MENINOS GANHAM COPA DO MUNDO? VEJA O RETROSPECTO

  • por Sérgio Lopes
  • 8 Anos atrás
Neymar e Oscar tentarão provar em 2014 que é possível vencer uma Copa do Mundo mesmo tão jovens

Estamos a pouco mais de um ano e meio da Copa do Mundo do e as desconfianças sobre a real condição do Brasil de vencê-la só fazem crescer. O trabalho de Mano Menezes  não convenceu, a Seleção apresenta dificuldades quando enfrenta as principais equipes do mundo e, agora, Luis Felipe Scolari terá trabalho para montar um padrão de jogo, tendo pouco tempo de trabalho. Muito se discute se o futebol brasileiro apresenta uma safra de jogadores não tão boa, mas o que é certo e indiscutível é que nossa seleção é marcada pela juventude. Os principais jogadores da equipe, na atualidade, são dois jovens: Neymar, de 20 anos; e Oscar, de 21. São os maiores destaques do momento e é bastante provável que continuem sendo os principais nomes do Brasil em 2014. Ou seja, nossos principais jogadores terão, no período da Copa, apenas 22 anos.


Neymar e Oscar tentarão provar em 2014 que é possível vencer uma Copa do Mundo mesmo tão jovens

Diante disso, o torcedor brasileiro pode se perguntar: “É possível jogadores tão jovens conduzirem uma seleção a ganhar um título mundial?”. Pesquisas sobre os vencedores das últimas Copas do Mundo não dão uma resposta animadora a esse questionamento. É possível observar que, de uma forma geral, as seleções campeãs do mundo possuíam equipes muito experientes, que contavam com seus melhores jogadores tendo uma idade média para o futebol (entre 26 e 30 anos), além de líderes com bastante bagagem. Observa-se também que muitos dos jogadores-destaques nas conquistas passaram por traumas e insucessos em Copas anteriores, o que provavelmente contribuiu para o amadurecimento deles. Pesquisamos sobre as cinco últimas seleções campeãs do mundo e trazemos, a seguir, um panorama geral sobre elas, no que diz respeito à experiência dos times.

ESPANHA 2010
Média de idade do elenco: 26 anos
Destaques: Xavi (30 anos), Iniesta (26 anos) e David Villa (28 anos).

ITÁLIA 2006
Média de idade do elenco: 28 anos.
Destaques: Pirlo (27 anos) e Cannavaro (32 anos)

BRASIL 2002
Média de idade do elenco: 26 anos
Destaques: Ronaldo (26 anos) e Rivaldo (30 anos)

FRANÇA 1998
Média de idade do elenco: 24,5 anos
Destaque: Zinedine Zidane (26 anos)

BRASIL 1994
Média de idade do elenco: 26 anos
Destaques: Romário (28 anos) e Bebeto (30 anos).

Em meio a esses dados, podemos identificar um número “mágico”: 26. A média de idade de três dessas cinco seleções campeãs do mundo é 26 anos. Além disso, Iniesta tinha 26 anos quando fez o gol que decidiu a Copa de 2010 para a Espanha. Ronaldo tinha essa mesma idade quando fez dois gols decisivos na final contra a Alemanha, em 2002. Outro jogador decisivo em final de Copa que tinha 26 anos foi Zidane, em 1998. Esses jogadores decidiram 3 das últimas 5 finais de Copa. Nas outras duas, ninguém conseguiu definir a partida com a bola rolando, fazendo com que a decisão se arrastasse para os pênaltis. Seria a idade de 26 anos a ideal para um jogador decidir uma final de Copa do Mundo?

Essa breve pesquisa apenas fornece más expectativas para os torcedores brasileiros. É difícil imaginar que dois jogadores de 22 anos, jogando a primeira Copa de suas carreiras, conduzam uma seleção ao título mundial, pois a Copa do Mundo talvez seja a competição no futebol que mais exige maturidade e experiência dos jogadores. Pensando rapidamente, só é possível lembrar de um jogador tão jovem, e jogando sua primeira Copa, que tenha conseguido decidir a parada: Pelé, o maior de todos, que, aos 17 anos, conduziu o Brasil ao seu primeiro título mundial, na Suécia, em 1958. Trata-se de um tabu que os jovens brasileiros terão que superar no torneio que será jogado com a pressão extra de ser em casa. Resta a esperança de que Kaká, que terá 32 anos em 2014, forneça a experiência necessária ao time e alivie a pressão sobre Neymar e Oscar.

Mas qual será a seleção que terá na Copa jogadores no auge da maturidade? A Argentina. Sim, infelizmente para nós brasileiros, a Argentina terá, entre seus principais jogadores, nada mais, nada menos que um Messi com 27 anos e três jogadores com a idade “mágica” de 26: Agüero, Higuaín e Di María. Se o futebol fosse uma ciência exata, poderíamos aqui já cravar que a Argentina se tornará tricampeã do mundo em 2014. Ainda bem que não é.

Comentários

Baiano, advogado, amante e estudioso do futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.