Barcelona campeão equatoriano!

  • por Mauricio Fernando
  • 8 Anos atrás


O clube mais popular e tradicional do país quebra um enorme jejum de quatorze anos. Desde 1997, o Barça de Guayaquil não conquistava o campeonato nacional. Mesmo assim, o clube ainda é o maior campeão do país, chegando a décima quarta conquista.

O título da temporada 2012 veio de forma antecipada. O Barça de Guayaquil, que já havia conquistado a primeira etapa – disputada no primeiro semestre – conquistou também a segunda, e eliminou a necessidade de final, restando ainda a última rodada a ser realizada.

O campenato foi decidido nesta quarta, sem nem mesmo o campeão precisar entrar em campo. O Emelec, segundo colocado e única equipe que ameaçava o título antecipado, perdeu para o Deportivo Quito por 2×0, e deixou a diferença em cinco pontos, sem possibilidade de alcançar o Barcelona.

A equipe treinada pelo argentino Gustavo Costas fez uma campanha impecável, especialmente no segundo turno, alcançando todos os melhores índices (melhor defesa, melhor ataque, mais vitórias). O destaque do título incontestável foi o atacante Narciso Mina, artilheiro máximo da temporada com 28 gols, que vem conquistando espaço na seleção equatoriana graças às boas atuações.

O soberano campeão equatoriano faz, na última rodada, o jogo da “entrega das faixas” diante do Olmedo, em seu Monumental Banco Pichincha. Promessa de casa cheia para comemorar um título tão aguardado pelos “canários”.

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.