Tudo sobre as eleições no Flamengo

  • por Fernando Carreteiro
  • 9 Anos atrás

Pela primeira vez, muito por conta da popularização da internet e principalmente das redes sociais, o torcedor do Flamengo se envolve de corpo e alma com as eleições de seu clube do coração. E se todo torcedor do clube carioca tivesse direito a voto, nem precisaria abrir as urnas para apuração, teríamos a vitória mais massacrante da história, com a eleição de Eduardo Bandeira de Mello como presidente do Flamengo para o próximo triênio (2013-2015).

 

Torcedores do Flamengo em apoio à Chapa Azul

Passeata organizada pela Chapa Azul e o apoio massivo da torcida do Flamengo.

Existem dois fatores para explicar esse fenômeno. Em primeiro lugar, a maior rejeição da história à presidente atual, Patrícia Amorim, que concorre à reeleição pela Chapa Amarelo Ouro. Patrícia é motivo de chacota até entre torcedores rivais. O segundo fator é a absurda superioridade em todos os aspectos da Chapa Azul, da qual Bandeira de Mello é o cadidato à presidência. A chapa reúne profissionais dos mais respeitados no país e de reconhecimento unânime em seus setores. Todos em prol de um objetivo: revolucionar a gestão do Flamengo com a profissionalização generalizada do clube.

 Profissionalização esta que não é bem quista pela terceira e última chapa, que também concorre nas eleições do clube mais popular do Brasil, a Chapa Rosa, capitaneada por Jorge Rodrigues, empresário do setor de logística. A Chapa Rosa é oficialmente de oposição, mas suas diretrizes se alinham quase que completamente à chapa de situação, sendo até apelidada por Patrícia de “oposição do bem”. Uma aliança entre Amorim e Jorge foi costurada até os últimos segundos, porém, por pequenos detalhes (ou, pode-se dizer, por ego) ela não se realizou.

Apesar da enorme massa rubro-negra espalhada pelo país, estimada em torno de 39 milhões de pessoas, apenas 5.990 sócios estão aptos a votar e decidir o futuro do clube.
Em 2009, em eleição realizada poucos dias após o time conquistar o Campeonato Brasileiro, apenas 2.342 sócios votaram, com vitória de Patrícia Amorim com 792 votos, 93 a mais que o segundo colocado, Delair Dumbrosck.

A princípio, seis chapas foram homologadas para concorrer ao pleito, porém, após acordos e uniões, apenas as três já mencionadas remanesceram.

 

Conheça mais dos concorrentes

 

Chapa Amarelo Ouro – Tua Glória é lutar

Foto:Divulgação/Vippcomm- Patrícia Amorim

 

Candidata: Patrícia Amorim

Vice: Paulo Cezar Ribeiro

Site oficial: http://tuagloriaelutar.com.br/site/ conteudo/index.php

 

 

 

Patrícia é a atual presidente do Clube de Regatas do Flamengo e luta pela reeleição. Ex-nadadora do clube, participa ativamente da vida política do Flamengo há anos, desde a gestão polêmica de Edmundo Santos Silva.
A chapa não se aliou a nenhuma outra. Também não definiu quais serão os nomes que comandarão a gestão em caso de vitória.

Declarações recentes:
“Daria uma nota oito para minha gestão”; “Estou cascuda para apanhar”; “Trago jogador quando quero”;“Nos primeiros três anos arrumamos a casa, agora o Flamengo pode continuar crescendo”.

Promessas: Time forte, Renato Augusto e títulos.
Sonho: Construir uma piscina olímpica na Gávea.
Apoios ilustres: Vanderlei Luxemburgo e Vágner Love

 

 

Chapa Rosa- Fla Único

Foto: Lancenet/Bruno Lima – Jorge Rodrigues

 

Candidato: Jorge Rodrigues

Vice: Sérgio Veiga Brito

Perfil Oficial: http://www.facebook.com/jorgepresidente

 

 

 

 

Jorge Rodrigues é dono da empresa de logística Triunfo, que atualmente estampa sua marca na camisa de futebol do Flamengo. É sócio desde 1975 e participava da atual gestão de Patrícia Amorim até se desentender com a mesma por conta de uma auditoria externa que encomendou para avaliar a gestão do clube.
A Chapa Rosa recebeu a adesão de duas outras chapas de pouca expressão nos últimos dias, lideradas por Lysias Itapicurú e Maurício Rodrigues. Pretende contratar um gestor profissional para comandar o futebol. Jorge não definiu nenhum nome oficial para qualquer cargo.
Promessas: Kaká, quadra de tênis coberta e um restaurante de respeito na sede.
Apoios ilustres: Diogo Nogueira e Washington Rodrigues (Apolinho).

 

 

Chapa Azul – Fla Campeão do Mundo

Foto: Divulgação/Flacampeaodommundo – Eduardo à direita de Zico

 

Candidato: Eduardo Bandeira de Mello

Vice: Walter D’Agostino

Perfil oficial: http://www.facebook.com/FlaCampeaodoMundo?ref=stream

Site oficial: www.flacampeaodomundo.com.br

 

 

Eduardo é profissional do BNDES há 35 anos e sócio do Flamengo desde 1978. Seu nome surgiu após a impugnação de Wallim Vasconcellos. Os principais objetivos da chapa são mudar as práticas atuais, renovar pensamentos e implementar um novo modelo de gestão. A chapa possui material vasto espalhado pela internet com todas as suas propostas, o modelo que deseja implantar, suas ideias, palestras e etc. O que justifica o enorme sucesso na rede com os torcedores. Recentemente recebeu a adesão da Chapa Branca, de razoável expressão política no clube, comandada por Ronaldo Gomlevsky.
Diversos nomes foram definidos, entre eles: Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky, para vice-presidente de planejamento e marketing. Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central, será o responsável pelo Comitê de Finanças e Reestruturação da Dívida. Rodolfo Landim, ex-presidente de várias companhias como Gaspetro, Liquigas, Petrobras Distribuidora, MMX, OGX, OSX, será o VP de patrimônio. Alexandre Póvoa, atleta laureado de basquete pelo Flamengo e economista formado pela MBA na Stern School of Business, será o VP de Esportes Olímpicos.

Promessas: Devolver o respeito ao Flamengo, profissionalização e transparência.
Apoio ilustre: Zico

 

 

Pesquisa Oficial

O Ibope divulgou pesquisa no dia 27 de novembro, antes da adesão da Chapa Branca de Ronaldo Gomlevsky à Chapa Azul de Eduardo Bandeira.
O resultado foi o seguinte:
Bandeira de Mello (35%)
Patrícia Amorim (22%)
Jorge Rodrigues (12%)
Ronaldo Gomlevsky (9%)

 

Programação

Início da votação às 8hs do dia 03 de dezembro (segunda-feira) na Gávea.

Em um cenário com ameaças de morte, incêndio em ginásio do clube, contas omitidas, falsas pesquisas eleitorais, prisão de líderes de organizadas, entre outros, a segunda-feira na sede da Gávea promete mais que muito filme holywoodiano sucesso de bilheteria. Os rubro-negros aguardam, ansiosos como nunca, pelo final das apurações.

O resultado oficial deve sair na madrugada de segunda pra terça, contudo a tradicional pesquisa de Boca de Urna, realizada durante todo o dia, poderá antecipar quem será o futuro presidente da Nação.

Comentários