, Giroud
Olympiacos 3×1 Montpellier – Machado, Greco, Mitroglou x Belhanda
O Arsenal teve tudo para colocar a mão na vaga já nessa rodada, mas sucumbiu mais uma vez. Após abrir 2×0 contra o Schalke, cedeu o empate e viu o time alemão se mantendo na ponta do grupo. Quem gostou do empate foi o Olympiacos, que venceu o Montpellier e reduziu para dois pontos a distância para o Schalke (oito para os alemães, seis para os gregos). O que pode pesar a favor do time grego é que ainda enfrenta Schalke 04 e Arsenal, sendo o jogo contra o time inglês na última rodada, em casa. Uma eliminação prematura seria catastrófica para Arsenal e Schalke.
Grupo C
Anderlecht 1×0 Zenit – Mbokani
Milan 1×1 Málaga – Pato x Eliseu
O surpreendente Málaga de Pellegrini foi à Itália, saiu na frente do Milan, cedeu o empate, mas o resultado garantiu a classificação antecipada do time espanhol. Um novo empate contra o Zenit na rodada seguinte garante o primeiro lugar da chave ao Málaga. De bom para o time de Milão, foi a volta de Pato aos gramados, com o atacante brasileiro fazendo um gol. No outro jogo, a decepção Zenit perdeu mais uma, para o Anderlecht. O time russo – que gastou uma fortuna em contrações – tem apenas três pontos em quatro jogos e é lanterna do grupo.
Grupo D
Real Madrid 2×2 Borussia Dortmund – Pepe, Özil x Reus, Arbeloa (GC)
Manchester City 2×2 Ajax – Yaya, Aguero x Siem de Jong (2)
O milionário time de Mancini decepcionou mais uma vez na Champions. Precisando desesperadamente da vitória, apenas empatou contra o Ajax, em casa. O time holandês chegou a abrir 2×0, mas no fim cedeu o empate. No outro jogo, o Borussia Dortmund visitou o Real Madrid e vencia até os 89 minutos de jogo, quando tomou o empate após uma cobrança de falta de Özil. Os comandados de Klopp seguem firmes na ponta do grupo e na próxima rodada visitam o Ajax, precisando de um ponto para garantirem a classificação.
Grupo E
Juventus 4×0 Nordsjaelland – Marchisio, Vidal, Giovinco, Quagliarella
Chelsea 3×2 Shakhtar Donetsk – Torres, Oscar, Moses x William (2)
A Juventus enfim venceu numa competição continental, após nove empates seguidos (seis na UEL 10/11, três na atual edição da Champions). E venceu em com estilo, com uma goleada, pra mostrar que a derrota para a Internazionale e a consequente quebra da invencibilidade de 49 jogos não abalaram o time de Conte.
No outro jogo, o Shakhtar mostrou que vai brigar até a última rodada pela vaga no mata-mata, mesmo perdendo para o Chelsea com um gol nos acréscimos. A equipe ucraniana buscou o resultado duas vezes e em vários momentos da partida dominou completamente o time de Londres. Os destaques do jogo foram os brasileiros Willian, Fernandinho e Oscar, sendo esse último o autor do gol mais bonito da rodada.
Grupo F
Valencia 4×2 BATE Borisov – Jonas, Soldado, Feghouli (2) x Renan Bressan, Mazalewski
Bayern de Munique 6×1 Lille – Schweinsteiger, Pizarro (3), Robben, Kroos x Kalou
O Bayern mostrou que está ainda mais forte que na temporada passada e é sério candidato ao título. Aos 33 minutos de jogo, já vencia por 5×0, um verdadeiro baile. Destaque para absoluto para o peruano Claudio Pizarro, que fez três e chegou aos 233 defendendo apenas clubes alemães, sendo 106 gols pelo Bayern e 127 pelo Werder Bremen. Na partida disputa na Espanha, o Valência espantou a zebra BATE Borisov, mesmo após tomar um susto. O time fez 3×0, cedeu dois gols, mas logo depois fez o quarto e deu números finais ao placar. Na próxima rodada, a equipe do brasileiro Jonas recebe o Bayern, em importante confronto para definição da chave.
Grupo G
Celtic 2×1 Barcelona – Wanyamma, Watt x Messi
Benfica 2×0 Spartak Moscow – Cardozo (2)
Com grande atuação do goleiro Forster, o Celtic venceu o Barcelona no Celtic Park e quebrou uma invencibilidade de mais de dois meses dos comandados de Tito. A última derrota do Barcelona tinha sido no dia 29 de Agosto, no jogo de volta contra o Real Madrid, valendo pela Supercopa da Espanha. O Barcelona mais uma vez mostrou sérias deficiências nas bolas aéreas. De boas notícias para a equipe da Espanha, a volta de Daniel Alves aos titulares e a volta de Piqué aos gramados após longo período de ausência por lesão.
No outro jogo, o Benfica venceu os russos do Spartak por 2×0, chegou aos quatro pontos e mantém vivo o sonho de classificação.
Grupo H
Braga 1×3 Manchester United – Alan x Van Persie, Rooney, Chicharito
Cluj 1×3 Galatasaray – Sougou x Burak Yilmaz (3)
Em situação tranquila no grupo e pensando na disputa da Premier League, Fergusson deixou no banco jogadores como Ferdinand, Rafael e Van Persie. O Braga, que não tinha nada com isso, abriu o placar através do brasileiro Alan. Pouco depois dos 20 minutos do segundo tempo, Fergusson colocou Van Persie em campo e o holandês empatou, após receber passe do brasileiro Anderson e contar com uma saída bizarra do goleiro do Braga. Rooney virou o jogo cobrando penal e Chicharito deu números finais ao placar. O Manchester é a única equipe com 100% de aproveitamento na competição.
No outro jogo, o Cluj recebeu o Galatasaray e caso vencesse colocaria a mão na vaga. Mas o time turco venceu por 3×1, reagiu na briga pela segunda vaga e assumiu a segunda posição no grupo.
A Champions League agora faz uma parada de duas semanas e volta nos dias 20 e 21 de Novembro. Até lá!