Chegou ao fim no último final de semana a fase de classificação do Torneio Finalización 2012, o segundo campeonato colombiano do ano. Foram definidos os oito classificados para a fase semifinal de quadrangulares, que consiste na formação de dois grupos de quatro equipes, onde o melhor de cada grupo se classifica para a final da competição. O vencedor deste campeonato fará a final da Liga Postobón 2012 diante do Independiente Santa Fé, campeão do Apertura deste ano.
Uma equipe que tem boas condições de ameaçar o Millos é a do Junior de Barranquilla, que terminou a temporada regular na terceira colocação. Os rojiblancos contam com atletas qualificados e experientes, como o goleiro uruguaio Sebastian Viera, o atacante Dayro Moreno e Téo Gutierrez, além do meia Giovanni Hernandéz, que atuou pela seleção local por quase quinze anos. O Junior terminou a primeira fase com o melhor ataque e a melhor campanha em casa e promete brigar fortemente pelo título.
Para a sorte de parte dos adversários, Millonarios e Júnior ficaram no mesmo grupo e fazem o jogo de abertura do quadrangular, em Barranquila. Como se classifica apenas uma equipe de cada chave, um deles ficará pelo caminho. O Deportes Tolima (6º colocado) e o Deportivo Pasto (8º) completam o grupo A.
O grupo B, encabeçado pela La Equidad, 2ª colocada na fase inicial, é mais equilibrado, pois conta com os tradicionalíssimos Atlético Nacional (5º), do craque Macnelly Torres, que tem ótima (a melhor) campanha fora de seus domínios; e o Independiente Medellín, sétimo colocado, que só conquistou sua vaga na última rodada. O novato Itaguí, fundado em 2008, foi o 4º colocado e completou o grupo.
Portanto, os grupos dos quadrangulares ficaram assim:
Grupo A: Millonarios (1º), Júnior (3º), Tolima (6º) e Pasto (8º);
Grupo B: La Equidad (2º), Itaguí (4º), Atlético Nacional (5º) e Independiente Medellín (7º).
Os quadrangulares começam no próximo final de semana no dia 17/11 e terminam no dia 09/12.