As primeiras vítimas do Fair Play Financeiro da UEFA.

  • por Igor Leal da Fonseca
  • 6 Anos atrás

Málaga punido pela UEFA

Em Setembro de 2009, a UEFA anunciou uma nova medida, que ganhou o nome de ‘’Fair Play Financeiro’’. O objetivo da nova regra era evitar que os clubes violassem uma lei básica: gastar mais que arrecadam.

A decisão ficou em ‘’banho maria’’ e já existiam comentários dizendo que era “balela da UEFA, lei para inglês ver’”. Mas na tarde de hoje, a UEFA anunciou os primeiros punidos pela nova medida. Confira os clubes e suas penalidades:

Málaga: suspenso por 4 temporadas de competições continentais*. Tem até 31/3/13 para regularizar, caso contrário a pena aumentará em mais uma temporada.

Partizan (Sérvia), Dínamo de Bucareste (Romênia), Rapid de Bucareste (Romênia) e Osijek (Croácia): multa de 100 mil euros e 3 temporadas de suspensão*.

Hajduk Split (Croácia): multa de 80 mil euros e 3 temporadas de suspensão*.

Partizan, Dínamo de Bucareste, Rapid de Bucareste e Osijek tem até o dia 31/3/2013 para regularizarem suas contas. Caso façam,  a suspensão de competições europeias será cancelada.

O Vojvodina (Sérvia) foi multado em 10 mil euros e o Arsenal de Kiev (Ucrânia) tomou uma multa de 75 mil euros.

 

*As punições serão aplicadas para a primeira competição que as equipes se classificarem no período. Explicando: caso uma das equipes se classifique para uma competição europeia na temporada 2013/14, não poderá disputar. Mas estará liberada para disputar na 2014/15, caso consigam classificação.

Comentários

33 anos, morador do Rio de Janeiro. Rubro Negro de coração, apaixonado pelo Maracanã, tem no Barcelona o exemplo de clube para o que entende como futebol perfeito, dentro e fora do campo. Estudioso da memória do futebol, tem nessa sua área de maior atuação no site, para preservar a memória do esporte. Dedica especial atenção aos times mais alternativos, equipes que tiveram grandes feitos, mas que não são tão lembradas quanto as maiores do mundo. Curte também futebol do centro e do leste da Europa, com uma coluna semanal dedicada ao assunto. Um Doente muito antes de fazer parte desse manicômio, sua primeira memória acadêmica é uma redação sobre o Zico, na qual tirou 10 e a mesma foi para o mural da escola. Nunca trabalhou com futebol dessa forma, mas adora o que faz junto com o restante do pessoal e se pergunta o porquê de não ter começado com isso antes. Espera recuperar o ''tempo perdido''. Acha Lionel Messi o melhor que viu jogar e tem em Zico, Petkovic e Ronaldo Angelim como heróis.