Resumo Champions League 2012-2013

  • por Tiago Lima Domingos
  • 8 Anos atrás

Denis Doyle/Getty Images –
Borussia Dortmund: melhor time da fase de grupos.

 

Terminada a fase de grupos da Champions League 2012/2013 é hora da Doentes por Futebol apresentar um resumo do que foi até aqui a maior competição de clubes do planeta. Classificados, eliminados, artilheiros, melhor time, maior decepção, você vai conferir agora!

Classificados:

1ºs colocados: Paris Saint-Germain, Schalke 04, Málaga, Borussia Dortmund, Juventus, Bayern de Munique, Barcelona e Manchester United.

2ºs colocados: Porto, Arsenal, Milan, Real Madrid, Shakhtar Donets, Valencia, Celtic e Galatasaray.

Vaga na Europa League: Dinamo de Kiev, Olympiakos, Zenit, Ajax, Chelsea, BATE Borisov, Benfica e CFR Cluj.

Lembrando que o sorteio do mata-mata ocorre na sexta-feira, 20 de dezembro. O sorteio é direcionado da seguinte forma:

1ºs dos grupos x 2ºs dos grupos. Times do mesmo grupo não podem se enfrentar, assim como times do mesmo país.

Vamos aos destaques dessa fase de grupos da Champions League 2012-2013

Foto: Getty Images –
Willian, dos melhores jogadores da fase de grupos


Melhor time: Borussia Dortmund
Melhor surpresa: Málaga
Pior time: Dinamo de Zagreb
Maior decepção: Manchester City
Melhor jogador: Willian (Shakhtar Donetsk)
Artilheiros: Burak Yılmaz (Galatasaray) – 6 gols em 501 minutos e Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 6 gols em 540 minutos.
Líder em assistências: Zlatan Ibrahimovic (PSG) – 5 assistências

Dados, História, estatísticas úteis e inúteis e curiosidades:

Foram anotados 284 gols em 96 partidas. O que dá uma ótima média de 2,96 gols/jogo. Só na temporada 2000-2001 tivemos números melhores. Foram 292 gols na fase de grupos daquela temporada.

Cristiano Ronaldo foi o jogador que mais arriscou a gols na fase de grupos. Foram 27 chutes no total. Na sequência, aparecem Messi (20) e Ibrahimovic e James Rodriguez (16).

Edin Dzeko é o jogador que mais vezes foi pego em impedimento. No total, Dzeko ficou impedido 12 vezes.

Xavi Hernandez foi o maior e melhor passador até aqui. Acertou 663 dos seus 719 passes. O que dá um fantástico aproveitamento de 92% dos passes efetuados.

Cristian Eriksen, do Ajax, foi o jogador que mais correu em campo. Foram 78.186 metros. Em média, o dinamarquês correu aproximadamente 13km por partida.

O Chelsea foi o primeiro campeão eliminado na fase de grupos da competição seguinte, desde a mudança de nome da Champions League em 1992/93.

Nenhuma vitória. Isso mesmo. O Manchester City não venceu ninguém na fase de grupos. O que resultou na pior campanha de um clube inglês na história da competição.

Cristiano Ronaldo já é o 9º maior artilheiro da história da competição com 45 gols. Na última partida, contra o Ajax, o português superou Del Piero, que com 45 gols ocupava o posto.

Kaká se tornou o brasileiro com mais gols na competição. São 28 gols. Um gol a mais que Rivaldo.

Mário Gomez, com o gol na última rodada, se tornou o maior artilheiro da história do Bayern de Munique na competição. Com 22 gols, o alemão superou o brasileiro Élber, que detinha a marca.

Seleção da fase de grupos:

Alguns nomes se sobressaíram, mas foi um pouco difícil montar uma seleção. Certamente gerará controvérsias e opiniões contrárias, mas fica o espaço para a discussão sadia e equilibrada.

Seleção UCL – (4-2-3-1) – Joe Hart (Manchester City); Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund), Thiago Silva (PSG), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Jordi Alba (Barcelona); Vidal (Juventus), Fernandinho (Shakhtar Donetsk); Mário Götze (Borussia Dortmund), Isco (Málaga), Willian (Shakhthar Donetsk); Lionel Messi (Barcelona).

Concorda? Discorda? Monte também sua seleção!

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.