Chelsea 1×1 Shakhtar, em Stamford Bridge. Jogo duríssimo para o clube inglês, que era dominado pela equipe ucraniana. Aos 39 minutos do primeiro tempo, o espanhol Mata faz um lançamento para Fernando Torres, lançamento que é interceptado pelo goleiro do time ucraniano. Após o corte, a bola vai parar no peito de Oscar, pouco após o círculo cent
Oscar começou sua carreira no São Paulo e chegou aos profissionais do clube em 2008. Não jogou, mas fez parte do elenco que conquistou o Tricampeonato Brasileiro. Em 2009, mais uma vez foi pouco aproveitado por Muricy Ramalho e Ricardo Gomes e no fim do ano entrou com ação na Justiça contra o São Paulo. Não é nossa intenção discutir quem estava com a razão no imbróglio, até porque o caso já foi decidido pela Justiça. O fato é que Oscar assinou contrato com o Inter em junho de 2010.
Em 2010, pouco jogou, já que o time era o atual campeão da Libertadores e ele tinha acabado de chegar. Foi parar no sub 23 do Inter e só conquistou seu espaço na equipe em 2011, quando entrou no lugar do contundido D’Alessandro. Com boas atuações no Internacional e já com histórico nas categorias de base da Seleção Brasileira, Oscar foi convocado para o Mundial Sub-20. O Brasil não tinha Neymar e Lucas na competição, já que ambos tinham jogado a Copa América pela Seleção principal. A equipe brasileira era olhada com desconfiança e o empate contra o Egito na estreia pouco fez para mudar isso. Após vitórias contra Áustria e R. Dominicana, o time avançou para o mata, passando pela Arábia nas oitavas, a favorita Espanha nas quartas e México na semifinal. Oscar foi um dos destaques da equipe até então, com várias grandes jogadas, mas ainda não tinha marcado.
Na final, o adversário foi Portugal, que também fazia boa campanha até então. Oscar abriu os trabalhos, mas Portugal virou para 2×1. Faltando pouco mais de 10 minutos para o fim, Oscar empatou novamente. Na prorrogação, o atual meia do Chelsea tentou cruzar uma bola e ela entrou direto, para o Brasil marcar seu terceiro gol no jogo e vencer a partida. Oscar foi o primeiro jogador na história dos Mundiais Sub-20 a fazer 3 gols numa final. De volta ao Inter, passou a ser convocado regularmente para a Seleção Brasileira e rapidamente virou o maior destaque do time colorado, sendo alvo de várias especulações da Europa no fim de 2011, com notícias envolvendo Milan e Barcelona.
Oscar permaneceu no Internacional, com a disputa São Paulo x Oscar chegando ao fim no dia 30 de Maio, quando a Justiça decretou que o São Paulo tinha direito a receber R$ 15 milhões, por quebra de contrato e outros danos. Oscar chegou a ficar um tempo sem poder atuar, mas já na volta fez um gol decisivo para o Internacional em jogo pelo Campeonato Gaúcho e era presença certa nas Olimpíadas de Londres. Chegou a Londres como titular da Seleção Olímpica e antes mesmo da estreia saiu o anúncio de sua transferência para o Chelsea. Durante as Olimpíadas, Oscar foi um dos destaques do Brasil, com participação em praticamente todos os gols da equipe até a final. Na final pouco fez – como o resto do time – e o Brasil mais uma vez deixou escapar a medalha de ouro.
Após a Olimpíada, Oscar começou no banco pelo Chelsea, entrando no decorrer dos jogos contra Wigan, Reading e Atletico de Madrid. Fez sua estreia entre os titulares na primeira partida do novo clube pela Champions, contra a Juventus. E já na estreia mostrou a que veio: com 2 gols – sendo um deles um golaço – foi eleito o melhor em campo pela UEFA. A partir desse jogo, Oscar vem se mantendo sempre entre os 11 titulares do treinador Di Matteo, sendo que a maioria das apostas era no sentido de revezar com Mata e Hazard. O jogador brasileiro teve seu caminho ‘’facilitado’’ pela contusão de Frank Lampard – o que impede esse revezamento de meias – mas com muita consciência tática e talento, vem conseguindo feitos e bons jogos no seu curto período de Chelsea, acumulando experiência para 2014, quando certamente será um dos principais jogadores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.