Reta final do campeonato mexicana: Liguilla definida!

  • por Mauricio Fernando
  • 8 Anos atrás

A emocionante primeira fase do Apertura 2012 da Liga MX (campeonato mexicano) chegou ao fim neste final de semana, e já estão definidos os confrontos de mata-mata das quartas de final da competição. As partidas de ida acontecerão neste meio de semana (dias 14 e 15) e as da volta no próximo final de semana (dias 17 e 18). A tabela de classificação apresentou um panorama bastante alterado, com protagonismo de equipes menores como Tijuana e León, tendo clubes mais tradicionais como Cruz Azul e Chivas Guardalajara como coadjuvantes. Toluca, Tijuana e León, os três primeiros colocados garantiram vaga na Taça Libertadores da América de 2013, os dois últimos estrearão na competição.

O tradicional Toluca terminou na liderança com 34 pontos. A boa equipe de Enrique Meza que conta com os brasileiros Wilson Mathias e Lucas Silva, terá um confronto complicado diante de outra equipe muito tradicional, o Chivas Guardalajara, maior campeão da liga mexicana, que não fez uma primeira fase convincente e pegou a oitava e última vaga da Liguilla, como é chamada a competição à partir dos mata-matas.

Na segunda posição, terminou o surpreendente Tijuana, que fez uma campanha bastante sólida e tem uma equipe bastante equilibrada, terminou com os mesmos 34 pontos do líder, mas com uma vitória a menos. O clube é novato, foi fundado em 2007, e disputou a divisão principal do futebol mexicano pela primeira vez na última temporada, alcançando a Liguila logo de cara. A equipe foi eliminada nas quartas de final pela mesma equipe que enfrentará nas quartas da atual temporada, os Rayados de Monterrey, e quer revanche contra o campeão da última Concachampions e que estará no Mundial Interclubes que começa em dezembro.

Outra surpresa da competição é León, clube que atingiu o acesso na última temporada e quase todos imaginariam que brigaria para não cair, mas que terminou em terceiro nesta primeira fase, a um ponto atrás dos dois líderes. Um. E olha que em relação à equipe que conseguiu o acesso, pouca coisa foi mudada. O principal reforço foi a chegada do atacante uruguaio Matas Britos, autor de seis gols na competição até aqui. Nelson Máz outro atacante uruguaio, é um dos grandes destaques da competição até aqui, com oito gols e quatro assistências na Liga. O dinâmico e jovem meia Carlos Peña, que vem sendo convocado para a seleção mexicana, é outro grande destaque dos Panzas Verdes. O adversário do León é outra equipe tradicional, o Cruz Azul, equipe que se manteve o tempo todo na zona de classificação, mas pouco empolgou. Os destaque individuais ficam por conta do meia Cristian “Chaco” Gimenez e do goleiro Corona, atletas que podem fazer a diferença diante de uma equipe pouco experiente como o adversário da próxima fase.

Fechando a série de Davi x Golias, temos o confronto entre o poderoso América (4º colocado) diante do pequeno Monarcas Morelia (5º). A equipe da capital, que teve o melhor desempenho como visitante da fase de classificação, depende muito do grande nome da Liga até o momento, o equatoriano Christian “Chucho” Benitez, artilheiro ao lado de Esteban Paredes, do eliminado Atlante. O adversário, em contrapartida, também conta com outro artilheiro em boa fase, Miguel Sabah, autor de oito gols na competição, mas vem como azarão no duelo.

O equilíbrio da 1ª fase foi tão grande, que quatro equipes terminaram com vinte e três pontos, se definindo no critério desempate do saldo de gols que Monterrey e Chivas Guardalajara se classificariam, e o atual campeão (decepcionante) Santos Laguna e o Pumas fossem eliminados. O Querétaro foi rebaixado para a divisão de acesso.

Confira os confrontos com datas e horários (Brasília):

14/11 – 23h Cruz Azul x León (Volta 17/11 às 23h)
15/11 – 01h Monarcas Morélia x América (Volta 17/11 às 21h)
15/11 – 23h Monterrey x Tijuana (Volta 18/11 às 16h)
16/11 – 01h Chivas Guardalajara x Toluca (Volta 18/11 às 20h30)

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.