O jogo só termina quando o árbitro apita.
A afirmação é uma das mais antigas no futebol e uma das mais importantes no jogo. No Campeonato Brasileiro desse ano, por exemplo, foram marcados 906 gols. Desses, 202 foram marcados nos últimos 15 minutos de jogo. À título de comparação, tivemos 111 gols marcados nos primeiros 15 minutos de jogo. O Fluminense, campeão brasileiro, anotou 19 dos seus 61 gols no Brasileiro após os 30 minutos do segundo tempo.
Estatísticas de outros campeonatos nacionais apontam na mesma direção. A Premier League, por exemplo, é conhecida pelas inúmeras viradas e gols marcados depois dos 30 minutos do segundo tempo.
Você, aí do outro lado, deve estar se perguntando onde queremos chegar com essas informações. Chegaremos em um jogo histórico para o futebol mundial, disputado no dia 26 de Maio de 1999. Provavelmente você não sabe qual partida ocorreu nesse dia. Recordaremos aqui nesse espaço o jogo Manchester United 2×1 Bayern de Munique, final da Champions League 1998/99.

Cartaz da final da UCL 1998/99
A final da Champions League 1998/99 foi disputada no Camp Nou. Era o ano do centenário do Barcelona e a UEFA homenageou o clube catalão. Na época, o Barça vivia fase ruim em nível europeu e com o menor número de equipes na Champions, os chamados “grupos da morte” eram mais frequentes. O Barcelona caiu no grupo de Manchester United, Bayern e Brondby, e sucumbiu ainda na primeira fase.
O caminho das equipes até a final.
Nos confrontos entre Bayern e Manchester, muito equilíbrio. No primeiro jogo, empate em 2×2, com o gol de empate do Bayern saindo apenas no minuto 90 e de forma inusitada: Sheringham marcou contra. No jogo da volta, empate em 1×1.
Nas quartas de final, o Bayern bateu o Leverkusen, com 6×0 no agregado. O Manchester venceu a Internazionale por 2×0 no jogo de ida e perdia por 1×0 na volta, até Paul Scholes empatar aos 88 minutos de jogo.
Na semifinal, sobrou emoção na reta final dos jogos. No confronto Manchester United x Juventus, Conte abriu o placar para o time italiano. No lotado Old Trafford, o Manchester martelou em busca da vitória, mas só conseguiu o empate. O gol foi marcado por Giggs, aos 92 minutos de jogo.
No outro confronto, o surpreendente Dínamo de Kiev abriu 3×1 contra o Bayern, que chegou ao empate com gols aos 78 e 88 minutos de jogo. Nas partidas de volta, o Bayern venceu por 1×0 e garantiu a classificação.
Mas foi no jogo Juventus x Manchester United que o improvável deu as caras. Após abrir 2×0 antes dos 15 minutos do primeiro tempo, a Juventus viu o Manchester United empatar, com gols aos 24min (Keane) e 34min (Yorke). O resultado era favorável ao time inglês e a Juventus se lançou em busca do terceiro gol. Mas Andy Cole marcou aos 84 minutos de jogo e deu a vitória ao Manchester United. Mais uma vez o clube inglês decidia uma partida no fim do jogo. Mas o pior – ou melhor, depende da ótica – ainda estava por vir.
A grande final.
O Manchester United chegou à decisão cheio de problemas. Fergusson não poderia escalar Keane e Scholes, ambos fora por suspensão. Também tinha o desfalque do zagueiro Berg. Pelo lado alemão, os desfalques eram Lizarazu e Élber .
Logo aos 6 minutos de jogo, Basler abre o placar para o Bayern, cobrando falta. Sentindo falta de Scholes e Keane, o Manchester não criava perigo para o Bayern que, por sua vez, saía em algumas boas situações de contra-ataque, mas não conseguiu aumentar a vantagem.
No segundo tempo, o Bayern continuou tendo as melhores chances e com o controle do jogo, inclusive acertando uma bola na trave. A única grande chance do United foi uma cabeçada de Solskjaer, defendida por Kahn.
Os acréscimos.
Até que aconteceu o milagre. Ou como muitos dizem, a manifestação do pacto. Após uma jogada do Manchester pela esquerda do seu ataque, Effenberg cedeu um escanteio de forma desnecessária. O experiente jogador alemão estava sozinho e poderia ter afastado a bola para o lado tranquilamente, mas optou pelo corte para a linha de fundo e o preço foi alto: após bate e rebate após cobrança de Beckham, Giggs apanhou a sobra na entrada da área e emendou de direita. No meio do caminho, Sheringham tocou na bola e matou Kahn, empatando o jogo para o United. Festa na metade inglesa do estádio.
Na saída de bola do Bayern, o time tenta atacar, mas a bola é roubada e lançada na ponta esquerda para Solskjaer. O zagueiro Kuffour sai na marcação do norueguês, que tenta o cruzamento, conseguindo novo escanteio. Um apressado Beckham cobra, a bola é desviada no meio da área e Solskjaer toca para o fundo do gol. Era a virada do Manchester United, conquistada com 2 gols nos acréscimos, após o Bayern sair na frente com um gol antes dos 15 minutos.
E ainda há quem saia de estádio faltando alguns minutos para acabar o jogo.

Time do United recebe a taça.

O gol de Solskjaer.

O árbitro Pierluigi Collina consola Effenberg.