Os mexicanos conheceram os finalistas do campeonato nacional neste último final de semana. Toluca e Tijuana, melhores equipes da temporada regular, passaram por cima de seus adversários nos mata-matas e disputarão o título do Apertura da Liga MX. A primeira partida será hoje (29/11), em Tijuana, e o jogo decisivo no domingo (02/12), em Toluca, pelo fato do clube local ter a melhor campanha. Para assegurar a vaga na tão sonhada decisão, as duas equipes tiveram que sofrer um pouco nestas semifinais.
Já o Tijuana, perdeu a primeira partida semifinal diante do León por 2×0, e teve de reverter o resultado em casa. Com o apoio da torcida, os “Xolos” chegaram ao mesmo placar do adversário ainda no começo do segundo tempo, com gols da dupla sulamericana Duvier Riascos e Fidel Martínez – o “Neymar do Equador”. Com o 2×0 a favor, o Tijuana já se classificava por ter feito melhor campanha que o adversário na primeira fase, com isso, o León teve de se atirar ao ataque, deixando espaço para os contra-ataques. Em um deles, Richard Ruiz saiu sozinho na cara de gol e marcou o terceiro. No entanto, todo cuidado ainda era pouco para a equipe da casa, que caso levasse mais um gol em casa, seria eliminada. E tudo quase foi por água abaixo nos acréscimos, quando o uruguaio Sebastián Maz cabeceou sozinho na área, mas o goleiro Saucedo fez grande defesa e garantiu a classificação.
O Tijuana chega à primeira final de sua curta história – o clube foi fundado em 2007 – enquanto o Toluca quer se igualar ao Chivas Guadalajara como o maior campeão mexicano da história, podendo chegar ao décimo primeiro título nacional. As equipes se enfrentaram na primeira fase, com vitória do Tijuana, mandante na ocasião, pelo placar mínimo. Os finalistas terminaram a fase inicial com os mesmos 34 pontos, com o Toluca ficando à frente pelos critérios desempate. Na decisão, a diferença histórica pode pesar, mas até agora ela não tem sido refletida dentro de campo.
Promessa de muito equilíbrio nesta justa final. Arrisca um palpite?
Veja as datas e horários (de Brasília) das finais:
29/11 às 0h: Tijuana x Toluca
02/12 às 22h: Toluca x Tijuana
*A ESPN, detentora exclusiva dos direitos de transmissão da Liga MX aqui no Brasil, parece ter se esquecido do campeonato e, novamente, não divulgou nada a respeito, e ao que tudo indica, não transmitirá as partidas finais, o que beira ao descaso com os admiradores do futebol mexicano – podem não ser tantos, mas eles devem ser levados em conta, com certeza. A emissora deve repensar a respeito dos direitos de transmissão da competição, e caso não mude o tratamento com a competição, seria mais proveitoso que o passasse a adiante.