UEFA Champions League 2012/2013: Resumo da 5ª Rodada – Fase de Grupos.

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

 

A quinta rodada da UEFA Champions League teve 48 gols marcados nos 16 jogos. Esta rodada apontou mais seis clubes que passam às oitavas-de-final do torneio, sendo que alguns grupos já estão definidos por completo, aguçando a curiosidade e os palpites acerca dos possíveis duelos das oitavas.

Grupo A

Porto 3 x 0 Dinamo Zagreb – Lucho González, João Moutinho e Varela.
Dynamo de Kiev 0 x 2 PSG – Lavezzi(2).

Porto, com 13 pontos, e PSG, com 12, fizeram jogos tranquilos e estão classificados com folga no grupo e, daqui a duas semanas, se encontram em Paris, para que seja definido quem terminará esta fase na liderança. Dynamo de Kiev, com quatro pontos, vai para a Europa League, já que não pode ser alcançado na terceira colocação pelo Dinamo Zagreb, que até aqui não somou nenhum ponto.

Grupo B

Arsenal 2 x 0 Montpellier – Wilshere e Podolski.
Schalke 04 1 x 0 Olympiacos – Fuchs.

Schalke 04, com 11 pontos, e Arsenal, com 10, garantiram matematicamente presença nas oitavas, confirmando o favoritismo e vencendo seus adversários com relativa tranquilidade. O Olympiacos vai para a Europa League, com seis pontos; Montpellier, com um, somente se dedicará ao futebol francês.

Grupo C

Zenit 2 x 2 Málaga – Danny e Fayzulin x Buonanotte e Seba.
Anderlecht 1 x 3 Milan – De Sutter x El Shaarawy, Mexès e Alexandre Pato.

Completamente definido o grupo, com o líder Málaga, com 11 pontos, fazendo mais um bom jogo fora de casa, garantindo um surpreendente primeiro lugar. Milan, com oito pontos, e após alguns sustos, está classificado na segunda colocação, com destaque para o golaço de bicicleta do francês Mexès (segundo). Zenit e Anderlecht, com quatro pontos cada, tentam uma vaga na Europa League.

Grupo D

Ajax 1 x 4 Borussia Dortmund – Hoesen x Reus, Goetze e Lewandowski(2).
Manchester City 1 x 1 Real Madrid – Aguero x Benzema.

No chamado “grupo da morte”, a situação também está definida. Com mais uma grande exibição, o Borussia Dortmund, garantiu a primeira colocação, com 11 pontos, ficando à frente do Real Madrid, segundo colocado, com oito. A equipe alemã é uma das gratas surpresas até o momento da Champions, a ponto de ficar à frente dos “Galáticos”. Ajax, com quatro pontos ganhos, deve rumar para a Europa League, à frente do não menos estrelar, mas totalmente decepcionante Manchester City, que, com três pontos, ocupa a última posição do grupo, tendo chances de ir para a Europa League, mas, para isto, precisa de um tropeço do Ajax em Madrid e vencer (algo que não conseguiu até aqui) o Borussia Dortmund em campo alemão.

Grupo E

Juventus 3 x 0 Chelsea – Quagliarella, Vidal e Giovinco
Nordsjaelland 2 x 5 Shakhtar Donetsk – Nordstrand e Lorentzen x Luiz Adriano(3) e Willian(2)

Grande vitória da Juventus, que assumiu a segunda colocação do grupo, com nove pontos, estando a um empate da classificação para a próxima fase. Já o Chelsea complicou-se e, na terceira colocação do grupo, com sete pontos, já não depende mais de suas forças para avançar. Os atuais campeões europeus, agora mergulhados numa crise, que culminou com a demissão do treinador Roberto Di Matteo, precisam (e devem) vencer o Nordsjaelland, além de torcer por uma vitória do Shakhtar Donetsk ante os italianos, para poder evitar uma precoce e vexatória eliminação. Já os ucranianos estão tranquilos e matematicamente assegurados para a próxima fase, liderando o grupo com 10 pontos. O destaque negativo deste jogo fica por conta da falta de bom senso e fair play do atacante Luiz Adriano, no gol que resultou no empate, contra a equipe dinamarquesa, contradizendo com o destaque positivo: mais uma vez, Willian.

Grupo F

Valencia 1 x 1 Bayern de Munique – Feghouli x Thomas Mueller.
BATE 0 X 2 Lille – Sidibé e Bruno.

Valencia e Bayern de Munique fizeram um bom e equilibrado jogo. No final, o empate deixou alemães e espanhóis com 10 pontos e classificados para a próxima fase por antecipação, graças ao tropeço, em casa, do BATE, que “estacionou” nos seis pontos na terceira colocação. Lille, com três, ainda segue na luta pela vaga à Europa League.

Grupo G

Spartak Moscou 0 x 3 Barcelona – Daniel Alves e Messi(2).
Benfica 2 x 1 Celtic – John e Garay x Samaras.

Ao contrário dos dois últimos jogos, quando encontrou muitas dificuldades, desta vez, o Barcelona voltou ao seu melhor estilo e, com mais uma ótima atuação de Messi, que chegou aos 80 gols no ano (está a cinco gols de igualar o recorde de Gerd Mueller), garantiu matematicamente a classificação em primeiro lugar no grupo, com 12 pontos. Na base da raça e da vontade, o Benfica assumiu a vice-liderança, com sete, mas tem, no próprio Barcelona, uma parada indigesta, daqui a duas semanas, para poder classificar-se. Na terceira colocação, com a mesma pontuação dos portugueses, o Celtic decide, ante os eliminados russos, o seu destino na principal competição interclubes européia.

Grupo H

Cluj 3 x 1 Braga – Rui Pedro(3) x Alan.
Galatasaray 1 x 0 Manchester United – Burak Yilmaz.

Cluj, com excepcional atuação do português Rui Pedro, segue na briga, estando na terceira colocação, com os mesmo sete pontos do Galatasaray, segundo, que conquistou uma importante vitória, quebrando a invencibilidade do United, líder absoluto e já classificado de antemão como primeiro lugar do grupo, com 12 pontos. Daqui a duas semanas, os ingleses recebem os romenos, enquanto turcos vão a Portugal, na briga pela segunda e última vaga às oitavas da competição.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.