Corinthians, o fenômeno de gestão.

  • por Felippe Garcia
  • 6 Anos atrás

CORINTHIANS VALIOSA

 

Há quem diga que em times mal administrados, uma queda para a segunda divisão faz com que os clubes aprendam a lição para os próximos anos. Foi justamente o que aconteceu com o Corinthians. Mudou a diretoria, se organizou e de 2008 para cá , o clube é administrativamente exemplar.

A diretoria olhou para seu maior patrimônio, a torcida, e explorou muito bem o caminho. As receitas só se diversificaram e aumentaram. Com a chegada de Ronaldo, as coisas andaram ainda mais rápido. Centro de Treinamento novo construído, marcas valiosas patrocinando e bons jogadores chegando. Estava nascendo um novo fenômeno de organização.

O São Paulo já vinha dando exemplo anos atrás. Com a gestão também exemplar, de 2005 para cá trouxe três títulos Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Era de longe o clube mais organizado do Brasil.

Com a tática do Corinthians explorar a torcida, as receitas deram um salto com as mídias e o clube se tornou a marca mais valiosa do futebol  brasileiro. Os dados são do estudo da BDO RCS Auditores Independentes, que avalia o valor da marca dos 17 maiores times do país.

Segundo a consultoria, o valor consolidado das marcas em 2012 cresceu 24% em relação ao ranking de 2011, atingindo R$ 5,38 bilhões.

Os clubes que mais cresceram em valor gerado para as suas marcas entre 2004 e 2012 foram o Corinthians, com evolução de R$ 720 milhões; Flamengo, com alta de R$ 469 milhões; São Paulo, com R$ 431 milhões; e Internacional, que avançou R$ 311 milhões.

Confira a lista:

Clube Valor em 2012 Valor em 2011
*Fonte: Análise BDO
Corinthians R$ 1,005 bilhão R$ 867 milhões
Flamengo R$ 792 milhões R$ 689,5 milhões
São Paulo R$ 771 milhões R$ 664,2milhões
Palmeiras R$ 481,2 milhões R$ 452,9 milhões
Internacional R$ 392,9 milhões R$ 277,9 milhões
Santos R$ 341,6 milhões R$ 227,9 milhões
Vasco da Gama R$ 316,7 milhões R$ 224,6 milhões
Grêmio R$ 316,1 milhões R$ 162,5 milhões
Cruzeiro R$ 205 milhões R$ 151,3 milhões
Atlético-MG R$ 179,1 milhões R$ 150,5 milhões

 

O Corinthians virou fenômeno também no marketing esportivo. É de longe o clube com melhores campanhas, graças a Nike e sua gestão. Campanhas premiadas como a República Popular do Corinthians.

A publicidade é o maior segredo para as receitas corintianas.

Confira o infográfico de comparação e o destaque de arrecadações do Corinthians:

12191_449099225139001_1261204128_n

 

Os demais clubes deveriam rever seus conceitos e começarem a se organizar.
De preferencia antes da Copa do Mundo 2014.

Será que conseguem?

Comentários

Publicitário apaixonado por esporte. Fundador do projeto Doentes por Futebol.