Pré-jogo: Barcelona x Atlético de Madrid

  • por Felippe Garcia
  • 8 Anos atrás

PRE JOGO BARCA X ATLETICO

Por Victor Mendes

Barcelona x Atlético de Madrid. Lider x vice-líder, respectivamente, se enfrentam hoje, às 18h (horário de Brasília), no Camp Nou, no duelo mais aguardado do Campeonato Espanhol até o momento. As duas equipes, que costumam fazer confrontos recheados de gols, voltam a se enfrentar em duelo com contornos decisivos, reeditando alguns jogos inesquecíveis da década de 90. 

Seis pontos à frente do Atlético de Madrid, o Barcelona tem uma vantagem considerável no recente retrospecto em seu estádio. Nos últimos três jogos, foram 13 gols marcados e apenas dois sofridos. Desses 13, Messi marcou simplesmente oito. O argentino, artilheiro do campeonato com 22 gols, irá encontrar um de seus principais rivais nesta disputa pela chuteira de ouro: Falcao García. Seis gols atrás de Messi, El Tigre recuperou a boa fase mostrada no início da temporada e é esperança pelo lado madrilenho. No último final de semana, Falcao anotou cinco gols na vitória atleticana por 6×0 ante o Deportivo La Coruña. Ele, que era dúvida graças a uma sobrecarga muscular, foi confirmado pelo treinador Simeone. Na temporada passada, anotou um gol no confronto de março, vencido pelo Barcelona por 2×1 – diga-se de passagem, o gol da vitória foi marcado por Messi.

Por outro lado, o treinador barcelonista Tito Vilanova tem incertezas na escalação. Sem Fàbregas, fora dos gramados por um mês, o catalão está em dúvida entre Thiago Alcântara e Villa. O hispano-brasileiro pode iniciar o duelo devido à boa fase de Andrés Iniesta jogando aberto à esquerda do ataque. No entanto, em enquete promovida pelo periódico catalão Diário Sport, quase 65% dos votantes optaram por Villa entre os titulares, recuando Iniesta para sua posição original.



Dentro de campo, o Atlético de Madrid irá precisar provar que ainda tem forças para lutar pelo título, após decepcionar no dérbi de Madrid de duas semanas atrás. A marcação pesada no meio-campo é o principal trunfo dos comandados de Simeone para tentar ao menos diminuir um pouco a posse de bola blaugrana. Aliás, vale recordar que o jogo é um confronto de estilo. Enquanto o Barcelona terá a bola, o Atlético de Madrid não fará esforço para tê-la. Simples: quanto menos tem a posse de bola, mais os colchoneros se sentem à vontade em campo. Se defender com atenção e puxar contra-ataques fatais serão as armas do Atlético em Barcelona.

Em caso de vitória, o Barcelona irá se sagrar, virtualmente, campeão de inverno. E as estatísticas mostram que ganhar o primeiro turno é colocar um pé e meio na taça. Dos últimos dez campeões de inverno, apenas um não foi campeão. Justamente o Barcelona, que em 06/07 terminou o turno à frente do Real Madrid, que comemorou o título ao final da temporada. A SKY promete a transmissão ao vivo da partida às 18h.

BARCELONA:
Víctor Valdés; Adriano (Daniel Alves), Piqué, Puyol, Alba; Busquets, Xavi, Iniesta/Thiago; Pedro, Messi, David Villa/Iniesta.

ATLÉTICO DE MADRID:
Courtois; Juanfran, Godin, Miranda, Filipe Luís; Mário Suárez, Gabi; Koke, Arda Turan, Diego Costa; Falcao García.

Comentários

Publicitário apaixonado por esporte. Fundador do projeto Doentes por Futebol.